urso

Descomplicando as dúvidas de verão

 

Calor, verão, férias, praia, piscina, crianças…e muitas dúvidas! Pensando nas muitas dúvidas que surgem relacionadas ao verão com bebês e crianças, escrevi esse post! Tenho certeza que te ajudará a tirar algumas dúvidas que vocês mesmo me enviaram esses dias!

Leiam! 😉

Meu bebê está acordando mais e super incomodado na hora de dormir, é normal?

O calor pode ser realmente algo que atrapalha o sono do bebê, pois eles de fato ficam incomodadas, acordam mais vezes, e ainda tem mais sede! Por isso separei esse tópico inteirinho para colocar num outro post! Em breve vou colocar para vocês. 😉

E na hora de dormir? Posso usar ar condicionado?

Uma dúvida muito comum nessa época de verão é: ar condicionado faz mal para as crianças?  Calma! Não precisa sofrer com o calor! Caso você tenha esse recurso, use-o corretamente. Mantenha o filtro do ar limpo, e a temperatura deve ficar em torno de 24–26C. Se ficar mais fresco o quarto, mantenha o bebê com uma roupa adequada pro ambiente.

Veja a imagem abaixo para ver como vestir o bebê de acordo com o clima.

O ar condicionado deixa o ar mais seco, então use também um umidificador de ar junto.

O ar condicionado tem a vantagem de ainda  espantar os mosquitos também.

 

Não tenho ar condicionado, posso usar ventilador?

Sim, com certeza! O ventilador pode ser usado em bebês e crianças, apenas direcione o vento de forma que ventile o ambiente e evite o vento direto no bebê.

Climatizadores tem ventilação com umidificador e geralmente conseguem refrescar um pouco melhor o ambiente.

O cuidado com a limpeza segue da mesma forma, com o ambiente limpo e o ventilador limpo, e o climatizador com filtro limpo.

 

É verdade que preciso por meia no pé do bebê, senão ele terá cólica?

Gente, não sei sinceramente de onde vêm essa lenda! Não existe nenhum embasamento científico para isso, então não se preocupe! Se você mora num lugar muito quente, provavelmente seu bebê nem saberá o que é meia no pé! Não se preocupe com isso, pois as cólicas do bebê não tem nada a ver com isso! Leia mais sobre o que pode realmente te ajudar com as cólicas aqui.

 

Meu filho parou de comer nesse calor! É  normal?

É super normal o apetite reduzir no verão, pois o metabolismo do nosso corpo muda, e precisamos de mais líquidos, a pressão arterial tende a ficar mais baixa e há menor consumo energético basal (claro que crianças não param quietas, mas no geral há menos gasto calórico).

Uma forma de driblar isso é dar muito líquido, frutas e comidas mais leves e frias, como saladas, legumes, como tortas de legumes e carne, servidos frios também!

Além disso crianças querem brincar o tempo todo e mal lembram de comer! É importante evitar que fiquem beliscando entre as refeições, pois pode tirar completamente o apetite. Não force, use a criatividade e tenha paciência redobrada!

 

Bebês podem entrar na piscina ou no mar a partir de qual idade?

O ideal é que o bebê seja monitorado com segurança e principalmente: use o bom senso!  Um bebê menor de 3 meses dificilmente conseguirá aproveitar uma piscina ou o mar, e além disso é muito recém-nascido para frequentar esses lugares, certo?

Uma idade interessante é em torno dos 6 meses, por algumas razões:

O bebê já consegue sentar sozinho, ou seja, você consegue colocá-lo apoiado numa piscina inflável no quintal de sua casa, para refrescar, ou entrar com ele na piscina do prédio, condomínio ou clube, desde que com segurança e usando devidamente o protetor solar e roupas UV.  O bebê ja consegue ficar sentado sobre uma toalha na praia, claro que nos horários de sol mais amenos.

O bebê já tem uma boa parte das vacinas, o que o permite ficar em lugares com maior concentração de pessoas, com uma certa segurança.

O bebê a partir de 6 meses já pode usar protetor solar e repelente de insetos, o que confere uma maior proteção ao ir à praia ou à piscina.

É uma fase tão gostosa de aprendizado, e o bebê ter contato com a natureza é algo muito importante também!

Por fim, procure seguir a orientação do seu pediatra quanto à idade recomendada, ok?

 

Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas que surgiram nesse verão!

Com carinho,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar! Estamos também no instagram@pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa