Vamos falar mais sobre a regressão do sono?

 

 

Muitas vezes fica difícil entender as inúmeras mudanças na rotina de sono dos bebezinhos. De repente, de um dia para o outro, a criança começa a dormir mal, acordar diversas vezes durante a noite ou demorar mais para dormir, e os pais não conseguem descobrir o que pode ser a causa para essa mudança repentina já que a rotina diária do bebê continua exatamente a mesma.

Nesse tipo de caso, o que pode estar causando essa súbita mudança são as regressões de sono! Já falamos sobre isso aqui na página e no blog, porém muitas mamães e papais ainda ficam com dúvidas quando se trata de alterações no soninho do bebê. Por isso mesmo, hoje falaremos mais sobre a REGRESSÃO DO SONO!

Juntamente com essas alterações da rotina de sono, o humor do bebê também pode mudar, e isso se deve justamente ao fato de que o pequeno não está dormindo bem. Ele pode ficar mais irritado que o normal, chorar com mais frequência e sentir menos ou mais fome, o que causa, além de preocupação nos pais, muito cansaço para ambas as partes.

Em relação ao sono normal do bebê, recém-nascidos necessitam dormir muito mais do que um adulto, cerca de 16 a 20 horas diárias, porém esse sono costuma estar dividido em períodos, ou seja, ciclos de sono, de 1 a 4 horas. Após os 5 meses aproximadamente (lembrando que não existem regras, os bebês agem e reagem de formas diferentes), a maioria dos bebezinhos tem a capacidade de dormir por períodos mais longos e seguidos durante a noite, ou seja, se adequam ao ritmo circadiano.

Em meio a toda essa adaptação, existem esses curtos períodos onde ocorrem regressões repentinas de sono em meio a transição dos ciclos.

Por que isso ocorre, @pediatriadescomplicada?

Alteração do ciclo de sono: quando o pequeno adquire um ritmo de sono mais parecido com o dos adultos, por exemplo, é comum que eles tenham dificuldade para dormirem sozinhos sem a ajuda de seus pais, o que pode explicar a causa da regressão.

Etapas de desenvolvimento: Em épocas de aquisição de novas habilidades, como engatinhar ou aprender a andar, o sono dos bebês pode sofrer alterações.

Alterações no ambiente ou local: mudanças no quarto envolvendo alteração na luminosidade ou temperatura podem influenciar a rotina de sono do pequeno, sendo parte da higiene do sono garantir o conforto para esse precioso momento.

Ansiedade de separação: A partir dos 9 meses de idade, os bebês passam por um processo de intenso desenvolvimento e sentem a famosa ansiedade de separação, o que é completamente normal, o que pode fazer com que ele demande mais atenção dos pais, inclusive durante a noite na hora da naninha.

As regressões de sono costumam ocorrer em fases específicas:

  • Aos 4 meses o bebê passa por um período de intenso desenvolvimento e pode chegar a acordar a cada 2 horas.
  • Entre 6 e 9 meses de idade, sendo essa uma das fases mais difíceis e cansativas tanto para o bebê quanto para os pais, pois além da regressão de sono, o bebê acaba passa pela ansiedade de separação, juntamente com o despontar dos primeiros dentinhos e um grande desenvolvimento motor.
  • Aos 12 meses, sendo essa regressão aliada aos primeiros passos do bebezinho.
  • Aos 18 meses, uma das regressões mais longas, costuma durar aproximadamente duas semanas e vem aliada ao desenvolvimento da linguagem. Nessa fase da vida, as sonecas da tarde passam a ocorrer somente uma vez ao dia.

Se você observou alterações na rotina de sono ou no humor de seu filho, não se assuste! Como vimos, esses momentos de alteração, adaptação e mudança de rotina é muito normal e necessário para o desenvolvimento do bebê. Passar por esses períodos transitórios com certeza não é fácil, mas reforçar as rotinas e práticas da higiene do sono podem ajudar e MUITO!

Clique AQUI para acessar o post onde falo sobre a higiene do sono e como ela pode ajudar a equilibrar o soninho de seu bebê!

E não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn