Cuidados com a pele do bebê no inverno

Até os bebês precisam de cuidados com a pele no inverno! Nos meses de tempo mais frio, além da maior incidência de gripes e resfriados, a pele dos pequenos tende a ficar mais ressecada e desidratada, com maior tendência a ter problemas de pele, como a dermatite ou coceiras desconfortáveis. A pele dos bebês é até 10 vezes mais fina e sensível que a pele de um adulto, o que a torna mais frágil. Então todo cuidado é pouco!

Para esses dias mais frios, separei algumas dicas que irão ajudar a manter a pele de seu filho hidratada, protegida, macia e lisinha. Confira abaixo:

– NO BANHO: Os cuidados já começam com a preparação do banho do bebê. Evite banhos muito quentes e demorados, pois o contato prolongado com a água quente resseca a pele dos pequenos. A água deve estar aquecida em torno de 37°C e os produtos que serão usados devem estar à mão. Evite o uso de buchas e, ao secar, prefira o uso de toalhas de algodão. Lembre-se de aquecer o ambiente do quarto ou do banheiro onde o bebê irá tomar banho.

– HIDRATAÇÃO: Geralmente deve ser feita após o banho. Abuse do hidratante! Para a pele mais sensível dos bebês são preferíveis os hidratantes sem cheiro e com pH neutro. Escolhas cremes com maior consistência caso a pele esteja ressecada. Aplique logo após o banho e mais vezes ao dia se precisar.

– ESCOLHA AS ROUPAS: É preciso se atentar as camadas de roupas na hora de vestir seu filho nas épocas mais frias do ano. A primeira peça que fica em contato direto com a pele deve ser de algodão para evitar irritações e atrito. Acima, pode ser colocada uma blusa mais quente e a calça. Cobertores ou mantas leves são ótimas opções que aquecem sem atrapalhar o manuseio da criança que deve estar 100% confortável. Não se esqueça de aquecer as mãozinhas, pezinhos e a cabeça! Bem empacotadinho e quentinho, sim, mas sem exageros pois ficar com a pele úmida de suor por muito tempo aumenta o risco de alergias e brotoejas.

– PROTEGENDO O BUMBUM: Antes de colocar a fralda, certifique-se que a região esteja completamente seca e aplique uma camada de pomada para assadura. Não use muitos lenços umedecidos e evite produtos com muitos componentes químicos. Água morna e algodão são melhores opções para a limpeza. Seque o bumbum com um pano de algodão macio e então aplique a pomada.

– HORA DE DORMIR: se em dias frios já fica difícil para nós, adultos, dormirmos, imagina para os bebês e crianças! É recomendado aquecer o ambiente antes de levar o bebê para o quarto e mantê-lo bem agasalhado, afinal durante a noite as temperaturas costumam cair bastante. Não é recomendado usar lençol térmico ou protetores de berço, o bebê deve utilizar roupas com mais camadas, quanto mais frio, mais camadas. Por exemplo: para temperaturas abaixo de 16 graus, body manga longa, calça, macacão, meias, luvas e um gorro na cabeça. O tecido de fleece ou que é semelhante a cobertor mantém o corpo mais aquecido. Outra dica importante é utilizar o saco de dormir, pois é mais seguro do que utilizar cobertas de frio, que o bebê pode puxar e cobrir o rosto.

Seguindo essas dicas, garanto que a pele do seu filho estará saudável e segura durante todo o inverno!

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

  Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn