3 brincadeiras para ajudar no desenvolvimento do bebê

 

 

O poder do brincar é enorme para os pequenos em desenvolvimento pois influenciam em sua parte motora, social, emocional, física e cognitiva. É claro que o tempo de cada bebê deve ser respeitado, afinal o desenvolvimento da criança depende, sobretudo, de um fator biológico decisivo: a amielinização, ou seja, o processo de maturação das estruturas nervosas. O estímulo é sempre bem-vindo através das brincadeiras, mas sem apressar nada, mamães e papais!

Vamos agora para as brincadeiras de acordo com a idade dos pequenos:

– 0 a 3 meses: Nessa idade, brincadeiras envolvendo músicas são ótimas recomendações. Cante para o bebê fazendo diferentes tons de voz ou enquanto chama o nome do bebê.

– 4 a 6 meses: Brincadeiras de aviãozinho com o bebê são ótimas nessa idade, mas claro, sempre tomando muito cuidado. Outra brincadeira que eles amam é a de se esconder, o famoso “cadê o bebezinho da mamãe? Achou!”

– 7 a 9 meses: Brinquedos que fazem barulhos, como tambores, chocalhos e guizos são ótimos para essa idade, ou ainda brincar com uma bola grande para o bebê segui-la com os olhos ou com as perninhas mesmo. Brincadeiras envolvendo músicas também são recomendadas pois melhoram muito a capacidade futura de raciocínio abstrato e aumentam a consciência auditiva do bebê.

– 10 a 12 meses: Com essa idade, os bebês já têm muitas habilidades novas e conseguem entender muito melhor o que está acontecendo ao seu redor. Brincadeiras recomendadas são aquelas de empilhar cubos, empurrar carrinhos, dar ao bebê papel ou revistinhas para ele tentar folhear e rabiscar à vontade. Aproveite a idade para ensinar movimentos de “tchau”, “sim” e “não”.

Que outras brincadeiras vocês fazem com os seus filhos? Conta pra gente nos comentários. 😉 

E não deixe de se inscrever no canal da Pediatria Descomplicada para ficar por dentro de todos os vídeos novos!

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima