Tudo que você era antes do bebê nascer morre ali!

Não me leve a mal. O parto é algo lindo que empodera a mulher-mãe e a capacita a percorrer o rito de passagem dessa mulher para um mundo novo e ainda não adentrado da maternidade…Existem milhares de expectativas ali. O parto tão sonhado, o contato pele a pele, a visão idealizada do bebê. Mas o parto também é um luto. Porque tudo que você era antes do bebê nascer morre ali. Sim eu sei, não é aquela morte trágica, mas a mulher de antes deixa de existir para renascer outra. A maternidade é uma privação incontrolável. E não tô falando somente das noites mal dormidas, da dor excruciante na amamentação, do turbilhão de hormônios que a farão chorar no comercial de margarina. Tô falando de você. Mãe. Mulher. Esposa. Filha. São tantos papéis a cumprir, e tudo o que surge são palpites e mais palpites, obrigações e mais obrigações e de repente a gente se vê no piloto automático e se pega tendo saudades da vida de antes. Mas ops! Isso não é permitido falar porque imagina, como você pode não estar feliz, você tem um bebê lindo no colo, que tanto desejou! Além disso, você se sente culpada. Mas segue o jogo.

O cansaço é entendido como reclamação, e somente o silêncio nessa hora é nosso companheiro, pois quem vai entender? O parceiro, nessas horas, está ainda tentando entender qual o papel dele e mal sabe como trocar a fralda, e pensa, entre uma troca e outra, “quando tudo vai voltar ao normal?” Mas a questão, é que, bom, não vai. Tudo muda e as mudanças são para sempre.

Aos poucos aquela nuvem cinzenta vai ficando mais branda e parece dissipar, e aí você consegue enxergar o bebê, o amor e todo o resto. Será uma fonte inestimável de prazer e energia. O primeiro sorriso tem a capacidade de derrubar as maiores fortalezas e recarregar o corpo mais cansado. O amor cresce e finalmente a tempestade parece abrandar. O amor faz tudo valer a pena.

Então se você vir uma mãe no puerpério não diga nada. Apenas dê um abraço verdadeiro e ofereça ajuda. Se não puder, apenas não fale nada.

E acredite, isso também passa. O tempo é nosso melhor amigo.

Um Bjo😘
Dra Kelly Marques Oliveira
Pediatria, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação

Foto por: @Monetnicolebirths

  • Para mais informações entre em contato conosco em nosso telefone:
    ☎ (11) 5083-1818
  • Ou envie sua mensagem em nosso WhatsApp:
    📲 (11) 99866-1107
  • www.vacinadescomplicada.com.br
  • contato@vacinadescomplicada.com

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn