MAMAfesto – por um amamentar livre

A amamentação vai além do desejo da mãe de amamentar. Ela começa aí. Começa a partir da decisão da mãe de amamentar. Uma vez decidido, a amamentação torna-se um direito.💪

Então, como sociedade, é nosso dever nos colocar ao lado dessa mãe que deseja amamentar, e fazer com que esse direito seja cumprido.

Mas porque tudo isso? Amamentar é algo que traz inúmeros benefícios à mãe e ao bebê, e ainda temos muitos preconceitos e tabus a serem vencidos todos os dias. Amamentar é um desafio diário.
Então nesse Mês Dourado e na Semana Mundial do Aleitamento Materno, queremos deixar aqui o nosso MAMAfesto.

💦Como o profissional da saúde pode auxiliar nesse processo?

✔Prover informações corretas e atualizadas relacionadas à amamentação, desde o preparo que antecede o nascimento do bebê, o período do puerpério, a amamentação na volta ao trabalho e a amamentação prolongada.
✔Prescrever medicamentos compatíveis com a amamentação, caso a mãe tenha necessidade, procurando sempre respeitar e apoiar a sua escolha.
Incentivar o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida e o aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais, caso esses seja o desejo da mãe e do bebê.
✔Desmistificar mitos e tabus relativos ao aleitamento materno, como o mito do “leite fraco”ou o “leite que não sustenta”, e direcionar à mãe a alguém que possa ajudá-la em suas dificuldades, como um profissional capacidade para o manejo em amamentação, seja consultora de amamentação, pediatra, nutricionista, fono, psicóloga.

💦Como o governo pode ajudar?

✔Promover ações que auxiliem no estabelecimento de bancos de leite humano em cada cidade, com orientação ao aleitamento materno.
✔Promover campanhas de doação de leite humano e facilitar o processo de cadastramento de doadoras.
✔Treinando equipes nos centros de saúde que possam orientar e a acolher a mãe no puerpério.

💦Como a sociedade pode ajudar?

✔Apoiando a amamentação livre, sem restringir a circulação em locais públicos, sem causar nenhum tipo de constrangimento ou coação.

💦Como a família pode ajudar?

✔Apoiando, protegendo e cuidando da mãe no puerpério, permitindo que ela cuide do bebê unicamente e possa amamenta-lo sem preocupações.

💦Como a empresa pode ajudar?

✔Promover ações que possibilitem que a amamentação na volta ao trabalho se torne mais possível, com locais apropriados de ordenha e armazenamento de leite.
✔Permitindo horários mais flexíveis à mãe lactante, com jornadas flexíveis de trabalho e período de pausa para ordenha de leite materno.

Então que tal você também se unir por essa causa e compartilhar esse projeto? Faça parte desse MAMAfesto.

#MAMAfesto #MAMAfesto2018 #EuapoioOMAMAfesto

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! Para receber os posts do blog em seu email, cadastre-se no blog. Estamos também no Facebook e Instagram.

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima