urso

Férias X Alimentação dos pequenos

 

Finalmente estamos no mês de dezembro, época de muita festa, comemoração e o que as crianças mais gostam: as férias escolares! Nas férias, os pequenos costumam gastar muita energia para brincar em casa, no playground, na praia, no parque ou na rua com os amiguinhos, e isso é ótimo!

Mas de onde vem tanta energia, @pediatriadescomplicada?

Dos alimentos, principalmente!

Por isso, durante esse período de descanso e muitas brincadeiras, é muito importante que os pais redobrem o cuidado sobre a alimentação das crianças. Justamente por ser uma época do ano tão descontraída e sinônima de quebra de rotina, um dos principais desafios é driblar as guloseimas que tanto chamam a atenção dos pequenos e acabam mais presentes entre as refeições.

Muitas vezes as crianças acabam até mesmo substituindo algumas refeições importantes por doces, salgadinhos e bolachas, pois acabam consumindo tais guloseimas fora de hora ou em grande quantidade, o que não é recomendado! Como, em muitos casos, não é possível eliminar completamente esse tipo de alimento da dieta dos pequenos, o mais indicado é observar a idade da criança e o tipo de guloseima, procure evitar qualquer tipo de açúcar para menores de 2 anos, e acima dos 2 anos com moderação! Evite ULTRAPROCESSADO para as crianças. Exemplo: petit suisse, salgadinhos, biscoitos recheados, macarrão instantâneo.

A recomendação ideal é que, mesmo durante as férias, os pais conservem os horários das refeições, como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, ou fracionar bem as refeições como, por exemplo, três refeições principais e dois a três pequenos lanches intermediários. Dessa forma é possível manter o metabolismo da criança, ajuda na digestão, na nutrição adequada e ainda evita que ela procure por doces e outras sobremesas fora de hora.

Quer dicas de como deixar a alimentação do seu filho divertida e saudável nas férias? Dê uma olhada na lista abaixo:

  • Use a criatividade ao decorar os pratos para chamar a atenção das crianças com diferentes cores e formatos dos alimentos.
  • Inclua alimentos ricos em vitamina C nas refeições pois eles reforçam a imunidade e ajudam na proteção contra gripes e resfriados.
  • Prefira alimentos frescos e naturais aos industrializados! Eles são muito mais nutritivos e saudáveis.
  • Lembre-se de incluir nas refeições todos os grupos alimentares: arroz ou macarrão, legumes e verduras, feijão, carnes magras e frutas como lanchinho!
  • Não se esqueça das fibras na alimentação das crianças! Laranja, maçã, feijão, lentilha, cenoura, massas e pães integrais são ótimos exemplos de alimentos ricos em fibras, que ajudam muito nessa fase de intenso crescimento e desenvolvimento.
  • Chame seu filho para te ajudar a preparar o lanche da tarde! Uma maneira de tornar o momento da refeição ainda mais atraente é fazer com que a criança participe de seu preparo. Além de ajudar na interação familiar, serve como motivação para que o pequeno coma o que preparou. Aproveite, então, essa oportunidade para preparar alimentos bem coloridos e divertidos, como saladas de frutas e lanches rápidos com pão integral.

E aí, mamães e papais, já estão planejando as refeições para as férias dos pequenos?

E não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faixa