Seu bebê está com cólica e mama peito? O que fazer?

Sabe aquele choro doido do bebê que nada parece passar? Ah! Mas como eu sei que é cólica? Acredite, quando seu bebezinho tiver, você saberá. Por que nada angustia mais um pai e a mãe do que a cólica num bebê. Uma parte porque não sabemos direito o que é, o que fazer, e como ajudá-lo, mas a outra é  porque nos sentimos impotentes. Queremos sentir a dor dele, por ele. A mãe que chora junto. Pelo bebê, por ela mesma. O puerpério é assim.

Leia mais sobre cólica aqui!

Mas a cólica ainda permanece um mistério na vida de um bebê – e dos pais de primeira viagem, principalmente. Ninguém sabe o certo o que é, e porque ela acontece, mas todo mundo tem um palpite a respeito, e acabam por associá-la a algum tipo de situação. É falta de leite, é fome, refluxo, são os gases….Esse mistério da natureza costuma aparecer em torno de duas a três semanas após o nascimento do bebê. Ocorre em sua maioria à noite, e desaparece quando o bebê atinge a idade de três meses, quando não, mais tarde.

Vamos entender melhor tudo isso?

A noção de cólica, foi estendida para abranger praticamente todo e qualquer choro do bebê, o que é normal, já que não sabemos ao certo o que é a cólica. E, não, não existe tratamento curativo para a tal da cólica, embora algumas estratégias de comportamento venham sendo testadas, tendo eficácia em curto prazo.

Veja aqui 10 dicas para aliviar a cólica de seu bebê!

Vamos falar um pouquinho sobre as cólicas no bebê amamentado hoje, mas se você não amamenta, leia os outros posts de cólica que com certeza irão te ajudar. Algumas situações são mais específicas da mamada… então veja abaixo:

Além das situações rotineiras que podem resultar em cólicas, há três bem conhecidas que também pode ocorrer durante a amamentação!

Ao oferecer os dois peitos em cada mamada ou  apenas um peito por mamada

As mudanças da característica do leite durante a amamentação podem resultar em cólicas, e isso ocorre porque normalmente mudanças repentinas levam ao desconforto do bebê. Por exemplo, um bebê está mamando e a mãe o muda de um seio para o outro, antes que o bebê tenha ”acabado” um lado primeiro. Na troca de um peito pro outro, ele acaba recebendo uma quantidade relativamente menor de gordura daquele peito que ele “não terminou”e o estômago se esvazia mais rapidamente. Uma grande quantidade de açúcar do leite (lactose) chega ao intestino de uma vez só, não sendo possível para a enzima lactase (que os bebês têm) digerir o essa quantidade tão rapidamente…Resultado, bebê choroso, com gases, cólicas, evacuações esverdeadas (devido à maior presença de lactose). Tudo isso pode acontecer sem que haja intolerância à lactose verdadeira (o que é bem raro em bebês).

Fezes verdes então SEMPRE é isso? Sempre que meu bebê tem cólica pode ser que “não tá mamando direito?” Não gente! Se seu bebê está bem, com ganho de peso satisfatório, feliz e contente, apesar de alguns episódios de cólicas ( o que muito provavelmente ele terá), está tudo bem! Sem ficar procurando pêlo em ovo, ok?

Quando então devo procurar um especialista? Sintomas que fogem do comum, exacerbados, muito fortes ou associado a outros sintomas, como regurgitação intensa, sangue nas fezes…

Apenas preste atenção no seu bebê! Pois Assim que ele começa a descobrir o mundo e fica distraído nas mamadas, também fica cada vez mais difícil fazer com que ele mame mais focado, ativamente até “esvaziar aquela mama” (a mama de fato nunca esvazia, mas se pelo menos mamou mais efetivamente aquele lado). Os bebês vão mamar mais rápido e ficam mais “profissionais” no quesito mamada, então isso é normal! Mas o bebê precisa estar tranquilo, parecer satisfeito e ganhando peso também!

Tempo da mamada

Muitas vezes os grandes problemas relacionados à amamentação no mundo moderno estão associados com a presença do relógio e não a ausência dele.
Ao amamentar é preciso estar atenta a poucos, mas importantes detalhes:  O bebê realmente está sugando efetivamente? O bebê pode estar no peito por duas horas, e realmente estar engolindo leite por apenas alguns minutos.

É mais importante garantir uma mamada efetiva do que o tempo de mamada.

Para se conseguir uma boa mamada é preciso se libertar do tempo e de relógios. O tempo pode (e eu disse PODE)  ser um guia, mas nunca o único fator que temos que nos prender.

Porque estou dizendo isso num post de cólica? Porque temos a tendência de culpar a cólica de tudo, ou achar que é apenas gases, irritação, quando na verdade o bebê pode não estar mamando adequadamente! O choro de cólica pode ser apenas fome. Fiquem atentas!

Amamente seu bebê num peito, até que a mama parece mais “vazia”ou você sinta que seu bebê relaxou, ou soltou o peito espontaneamente, e aí passe para o outro peito.  Lembre-se que nem sempre o fato do bebê soltar a mama por conta própria significa que ele tenha ”terminado” um lado do peito. Os bebês podem muitas vezes deixar de mamar um peito devido a algumas coisas: diminuição do fluxo de leite, aumento súbito do fluxo de leite (uma ejeção ou descida do leite muito forte), ou até distração.

Tem mais coisa pra falar! Mais ficará pro próximo post 😉

No fim, sejam pacientes. Sabemos o quanto pode ser angustiante ver o bebê chorar e chorar sem saber ao certo o motivo, mas persevere e seja gentil com você também. Nem sempre é possível saber todas as respostas, o importante pensar no que você está vendo em seu bebê? Ele está saudável, ganhando peso, apesar das cólicas? O tempo é nosso melhor amigo. Acredite:  Os dias e as noites podem parecerem eternos às vezes, mas os dias passam voando! E a cólica também passa!

Gostaria de saber mais sobre cólica? Leia aqui!

Espero que tenha te ajudado! Se você tem dúvidas mande pra nós!

Um bjo!

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu e-mail! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn