Dermatite Atópica – O que é?

Por mais que seja um dos tipos mais comuns de alergia cutânea, a dermatite atópica ainda é uma doença desconhecida para muitas mães e pais que acabam se assustando quando seus filhos apresentam os primeiros sintomas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse problema crônico atinge cerca de 25% das crianças em nosso país, e as que possuem asma ou rinite estão mais sujeitas a apresentá-lo em algum momento da vida.

Mas o que de fato é a DERMATITE ATÓPICA, @pediatriadescomplicada?

Também conhecida como eczema atópico, ou apenas eczema, a dermatite atópica é uma doença crônica que acompete a pele, caracterizada pela ausência da barreira de proteção da pele, o que provoca perda de água frequente e leva ao aparecimento de erupções que coçam e apresentam crostas, principalmente nas dobrinhas entre os braços e atrás do joelho. Ainda que muitos pensem o contrário devido a escassez de informações, essa doença NÃO É CONTAGIOSA. A dermatite atópica é uma doença de pele com origem na desregulação imunológica e que se manifesta na pele. Ela tem forte componente genético, mas o que cada vez mais se descobre que tem grande influência epigentética, ou seja, do meio ambiente. Isso está relacionado desde alimentação até outros fatores desencadeantes como estresse, fatores hormonais e sensibilização a alérgenos, como ácaros e poluição. Por isso, os pais NÃO devem pensar que é uma doença que pode ser transmitida para outras crianças.

A criança com dermatite atópica pode sofrer muito com baixa auto estima e até bullying por isso é tão importante esclarecer essa informação. Elas tendem a esconder a sua pele por vergonha ou medo do que outras crianças poderão pensar.

As causas para esse problema de pele ainda não são completamente conhecidas, porém alguns mecanismos imunológicos estão envolvidos, por isso que crianças com outras alergias como rinite, asma e alergia alimentar podem também ter dermatite atópica e vice-versa. Muitos fatores que causam crises agudas de dermatite atópica variam de pessoa para pessoa, veja alguns abaixo:

– Mau funcionamento do sistema imunológica da criança;
– A maioria dos especialistas também acredita que a dermatite atópica tenha base genética. Sendo assim, as causas estariam atreladas às mesmas causas da asma e da rinite alérgica nas crianças;
– Exposição a irritantes ambientais, como baixa umidade do ar, frio ou calor, poluição
– Fragrâncias ou corantes adicionados a loções ou sabonetes ou produtos de limpeza.

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

  Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

 

 

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn