Brincar, brincar e brincar mais!

 

É disso que seu filho precisa: brincar, brincar e brincar ainda mais! Já falei aqui na página sobre a importância do brincar,  mas por ser um tema tão importante, vale a pena falar mais um pouquinho!

Brincar é uma importante forma de comunicação para as crianças, além de possibilitar o processo de aprendizagem pois facilita a construção da reflexão, da autonomia, trabalha sua memória, aprimora suas habilidades motoras como equilíbrio e coordenação e incentiva a criatividade e imaginação. O brincar faz parte da vida da criança. É através das brincadeiras que se inicia sua interação com o mundo, estabelecendo formas de comunicação, relacionamento e aprendizados.

O brincar é muito mais do que somente recrear, entreter a criança, trata-se de uma das formas mais complexas que os pequenos possuem de comunicar-se consigo mesmo e com o mundo. É uma forma de expressão onde a criança pode interpretar papéis diferentes e agir frente à realidade de maneira não-literal, usando seu conhecimento e aprendizado para assumir as ações do papel interpretado. Trata-se de pura criatividade e imaginação baseada em suas vivências cotidianas.

Jogos, brinquedos e brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva, ensinando a respeitar regras, ampliando o seu relacionamento social, ajudando a criança a ouvir e se expressar com mais facilidade, concordando ou discordando de opiniões.

O mais importante é entender que cada idade possui brincadeiras ideais para estimular as habilidades desenvolvidas especificamente naquele período.

Resumindo: Brincar é essencial e aprender brincando é o que há de melhor!

Que tal anotar algumas das brincadeiras e tentar fazer alguma junto de seu filho? São todas muito simples e práticas, mas trazem muitas experiências novas para os pequenos, auxiliando assim não só na diversão, mas também em seu desenvolvimento. Dá só uma olhadinha na lista abaixo:

Brincadeiras com caixa de papelão

Caixas enormes de papelão parecem ficar sem utilidade depois de terem sido usadas uma vez. Que tal reutilizá-las e montar, por exemplo, uma casinha para seu bebê dentro da caixa? Uma cabaninha é uma ótima ideia, também.

Aprendendo as formas geométricas

Separe caixas pequenas cada uma de uma cor e alguns objetos com formas parecidas objetos circulares, triangulares e assim por diante. Peça para seu filho colocar os objetos com formato semelhante em uma das caixas, por exemplo os objetos circulares na caixa vermelha. É uma ótima forma brincar dentro de casa e aprender as formas!

Brincadeiras sensoriais

Para os bebezinhos também tem brincadeira! No primeiro ano de vida, eles estão aprendendo muito sobre o mundo ao seu redor e o que seria melhor do que brincadeiras sensoriais para ajudá-lo? Ofereça caixas vazias para ele brincar, como uma caixa vazia de ovos ou um rolo de papel higiênico, por exemplo. O bebê irá explorar os objetos com as mãozinhas e será uma ótima experiência!

Argolas na garrafa

Sabe aquelas garrafas pet vazias que iriam para o lixo? Vamos reutilizar! Pegue três ou quatro garrafas e decore com seu filho da forma que achar melhor, encha de água e pronto! Agora é só tentar acertar as argolas nas garrafas.

Quer saber mais brincadeiras? Essas e várias outras ideias incríveis você encontra no perfil do instagram @tempojunto!Ou acesse o site tempojunto.com.br. Vale muito a pena dar uma olhada!

E não se esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima