Mães perfeitas não existem, mães reais sim!

 

Esses dias conversando com uma mãe que tem dois filhos, ela me contou de uma situação tão recorrente que acontece. Você, mãe, muito cansada, às vezes de sempre dizer a mesma coisa e não ser ouvida, de falar uma coisa e seu filho fazer outra, de diariamente ser confrontada com imensos desafios e ainda situações que irão testar o seu limite. Ela, acabou por perder a paciência, e gritou com o filho. É , ser mãe é estar constantemente exercitando a sua capacidade de amar, ensinar apesar do cansaço extremo e também de muitas vezes perder a paciência, errar, gritar e logo depois se arrepender e se sentir culpada por isso…

Lembre-se, todos nós somos humanos, e mesmo como pais, haverá dias em que simplesmente a sensação ”estou fora de controle” estará presente. Apenas aceite isso, respire e tire um tempo pra você. Nesses momentos extremos, certifique-se que seu filho está em um lugar seguro, e então procure relaxar, respirar fundo, e procurar recuperar a paciência (porque precisamos mesmo de uma dose extra com frequência). Quando você estiver mais tranquila, retorne para o seu filho e comece tudo de novo.

Caso, não consiga lidar bem com uma situação na primeira vez, tente não se culpar tanto. Todos nós erramos.  Pense no que você poderia ter feito diferente e tente realizar na próxima vez. Agora, se você realmente perceber que cometeu um erro no calor da emoção, espere até estar calma, peça desculpas ao seu filho e explique como irá lidar com a situação no futuro. Ao fazer alguma promessa, certifique-se em cumpri-la, isso dá ao seu filho um bom exemplo de como se recuperar de erros.

Bom, para tornar isso mais fácil, nada melhor do que dicas práticas não é mesmo? Então vamos ver algumas que podem ajudar de acordo com a fase da criança.

Dicas de Disciplina Saudável e Eficaz, de acordo com a idade:

Bebês

Bebês aprendem observando, então estabeleça exemplos de comportamento que você espera. Experimente usar uma linguagem positiva para guiar o bebê. Por exemplo, você pode usar o ” hora de sentar” em vez de ” não fique de pé”.
Reserve a palavra ”não” para as questões mais importantes, como : segurança, limite e necessidade.
Todas as crianças, sem exceção, precisam de disciplina consistente, procure conversar com seu parceiro e com todos aqueles que convivem com criança, para definir as regras básicas para que todos sigam na mesma direção.

Crianças

Nessa fase, seu filho esta começando a perceber o que é permitido e o que não é, mas pode testar algumas regras para ver como você reage. Não se desespere, elogie os comportamentos positivos, ignore aqueles que você deseja desestimular. Aproveite também para redirecionar a criança para alguma atividade diferente quando necessário.

As birras ocorrem normalmente por motivos comuns, que muitas vezes são desencadeadas por fome ou sono. Ensine o seu filho a não bater, morder ou usar outros comportamentos agressivos. Lide com esse conflito de maneira construtiva.
Permaneça firme ao impor limites, tente tempos de reflexão, se você sentir necessidade.Caso surja conflitos entre irmãos, reconheça, mas evite tomar partido. Por exemplo, surgiu um argumento sobre um brinquedo, o brinquedo pode ser guardado e nenhum dos dois irá brincar com ele.

Idade pré-escolar

Quando alcançam a idade pré-escolar, as crianças ainda estão tentando entender como e por que as coisas funcionam e o efeito de suas ações. A medida que aprendem mais sobre o comportamento adequado, continuam testando limites.
Você pode começar a atribuir tarefas conforme a idade, dê as instruções, de forma simples e recompense o exito com entusiasmo.
Deixe que seu filho faça escolhas dentro de alternativas saudáveis e aceitáveis, redirecionando e estabelecendo limites. Ensine a criança a tratar os outros como ela deseja ser tratada.
Explique que não há problemas em se sentir bravo às vezes, mas isso não é justificativa para ferir alguém ou quebrar coisas. Ensine- os a lidar com sentimentos de raiva de maneira positiva, assim como, falar sobre isso.
Já para resolução de conflitos, o tempo de reflexão é bem-vindo.

Idade escolar

Seu filho está começando a ter senso de certo e errado, e essa é uma ótima oportunidade para falar sobre escolhas, opções boas e ruins, e o que poderá acontecer dependendo das suas decisões. Proporcione um meio termo entre privilégios e responsabilidades. Continue a fortalecer e a cultivar a paciência, a preocupação e respeito uns pelos outros.
Cultive tempo juntos.  Abra espaço para o diálogo ao invés do castigo físico. Cultive a amizade e a confiança do seu filho.

Adolescentes

À  medida que seu filho cresce, e alcança a adolescência, ele desenvolve habilidade na tomada de decisão de forma mais independente. Nesse momento, você precisará equilibrar seu amor incondicional, seu apoio e expectativas.
Continue a mostrar muito carinho e atenção, reserve um tempo para conversa, os jovens são mais propensos a fazer escolhas saudáveis se estiverem conectados com os membros da família. Conheça os amigos do seu filho, e fale sobre relações saudáveis e respeitosas. Converse com ele e mostre que você se importa, e mais do que isso, que ele pode contar com você para confidenciar coisas, ter momentos juntos só de vocês. Seja um verdadeiro amigo do seu filho (a)!
Reconheça os esforços, conquistas e sucesso do adolescente naquilo que ele faz! O senso de identidade e pertencimento é importante para eles.

 

Para criar uma criança é preciso de uma vila inteira. Mas acima de tudo é preciso ter amor, e saber que não somos mães e pais perfeitos, que erramos, e que nossos filhos também podem saber disso.

Conseguir cultivar um ambiente em família que haja amor, harmonia, paciência, diálogo e respeito é oferecer aos seus filhos um ambiente saudável na qual eles poderão se tornar adultos plenos, amáveis, que façam o bem para o próximo. Essa é uma das maiores missões de vida. Cultive valores nas quais seu filho levará para toda sua vida!

 

Com carinho,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar! Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima