Animais de estimação reduzem risco de alergia?

A gente sabe que a relação dos animais com as crianças é algo muito gostoso! Ajuda na socialização, no desenvolvimento e trás muita alegria pra todos! Um animal na família é um companheirinho para o bebê que está chegando e além disso mostrou ser benéfico em outros aspectos. Vamos ver?

Por mais inusitado que pareça, o convívio de animais domésticos com bebês podem reduzir o risco de alergia. Isso mesmo, se você está esperando seu bebê e tem um amigo do reino animal em casa e está preocupada com a chegada do bebê, não precisa mais se preocupar. Um estudo sueco comprovou que ao permitir que as crianças tenham contato com os animais antes de um ano de vida pode livrá-las de alergias durante toda a vida.

O convívio com animais mostrou-se ser benéfico para crianças, com redução do risco de alergias! 

O resultado é fruto do estudo desenvolvido pelo pesquisador Bill Hesselmar da Universidade de Gothenburg (Suécia), onde ele e sua equipe observaram que as crianças de 7 a 9 anos, que tinham cerca de quatro animais de estimação em suas casas, quando eram bebês, tinham metade da probabilidade de ter um episódio de alergia recentemente.

A análise foi feita por Hesselmar e seus colegas de pesquisa por meio de dois grandes estudos feitos pesquisadores terceiros. O maior deles envolveu 1029 crianças, entre sete e oito anos de idade, enquanto o segundo, 249 recém-nascidos até nove anos.

O primeiro estudo contatou que a incidência de alergias era de 49% em crianças que em seu primeiro ano de vida cresceram sem uma casa com os animais de estimação ou não tiveram contato com eles. Já os bebês que viveram junto com algum animalzinho tiveram 43% de chance, enquanto as crianças que cresceram com três animais tiveram 24%. Somente duas crianças conviveram desde pequenas com cinco animais em casa e nenhum delas teve alergias quando cresceu.

O segundo estudo apresentou 48% de incidência de alergias para as crianças que não tiveram nenhum tipo de exposição a animais em seu primeiro ano de vida, 35% para crianças com exposição a somente um animal e 21% para crianças que viveram com dois ou mais animais, desde seu nascimento.

Isso comprova que existe uma relação dependente de quantidade, ou seja, quanto mais animais convivem com a criança em seu primeiro ano de vida, maior proteção ela terá contra as diversas alergias. Vale lembrar que para que este benefício seja observado e tenha maior eficácia, os animais não podem viver o tempo todo no quintal. De acordo com o pesquisador, “um cão ou gato que quase nunca entra na casa ou que quase nunca tem contato com a criança pode não a proteger”, explica o autor.

Um padrão semelhante a esse foi observado entre as pessoas que cresceram em uma fazenda ou tiveram animais de estimação, típicos deste lugar, antes dos cinco anos de idade. Por meio da pesquisa, o especialista afirmou que as chances de a pessoa desenvolver alergias respiratórias, como rinite alérgica na adolescência eram 30% menores em quem cresceu em fazenda e 15% menores entre as pessoas quem tiveram um cão ou gato, por exemplo.

Segundo os especialistas, a presença de micróbios nos animais e a rotina com as crianças poderiam ser a razão para esse desenvolvimento de imunidade entre crianças com animais de estimação. Além disso, essa exposição pode proteger também contra alergias, como asma, obesidade, doenças vasculares, metabólicas, autoimunes e doenças inflamatórias intestinais.

Além disso, o estudo mostrou que as pessoas que tinham irmãos e animais tiveram suas taxas de alergia menores, se comparado com pessoas que viveram somente uma das duas experiências e apesar das diferenças de animais e fazendas em diversos lugares, esses resultados foram pesquisados e comprovados em 13 países diferentes. Os estudos foram feitos avaliando crianças até os cinco anos de idade.

 

Espero que tenham gostado dessa notícia! Embora isso seja algo curioso e interessante, não deve o único motivo para ter mais filhos ou animais de estimação em casa, mas que é gostoso é né?

Como tem sido aí? Vocês tem um animal de estimação em casa? Como é o convívio? Conta aqui pra gente! 😉

 

Com carinho,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar! Estamos também no instagram@pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Referências Bibliográficas

https://www.news-medical.net/news/20181220/Having-pets-early-in-life-reduces-risk-of-allergies.aspx

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn