Amamentação X Volta ao trabalho: O que fazer?

 

 

Se você é mãe e está prestes a voltar a trabalhar, é muito possível que esteja com diversas dúvidas em relação a amamentação exclusiva e como mantê-la. A Organização Mundial de Saúde (OMS), como muitos de vocês já sabem pois faço questão de ressaltar esse ponto, recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê, porém como seguir essa recomendação quando, na maior parte das empresas brasileiras, a licença-maternidade é de apenas quatro meses?

Hoje falarei um pouco sobre isso para ajudar as mamães nessa questão e darei dicas importantes que podem ser cruciais no processo de volta ao trabalho e amamentação exclusiva.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a lactente tem direito a dois intervalos de meia hora cada para amamentar, até que o bebê complete 6 meses, ou, se for possível, sair uma hora mais cedo do trabalho para amamentar. Mas sabemos que na prática, a realidade é bem diferente da teoria. Muitas empresas não respeitam os direitos das mães trabalhadoras que amamentam, e, em muitos casos, sequer seguem a lei ou oferecem qualquer tipo de apoio.

Além da angústia da separação e da preocupação com a amamentação exclusiva, existe o medo em relação a produção de leite, ou seja, não conseguir tirar leite suficiente para alimentar o bebê o período de trabalho.

Diante desse cenário cheio de inseguranças, dúvidas e preocupações, como conciliar a amamentação com a volta ao trabalho, @pediatriadescomplicada?

O segredo está na preparação. Como vimos, a volta ao trabalho pode ser sim um obstáculo à amamentação, portanto, para evitar o desmame precoce ou qualquer outra complicação, é importante que a mãe siga as orientações do pediatra que deve ensinar como extrair corretamente o leite, como armazená-lo e como dar ao bebê.

Algumas dicas simples podem ser extremamente importantes para te ajudar nessa transição.

Antes de voltar a trabalhar, você deve:

  • Manter o aleitamento exclusivo;
  • Conhecer as facilidades para a retirada e armazenamento do leite no local de trabalho;
  • Praticar a ordenha do leite e congelar para usar no futuro. É importante iniciar o estoque de leite 15 dias antes do retorno ao trabalho para garantir uma boa quantidade em estoque.

Na volta ao trabalho, você deve:

  • Quando estiver em casa, não poupar esforços para amamentar com frequência, se possível também durante a noite;
  • Evitar ao máximo o uso de mamadeiras pois, como já foi dito em outros posts, pode levar ao desmame precoce (lembrando que cada caso é um caso), por isso é recomendado oferecer o leite através do copinho ou colher dosadora;
  • Durante as horas de trabalho, se possível, esvaziar as mamas por meio da ordenha e guardar o leite em geladeira. Leve o leite para casa e ofereça para o bebê no mesmo dia ou no dia seguinte, mas também pode ser congelado;
  • Para alimentar o bebezinho com leite ordenhado congelado, ele deve ser descongelado de forma natural, de preferência dentro da geladeira. Após, o leite deve ser aquecido em banho-maria fora do fogo;
  • Beba muito líquido ao longo do dia e coma alimentos saudáveis e ricos em energia para garantir a produção de leite e manter sua saúde em dia.

Além de tudo isso, possuir uma rede de apoio nesse momento de volta ao trabalho é muito importante, principalmente o apoio de familiares e companheiro, para dividir as tarefas domésticas e até mesmo para alimentar o bebê nos momentos em que a mãe não estiver presente.

Este é um tema muito importante de ser abordado e muito completo, por isso, se você ainda tem alguma dúvida, deixe nos comentários para que eu responda em um próximo post!

E não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn