Desfralde para mamães e papais de primeira viagem (ou não)

Ah, o desfralde! Existem muitas dúvidas a respeito desse assunto…quando começar? Como saber se meu filho está pronto? Que dicas funcionam?
Esse momento é bem marcante pois percebemos  que nossos pequenos cresceram e não são mais bebês. Estão conquistando sua autonomia!
 O processo de desfralde pode ser trabalhoso, você se vê perguntando para seu filho várias vezes ao longo do dia se ele quer ir ao banheiro, ouve vários “não”s e depois encontra a criança fazendo xixi na roupa, na sala, ao lado do vaso, mas menos no penico! Mas isso é normal! Os pais e acabam não sabendo por onde começar essa nova fase da vida do pequeno. Então vamos às dicas!!!

Hoje você vai descobrir como fazer o desfralde de forma super descomplicada! Vamos nos focar nesses três tópicos para começar: Quando, onde e como fazer o desfralde?

QUANDO?
Os especialistas indicam que o desfralde comece após os 18 meses de idade da criança, idealmente após os 2 anos de idade. A partir dessa idade, o pequeno consegue entender melhor o que está acontecendo, bem como a fala já está mais desenvolvida, o que facilita no processo de adaptação. Claro que isso é o processo, demora um tempo e deve ser feito sem pressa, quando a criança já apresenta sinais de que está pronta.Se a criança consegue andar com destreza, consegue correr, pular (com os 2 pés), faz bastante xixi de uma vez só, consegue ficar sentada sozinha, se incomoda com a fralda suja e sabe o significado das palavras xixi e cocô, está na hora de começar o desfralde!

ONDE?
Para começar o processo, você pode usar o penico no banheiro! Estimule a criança a sentar-se no penico várias vezes ao dia, mas sem forçar que ela faça xixi. Se o xixi não veio, não tem problema. Você pode tentar novamente mais tarde. Uma dica é você ir ao banheiro e mostrar ao seu filho quando faz xixi ou cocô, com naturalidade. Você pode dar a descarga e ensiná-lo a “dar tchau”para o cocô.

COMO?
Uma ótima dica é deixar seu filho/a sem fralda mesmo no início do processo, assim ele consegue entender quando faz xixi e cocô. Caso ele faça suas necessidades na calça, não brigue! Haja com naturalidade e mostre à criança para onde o cocô vai, jogando -o na privada junto com a criança, de forma lúdica e depois dê “tchau” para o o cocô dando a descarga. Assim a criança conseguirá relacionar cada vez mais o banheiro com a necessidade de fazer xixi ou cocô.Outra dica é ficar de olho na rotina de seu filho. Observe com qual frequência ele costuma fazer xixi na fralda, se ele costuma fazer cocô logo após se alimentar, situações como essa. A escolinha, com o exemplo de outros alunos que já sabem usar o banheiro sozinhos, também pode ajudar na questão do desfralde.

Quando perceber que o processo já está estabilizado durante o dia, parta para o desfralde noturno. Comece diminuindo a ingestão de líquido do seu filho durante a noite e antes de dormir. Antes de colocá-lo na cama, peça para que ele faça xixi no penico. Nas primeiras noites, é recomendado levá-lo ao banheiro algumas vezes durante a madrugada até que se note um padrão de horários que ele costuma fazer urinar.

É importante ter muita paciência e calma no período de desfralde. O tempo pode variar muito de criança para criança, por isso não adianta tentar apressar as coisas. Sempre converse com seu filho e explique a situação, assim tudo fica mais fácil!

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima