Descomplicando a gestação

 

 

Oi gente! Você descobriu recentemente que vai ser uma mamãe logo, logo e uma avalanche de dúvidas surgiram sobre a gestação? Se esse é o seu caso, o post de hoje foi feito para você! Vamos descomplicar essa fase da gestação respondendo as principais dúvidas das gestantes de primeira viagem (ou não).

Durante esse período mágico de transformação do corpo, do desenvolvimento do bebezinho e de muito aprendizado pessoal, é comum que as futuras mães se preocupem com a própria saúde, alimentação, relação com os familiares e até mesmo suas habilidades maternas. “Será que serei uma boa mãe?”, “Será que terei leite suficiente?”, será, será e será… Calma, mamãe! Sempre falo e faço questão de repetir: Você NÃO está sozinha. Não está sozinha com suas dúvidas, inseguranças e dificuldades. Nenhuma mãe nasce sabendo ser mãe, por isso é completamente normal se assustar com essa nova realidade. Não se deixe levar pela avalanche de emoções dos primeiros meses de gestação, respire fundo e reúna suas forças.

Vamos agora para as principais dúvidas das gestantes! Leia até o final, pois vou descomplicar todas essas questões para vocês!

  • É normal sentir tanto cansaço?
  • Posso tingir o cabelo?
  • Posso praticar atividades físicas?
  • Como saber se serei uma boa mãe?

É normal sentir tanto cansaço?

Sim! É completamente normal. Gerar e nutrir um bebê, principalmente durante o primeiro trimestre da gestação, costuma ser muito cansativo pois, além do ganho de peso, a mudança hormonal, como o aumento da progesterona, é responsável por sensações de cansaço fadiga e sono.

Esse cansaço por vir a influenciar na capacidade da futura mamãe de manter as atividades pessoais e sociais, impactando em sua rotina diária. O mais recomendado é respeitar as necessidades de seu organismo e descansar sempre que possível, assim você não “abusa” de seus limites e não coloca em risco tanto sua saúde quanto a do bebê se esforçando além do indicado.

Posso tingir o cabelo?

No primeiro trimestre da gestação, a recomendação é evitar as tinturas, mesmo aquelas sem amônia na composição ou tonalizantes (tintura de hena). A principal razão dessa recomendação é para evitar que qualquer substância seja absorvida pelo couro cabeludo da mãe, já que o início da gestação é uma fase crítica e qualquer fator de risco deve ser evitado. A partir do quarto mês de gestação, no entanto, já é permitido tingir o cabelo.

Posso praticar atividades físicas?

Nesse caso, as recomendações não são as mesmas para todas as gestantes. Segundo o Ministério da Saúde, a atividade física durante a gestação praticada de forma correta e moderada ajudam a fortalecer a musculatura e o corpo da mulher para antes, durante e depois do parto.

Mas lembre-se de, antes de começar a prática de exercícios, consulte seu médico para descobrir as melhores recomendações, atividades e limitações em seu caso. É muito importante seguir essas recomendações para evitar qualquer complicação na gestação.

A maternidade não é fácil. Não é e nunca será, portanto é extremamente normal se sentir insegura e cheia de dúvidas. Toda mãe precisa de apoio e tempo. Ao longo da gestação e do puerpério, você sentirá muitas mudanças físicas e emocionais, e pode levar tempo até que você se sinta confortável e pronta.

Ser mãe proporciona sensações e emoções únicas, porém exige dedicação quase integral e muito jogo de cintura, portanto não se cobre tanto. Uma boa mãe não é somente aquela que sabe tudo, não tem dúvidas ou inseguranças e dá conta de tudo sozinha. Uma boa mãe é aquela que faz o seu melhor, dá o seu melhor para o bem do bebezinho e, mesmo em meio as dificuldades muitas vezes desesperadoras, só quer a felicidade do pequeno. Toda mãe é ser humano, e como ser humano não somos perfeitas, mas somos mais do que suficientes para nossos filhos.

Você tem alguma dúvida que não foi respondida? Deixe-a nos comentários, assim poderei te ajudar em um próximo post!

E não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn