Atualização: Vacina BCG em bebês

A vacina BCG é aquela que deixa a famosa marquinha, ou cicatriz, no nosso braço direito. Talvez agora mesmo você dê uma olhadinha para conferir a sua. ☺

Você sabe para que serve essa vacina? Quando se deve tomar? Entenda tudo a partir de agora.

A vacina BCG protege contra as formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar (pelo corpo todo) e a meningite tuberculosa.

Quando se deve tomar a vacina BCG?

O ideal é que todo bebê ao nascer já tome a dose da vacina, que é dose única. É preciso que tenham pelo menos 2 kg para poderem tomá-la.

⚠Caso seu filho não tenha tomado a vacina ao nascer, ele deve tomar quanto antes para proteção!

A vacina BCG é disponibilizada pelo Ministério da saúde e é administrada na maternidade, em postos de saúde, hospitais e clínicas particulares.

A marquinha é o bom sinal de que a vacina deu certo e estimulou a imunidade de seu bebê ✔.

Costuma levar de 3 a 6 meses para aparecer após a vacinação. Então surge uma manchinha vermelha que se torna uma pequena úlcera e então uma cicatriz.

De acordo com o Ministério da Saúde, crianças que não apresentam a marquinha da vacina não precisarão ser vacinadas novamente, como se fazia antes. O ganho com a nova aplicação era mínimo ou nulo.

A importância:

Tuberculose é uma doença séria, que passa de pessoa para pessoa através de saliva que a pessoa infectada expele ao falar, tossir ou espirrar.

Sintomas: tosse seca, fraqueza e falta de apetite. Em casos mais graves, tosse com presença de sangue.

A melhor forma de prevenção é por meio da vacina BCG. Não deixe de verificar se seu pequeno e toda família está com essa vacina tão importante em dia ok?

Com carinho,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar! Estamos no instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima