urso

10 Dicas para o bebê dormir melhor no verão

O verão chegou com tudo não é mesmo? E com esse calor, deu pra perceber que o sono dos pequenos também mudou. É,  o sono e calor não são muito amigos…quando está muito quente dormimos mal, acordamos mais, e sentimos mais incomodo com o suor e também sede…não seria diferente com os bebês e as crianças! Prece que quando o assunto é sono, tudo tende a dificultar…saltos de crescimento, nascimentos de dentes, doenças e também o clima! Por isso, para ajudar as crianças (e as mamães também) a terem noites de sono mais tranquilas, separei algumas dicas para o bebê dormir melhor nesta estação. Veja abaixo!

 

1. Mantenha cortinas e persianas fechadas no quarto o dia todo para evitar que a luz solar direta entre no quarto.

2. À noite, tente criar uma brisa cruzada, com várias janelas abertas dentro e perto do quarto (portas abertas).

3. Coloque tigelas de gelo perto de um ventilador, de modo que o ar esteja sendo soprado através do gelo.Isso tornará o ambiente mais únido e fresquinho.

4. Dê ao seu filho um banho morno antes de dormir. Ao contrário da opinião popular de que banhos mornos não são muito indicados, um banho morno faz uma pequena diferença na temperatura corporal, aumentando-a temporariamente,o que estimula o resfriamento da temperatura corporal após o banho, e além de ajudar no desencadeamento da melatonina (hormônio do sono), também promove o relaxamento muscular.

5. Considere fazer picolés de leite materno, congelando-o, ou de frutas também, para refrescar! indicado para bebês maiores de 6 meses. Ofereça ao longo do dia.

6. Se possível, utilize lençóis de tecidos naturais, como bambu e algodão e use roupas de dormir 100% algodão (sem misturas de poliéster).

7. Ponha seu filho para dormir com apenas um body de manga curta, não apenas uma fralda. Ao contrário do que se imagina, uma pequena camada de roupa pode ajudar a regular melhor a temperatura do corpo do que apenas uma fralda, onde a pele fica totalmente exposta.

8. Considere adiar um pouco a hora de dormir até que a casa fique naturalmente mais fresca. Isso naturalmente sentimos quando estamos no horário de verão, pois nosso ritmo circadiano funciona de acordo com a luz do dia.

9. Se você estiver usando ar condicionado, coloque a temperatura entre entre 24 e 25C, para ficar numa temperatura agradável para o bebê.  Junto com o ar condicionado, use um umidificador de ar ou um difusor de vapor de água, pois o ar condicionado resseca o ar ambiente.

10. Finalmente, lembre-se de que seu filho provavelmente terá sede durante a noite. Isso geralmente significa despertares mais frequentes. Se estiver realmente quente, não tente restringir isso. Ofereça mais peito durante o dia e noite se ele solicitar, e ofereça água também, se tem mais do que 6 meses de idade e já iniciou a introdução alimentar.

 

Com carinho,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar! Estamos no instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Fonte: Academia Americana de Pediatria.

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa