urso

Dia Mundial da Alergia

Gente, vamos falar um pouco sobre um assunto que eu, como alergista, sei bem como deixa muitas mamães preocupadas: a alergia! Como hoje é DIA MUNDIAL DA ALERGIA, decidi fazer este post para explicar como acontece uma reação alérgica, quais os tipos de alergia e como evitar.

Primeiro, é importante saber que o mecanismo que dispara uma reação alérgica é semelhante ao mecanismo que o nosso corpo usa para defender o corpo de bactérias. Isso porque o nosso sistema de defesa, chamado sistema imunológico, reconhece substancias comuns como poeira, pelo de animais e até alimentos como estranhos ao nosso organismo, levando a uma cascata inflamatória que pode afetar várias partes do corpo, como vias aéreas (bronquite, rinite), pele (dermatite atópica), e sistema gastrointestonal , como diarréia, vômitos e dor abdominal.

Mas, dra @pediatriadescomplicada, quais os principais tipos de alergia e o que elas causam?

ALERGIA ALIMENTAR

O principal alimento é a proteína do leite de vaca.
– Os sintomas podem variar muito, pois depende muito do TIPO DE ALERGIA. Existe a IgE mediada, não IgE mediada e mista.
Alguns sintomas que podem aparecer são:
– Inchaço ou coceira nos lábios, olhos e mucosas.
– Diarréia, vômitos e sangue nas fezes.
– Rouquidão e dificuldade respiratória
– Pele seca, com eczema, prurido e lesões.
Lembrando que cada tipo de alergia pode ser manifestar de diferentes formas. 😉

ALERGIA RESPIRATÓRIA
Manifesta -se como asma / rinite alérgica/ rinoconjuntivite / rinossinusite
Alguns sintomas que podem indicar que você tem alergia:
– Espirros, Coriza, Coceira nos olhos
– Falta de ar, aperto no peito e tosse, com dificuldade respiratória
– Dores de cabeça, dor em região da face, obstrução nasal, secreção nasal.

Esses sintomas ocorrem desencadeados por poeira, mofo, pólen, produtos de limpeza, pelos de animais e até mudanças bruscas de temperatura.
Lembrando que a asma acomete os pulmões e causa dificuldade respiratória. A rinite alérgica causa sintomas nasais.
Um conceito mais recente considera a alergia respiratória como uma única patologia, com manifestações diferentes, sendo a causa atopia. Esse conceito é chamado de vias aéreas unidas.

ALERGIAS A MEDICAMENTOS

Ao contrário do que muita gente pensa, Alergia a medicamentos podem se manifestar em qualquer época da vida e mesmo que você nunca tenha apresentado alergia antes.
Existem alguns medicamentos mais comuns, mas a alergia a qualquer medicamento é possível.
Os mais comuns são: antinflamatorios não esteroidais (dipirona, ibuprofeno, diclofenaco…), antibióticos e medicamentos usados em cirurgias.

Alguns sintomas são urticária, inchaço de olhos, lábios e dificuldade respiratória. O maior risco é a ANAFILAXIA, que é uma emergência médica e precisa ser tratada imediatamente!

Além disso, as alergias causadas por insetos ou pêlos de animais também são muito comuns. Fique de olho e se seu filho apresenta alguma dessas alergias, procure um alergista que possa indicar o melhor tratamento.

E aí gostaram do post? Mandem suas dúvidas também! E compartilhe pra quem precisa 😉

Um bjo

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

• Iandra Carvalho 09/07/2019 Reply

Bom dia Dra, no caso meu filho apresentou no teste do Pezinho alteração no G6PD, agora que tem 2 meses repetimos o exame e continua o mesmo resultado. O que devo fazer? Quais as complexidades, porque são alergias a medicamentos. Qual médico devo procurar? É preocupante? Obrigada

• Sac Blog 20/07/2019 Reply

Olá mamãe,

Muito obrigada pela interação nas minhas redes sociais.
      Logo que possível farei um post em relação ao teste.

Um beijo,
      Dra Kelly.

• Paola Guimarães 09/07/2019 Reply

Dr o meu filho tem alergia respiratoria por conta da dificuldade de respirar a otorrino solicitou cirurgia de adenoide e amígdalas que acha a respeito?

• Sac Blog 20/07/2019 Reply

Olá mãe,

Obrigado pela interação em meu blog.
      Fico muito agradecida pelo envio da mensagem, entretanto o Conselho Federal de Medicina não me permite dar condutas pela internet, sugiro que passe novamente no seu médico de confiança.

Um grande abraço,
      Dra Kelly.