5 vantagens da lavagem nasal na criançada

 

Quem aqui já fez lavagem nasal em seu filho?! Se você fez, com certeza pode perceber na hora os benefícios que essa lavagem traz para o pequeno e sua respiração.

O procedimento pode até impressionar quem assiste, mas garanto a vocês que a lavagem nasal feita com soro fisiológico 0,9% de forma correta é completamente segura, rápida e muito eficaz para limpar as vias aéreas dos pequenos que tendem a congestionar com certa facilidade. O soro fisiológico é usado nesse caso pois seus benefícios incluem limpeza do muco nasal, diminuição da inflamação nasal, diminuição das secreções e do resto de células presentes, além de ser facilmente eliminado do organismo da criança sem causar qualquer dano caso seja engolido sem querer.

Esse tipo de higiene nasal não é recomendado somente para crianças, e sim para pessoas de todas as idades pois suas vantagens são inúmeras! O importante é manusear e seringa com cuidado e controlar a intensidade dos jatos para evitar qualquer tipo de problema na hora da irrigação.

Confira abaixo 5 benefícios da lavagem nasal:

  1. Hidrata as vias nasais, trazendo maior conforto para o pequeno em épocas de clima seco.
  2. Facilita a alimentação, principalmente de recém-nascidos e bebês que ainda estão sendo amamentados.
  3. Fluidifica as secreções e higieniza o nariz da criança.
  4. Mantém o fluxo regular das vias aéreas e melhora a qualidade de sono dos bebês.
  5. Ajuda na prevenção de inflamações, infecções e alergias como a amidalite, rinite e sinusite, por exemplo.

Como fazer a lavagem nasal de forma segura e eficaz, @pediatriadescomplicada?

É MUITO simples! Acredite em mim! Confira abaixo o passo a passo da lavagem nasal de forma descomplicada:

  • Aspire uma seringa com SORO FISIOLÓGICO (NaCI 0,9%). Em relação a quantidade, não existe uma medida fixa nem baseada na idade. Isso varia muito da situação em que a criança se encontra, por exemplo se ela está mais secretiva ou trata-se somente de uma lavagem de rotina.
  • Comece com pequenas quantidades, como 0,5 a 1 ml em cada narina para os bebês, e depois repita se for necessário.
  • Com a criança sentada ou em pé e com a cabeça levemente reclinada para frente, aplique o jato em uma das narinas com cuidado.
  • Aplique a mesma quantidade na outra narina até que esteja tudo limpinho.
  • Após, assoe o nariz do pequeno.

Lembrando que o soro fisiológico deve ser aplicado com BAIXA pressão, e maior volume, se necessário, ou seja, não fazer um jato forte, mas colocar o soro no nariz com a seringa devagar e repetir mais vezes caso precise.

A seringa deve ser sem ponta ou aquela em formato de rosca para não machucar o nariz da criança. Hoje já existem dispositivos de silicone que se adaptam ao nariz das crianças.

Modelo de adaptador nasal

Caso os pais não queiram usar a seringa para aplicação do soro, uma outra opção são os famosos sprays nasais. Variando de acordo com a necessidade de cada criança, o mais indicado para quem tem preferência para essa opção é conversar com o médico de seu filho para que ele faça a melhor recomendação de marca ou tipo no seu caso.

Viu só como é simples e rápido? Essa sequência pode ser repetida quantas vezes for necessário para limpar as vias respiratórias da criança de maneira segura. E lembre-se: a secreção NÃO PRECISA sair pela outra narina. Isso pode acontecer, porém não é uma regra!

E sobre aquele boato de que a lavagem nasal causa otite, Dra. Kelly?

É como o nome já diz: boatos! A lavagem NÃO causa otite. O nariz, ouvido e garganta são interligados, portanto se há um processo infeccioso a secreção já está parada lá. O soro irá ajudar a imobilizar essa secreção que, se permanecer lá, é porta de entrada para outras doenças!

Clique AQUI para conferir o vídeo mostrando como fazer a lavagem nasal e AQUI para conferir o outro post aqui no blog sobre a lavagem!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima