O que fazer quando o bebê engasga na hora de mamar?

 

Olá, pessoal! Hoje falaremos sobre o ENGASGO, tema que sempre preocupa demais as mães e pais e, por mais que muita gente ache que é algo raro de acontecer, não é não!

Eu mesma passei por essa situação diversas vezes com a Estherzinha quando ela era menor. Nos primeiros meses de vida ela engasgava muito, eu procurava colocá-la mas sentadinha, mudava as posições mas eram bem frequente os engasgos. Perdi a conta de quantas vezes dormi com ela em meus braços, para que ela pudesse dormir mais confortável.

Uma vez a Esther engasgou feio. Na hora eu não tive dúvidas e fiz a manobra de Heimlich com ela, e quando ela começou a chorar e melhorou, eu desabei e comecei a chorar. É, mesmo sendo pediatra, também sou mãe, e quando é o SEU filho, tudo muda.

Durante a amamentação, seja no peito ou com mamadeira, é importante tomar cuidado para evitar, por exemplo, que o bebê se engasgue. Mas o que fazer se isso ocorrer?

Os bebês já nascem sabendo sugar, porém o processo de sugar e engolir, para alguns, pode levar mais tempo para ser aprendido. Cada bebê é único, portanto, alguns podem apresentar menos dificuldades na hora de engolir e outros podem apresentar mais, ou seja, ele acaba sugando o leite rápido demais e não consegue engolir todo o leite que está em sua boca. Nesse tipo de caso, pode ocorrer o que chamamos de “afogamento com o leite”.

Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma. Sei que nesses momentos, quando se trata da vida de nossos pequenos, é muito difícil, quase impossível, mas é necessário manter a calma e ser racional para ajudar o bebê.

O segundo passo é fazer a desobstrução das vias aéreas. Para isso, rapidamente coloque o bebê de bruços (com a cabeça inclinada para baixo). Dê leves batidinhas nas costas com a palma da mão ou faça uma leve pressão na região dorsal para provocar tosse e, portanto, a liberação do leite. Lembre-se que os movimentos precisam ser leves e delicados!

Esse tipo de engasgo é comum em crianças pequenas que não estão ingerindo o leite na posição correta, porém se a mãe notar que os engasgos são frequentes, é aconselhável conversar com o pediatra para que uma análise seja feita. Pode ser que o fluxo de leite materno seja muito forte ou, em casos de bebês que tomem mamadeira, pode ser que o líquido saia muito rápido. Outros fatores que causam engasgo podem estar relacionados à deglutição ou ao refluxo gastroesofágico, porém somente o especialista será capaz de fazer o diagnóstico correto.

Listei abaixo algumas dicas que podem ajudar a evitar esse problema! Confira:

  • É muito importante que durante a amamentação, a mãe esteja observando seu bebê. Assim, será mais fácil para que ela conheça a melhor forma de amamentar seu bebê e ajudá-lo a ter melhor proveito do seu leite;
  • É recomendado colocar o bebê na posição “ventral” durante a amamentação para evitar engasgos, porém a posição ideal varia de mãe para mãe e de bebê para bebê;
  • Evite deixar o bebê dormir em posição horizontal após mamar, e sim prefira deixá-lo verticalmente;
  • Se o bebê faz uso da mamadeira, não deixe que ele se alimente sozinho durante os primeiros 6 ou 7 meses, assim será mais fácil controlar a quantidade e a velocidade de leite ingerida.

Confira no vídeo abaixo como fazer a MANOBRA DE HEIMLICH para desengasgar seu filho! 

E não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Ficou com alguma dúvida? Já passou por uma situação como essa com seu bebê? Deixe a resposta nos comentários!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima