O que faz uma criança feliz de verdade?

 

 

 

Toda criança merece ser feliz, e não há verdade maior que essa. Mas o que faz uma criança feliz de verdade? O que é fundamental para fazer uma criança feliz? Aproveitando o mês das crianças, hoje iremos falar um pouco sobre esse tema.

A felicidade de uma criança, por mais que muitos pais não saibam, é um sentimento muito precioso e essencial pois, além de representar bem-estar, ser uma criança feliz faz parte do processo de formação e desenvolvimento de seu caráter e personalidade. Amor, família e valores são questões diretamente relacionadas ao que representa a felicidade a partir dos olhos de uma criança.

Para descobrir a fórmula da felicidade infantil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Instituto Datafolha realizaram um estudo a partir da reposta de mais de 1525 crianças brasileiras de 5 a 10 anos (https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/pesquisa-revela-o-que-alegra-as-criancas/). Nesse estudo também foram avaliados quais seriam as situações ou fatores que mais entristecem as crianças. Continue lendo para descobrir a resposta da criançada!

– Dia do aniversário: A pesquisa revelou que o dia do aniversário dos pequenos é, sem dúvidas, a data comemorativa que mais traz felicidade (cerca de 96% de preferência);

– Praticar esportes: Cerca de 94% das crianças escolheram a prática de esportes como o motivo de sua maior felicidade;

– Brincar com os amigos: Já comentei algumas vezes sobre a importância do brincar, mas é sempre bom relembrar! Brincar é essencial e, sem dúvidas, traz inúmeros benefícios para as crianças, inclusive sua felicidade (92% da preferência).

Já em relação ao que faz os pequenos ficarem tristes, cerca de 70% das crianças disseram que ficar longe da família é o que mais os entristece. E essa resposta, ainda que subjetivamente, está relacionada ao que mais faz elas felizes e que citamos acima: o dia do aniversário. Nessa data, normalmente, a família se reúne e a criança acaba sendo o centro das atenções.

A conclusão feita a partir dos resultados de tal estudo revelaram que a felicidade das crianças está muito além de brinquedos, presentes ou eletrônicos, e nós como pais devemos nos atentar a isso. É preciso oferecer para nossos filhos outras experiências, é preciso dar amor, confiança, brincadeiras em família e proteção. É preciso dar PRESENÇA. A presença da família é essencial e incomparável para os pequenos.

Olhando de um outro ponto de vista a partir da resposta de especialistas em infância, algumas atitudes são adicionadas a lista de fatores que fazem uma criança feliz:

SER AMADA: Amor é a base de qualquer relacionamento, é indispensável para o ser humano. Dê amor sem medir esforços.

DAR CONFIANÇA: Nossos filhos precisam de alguém para confiar, e nada melhor que os pais, seu porto seguro desde o nascimento. É muito importante que seu filho saiba que pode contar com você nos momentos de dificuldade, seja ela qual for. Eles precisam saber que possuem alguém para ajudá-los.

APROVEITAR A INFÂNCIA: Criança feliz é criança que brinca, que corre, pula e se suja, que aproveita sua infância ao máximo. A base da imaginação, sensibilidade e inteligência cognitiva se dá nos primeiros anos de vida, portanto deixe seu filho simplesmente ser criança!

VIVER EM FAMÍLIA: É direito das crianças viver em uma família que as ame, proteja, ampare, cuide e ensine seus deveres e direitos. E essa família não precisa ter laços de sangue, e sim um laço de amor que une todos seus integrantes.

O que faz seu filho feliz? Deixe sua resposta nos comentários!

E não se esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima