urso

Regressão do sono: o que é isso?

Socorro viramos zumbis! 😴🤤Imagino que você já deve ter tido essa sensação, principalmente quando seu bebê conheça a acordar de hora em hora, feito tele sena? Seu bebê está acordando a cada 20 minutos e você está exausta, beirando o seu limite? Seu filho está travando uma feroz batalha para dormir? Mas o que está acontecendo afinal? Pode ser uma REGRESSÃO DO SONO.

Sim, é algo que seu filho pode estar passando! E é mais comum do que imaginamos.

O que é uma Regressão do sono?

Uma regressão do sono descreve um período de tempo (de 1 a 4 semanas) quando um bebê ou criança que dormia bem e subitamente começa a acordar à noite e / ou começa a pular as sonecas (ou acorda mais cedo das sonecas) sem nenhuma razão aparente. Os pais geralmente descrevem ser pegos totalmente desprevenidos: você acha que superou a todos os desafios do sono de seu pequeno quando, de repente, do nada, você está de volta a constantes acordadas noturnas e sonecas inexistentes.

Socorro!!! E agora? 

Porque a regressão do sono acontece? 

Imagine um parque de diversões, mas você não sabe que está lá, é como se tivesse uma “venda” nos olhos. De repente, tiram a venda dos seus olhos e você descobre que está no parque, e fica alucinado! Não quer perder nada, quer ir em todos os brinquedos várias vezes, e mal pára pra fazer xixi pra não “perder tempo”. Assim são os bebês! Quando começam a “perceber o mundo ao seu redor” ficam super agitados e claro, fica mais difícil pra dormir. Essas são as REGRESSÕES DO SONO, e estão acompanhadas sempre por algum SALTO DE DESENVOLVIMENTO. Tudo tem sua recompensa né? Procure manter a calma (e a sanidade mental) e aguenta firme, porque é uma fase e VAI PASSAR! 🙏😉

Regressões do sono: quando elas acontecem

Lembre-se, cada bebê é diferente, então o que é verdadeiro para os bebês de seus amigos pode não ser necessariamente verdadeiro para você. Ou seja, seu bebê pode mostrar verdadeiros sinais de regressão em algumas dessa fases, mas não necessariamente em todas.

Dito isto, há algumas idades em que a maioria dos bebês ou crianças pequenas passam por uma regressão do sono:

Regressão do sono dos 4 meses 

Essa é permanente, pessoal! Isso quer dizer que as mudanças que acontecem com a regressão do sono de 4 meses são mudanças permanentes. Aos 4 meses, seu bebê abandonou seu padrão de sono de recém nascido (lembra da exterogestação?) e começa a ter uma padrão mais parecido com o adulto, ficando mais acordado durante o dia – e isso se traduz em freqüente despertar noturno (e muita agitação) junto com sonecas encurtadas (para desespero dos pais).

Regressão de Sono de 8, 9 e 10 Meses

Este é tudo graças aos marcos de desenvolvimento que estão ocorrendo em torno de 8 meses, 9 meses e 10 meses. Nesta fase, a maioria dos bebês está dando grandes passos fisicamente – aprendendo a engatinhar, a ficar de pé, escalar, etc. Há também muito desenvolvimento cerebral acontecendo nesta fase. Seu bebê está absorvendo a linguagem como um louco! Além disso, a maioria dos bebês está com  pelo menos alguns dentes nascendo nesse período. Junte tudo, e você terá mais despertares noturnos, sonecas mais curtas (ou mesmo puladas) e um bebê irritadiço nas mãos.

Regressão do sono de 11 e 12 meses

Este não parece afetar tantos de nossos bebês quanto as outras regressões – talvez seja menos comum? De qualquer forma, essa regressão tem muito a ver com sonecas – especificamente, você pode achar que seu bebê de repente começa a recusar seu segundo cochilo e tenta conviver com apenas um cochilo. Muitos pais presumem que esta é uma transição normal para o cochilo, e isso significa que o bebê está pronto para apenas uma soneca por dia. No entanto, muitos bebês podem realmente precisar ainda de 2 sonecas, e ao tentar passar para apenas uma soneca por dia ficam irritados ou até agitados, e o sono da noite pode piorar. Ou pode até acontecer que tirem 2 sonecas, mas a segunda é muito perto do horário da noite e o bebê acaba tendo sono a noite muito tarde,  bagunçando a rotina da noite.  A maioria das crianças realmente não está pronta para fazer a transição para apenas uma soneca por dia até cerca de 15 meses.

Regressão do sono de 18 meses

Oh, pais – este é um momento de grande mudança. Por quê? Porque agora seu bebê não é mais um bebê – é uma criança que anda, fala (bem, balbucia pelo menos), faz “birra”. Essa regressão tem muito a ver com a recém-descoberta da fase de independência da criança. Ela está aprendendo isso – e adivinhe – tem opiniões próprias também! E – melhor ainda – ela pode expressar essas opiniões gritando “NÃO!” No volume máximo! A ansiedade de separação também entra em jogo aqui. Seu bebê pode ficar realmente angustiado quando você sai na hora da soneca, ou quando você sai do quarto na hora de dormir. Finalmente, a dentição ainda é uma questão importante aos 18 meses – geralmente nessa época que nascem os molares (aqueles dentes grandes e doloridos!) e isso pode atrapalhar muito o sono também!

Regressão do sono aos dois anos

Para ser honesto, a regressão do sono de dois anos é um pouco menos evidente do que as outras. Isso porque há vários fatores que podem causar isso. Por um lado, o tempo acordado do seu filho de 2 anos está cada vez maior, mas quando ele faz essa transição, pode perturbar o sono. Seu filho de 2 anos provavelmente também está passando por algumas grandes transições na vida, como treinamento e transição para uma cama de criança grande (e talvez até ter um novo irmão!) E por volta dos 2 anos de idade, muitas crianças começam a ter pesadelos muito reais (ou até terrores noturnos). Tudo isso pode levar a uma regressão do sono muito real e muito exaustiva em torno de 2 anos de idade.

Sabendo de todos esses momentos que eles passam, e outros também que vão surgir, só precisamos ter muita calma, paciência e respirar fundo, porque é uma fase e passa! Sabendo que elas existem fica mais fácil entender o que pode estar acontecendo com eles e lidar da melhor forma possível.

Seu filho já passou por isso? Como têm sido por aí? Conta pra gente!

Um bjo

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039/ RQE 47171

Consultório Espaço Médico Descomplicado em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

2 Comments

  • Mayara Lima 08/08/2019 Reply

    Boa tarde!
    Que otimo artigo, obrigada pelas informações.
    Minha filha de 17 meses está passando por uma regressão do sono. Pois está nascendo 04 molares primários de uma só vez… ela está acordando de madrugada e permanecendo acordada por até 4 horas. Não está sendo nada fácil para a família.

    • Sac Blog 10/08/2019 Reply

      Olá mãe,

      Entendo e compreendo.
      Saiba que fico extremamente feliz com sua interação aqui, mais feliz ainda em saber que ajudo vocês.

      Um beijo,
      Dra Kelly Oliveira.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faixa