urso

Vacina de Sarampo: todos os bebês a partir de 6 meses devem se vacinar

 

O SARAMPO chegou com tudo! Entre maio a agosto desse ano, foram mais de 1600 casos CONFIRMADOS de sarampo no Brasil, além de outros 7500 casos em investigação. Devido a essa epidemia que estamos passando, algumas medidas foram tomadas, por isso ATENÇÃO mamães e papais! Foi anunciado pelo Ministério da Saúde (@minsaude) que a partir de HOJE (22/08), TODOS os bebês de 6 meses a 1 ano de todo Brasil devem ser imunizados contra o sarampo. Isso se deve ao fato de que nessa faixa etária, a contração da doença pode levar a graves complicações e, em alguns casos, a morte.

A transmissibilidade da doença é altíssima, sendo transmitida de pessoa para pessoa através de secreções e gotículas de saliva de pessoas infectadas, ou seja, ao tossir, espirrar ou gotículas que se espalham no ar, o que facilita o contágio em locais fechados ou públicos como escolas, creches, clínicas e meios de transporte, o que deixa os pais extremamente preocupados ( e me incluo nisso! ) e até mesmo com medo de deixar seu filho/a ficar na escolinha.

De acordo com Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, essa medida é uma ação preventiva pois em surtos anteriores da doença, bebês menores de um ano afetados tiveram uma evolução rápida do sarampo para casos mais graves e até mesmo óbitos. Além disso, o público nessa faixa etária possui um maior potencial de contágio, sendo então considerado um grupo de risco.

É importante lembrar que essa dose da vacina liberada pelo Ministério, conhecida também como “DOSE ZERO” não substitui e não será considerada válida no Calendário Nacional de Vacinação da criança, ou seja, além dessa dose liberada a partir de hoje, os pais devem levar seus bebês para receberem a vacina tríplice viral aos 12 meses e a tetra viral aos 15 meses, respeitando o intervalo de 30 dias entre as doses.

NÃO DEIXE DE VACINAR SEU BEBÊ!!! Dessa forma, protegerá a saúde dele e a das pessoas ao redor também!

.

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

  Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

 

6 Comments

  • Vivily 23/08/2019 Reply

    Essa vacina dá reação?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 23/08/2019 Reply

      Olá Vivily,

      Sim, as reações mais comuns são: febre, dor no corpo, dor no local da aplicação, dor de cabeça, náusea, vômito e manchas avermelhadas na pele.

      Um bjo, Dra. Kelly.

  • isabella 25/08/2019 Reply

    Minha filha tem 11 meses e meio. Não faz 30 dias que tomou a vacina da febre amarela. Tenho que dar a dose zero do sarampo ou espero a tetra de 12 meses?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 02/09/2019 Reply

      Olá Isabella!

      Deve ser feita a vacina contra Sarampo somente 30 dias após a vacina contra Febre Amarela.

      Um bjo,
      Dra. Kelly Oliveira

  • Maísa villaverde 29/08/2019 Reply

    Queria saber de uma medica se eu tomar a vacina de sarampo pelo leite passo alguma proteção pro meu bebe
    Estou muito preocupa e ninguém me responde
    Porque tenho um bebe de 2 meses e estou morrendo de medo dele pegar sarampo
    Será que na rede privada eu consigo uma vacina que ele póssa tomar eu pagando ?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 02/09/2019 Reply

      Olá Maísa!

      Através do leite o bebê recebe sim uma certa proteção, mas é importante também não se expor a pessoas que estão com a doença e lugares onde estão tendo casos. A Vacina pode ser aplicada somente a partir dos 6 meses de vida e em casos de surto, e o esquema normal deve ser feito a partir dos 12 meses de idade.

      Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato diretamente com a Vacina Descomplicada: (11) 99866-1107

      Um bjo,
      Dra. Kelly Oliveira.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faixa