Sarampo, um surto viral?

Doenças até então erradicadas voltam a parecer, como isso acontece? Recebemos então a notícia de que os estados de Roraima e Amazonas enfrentam um surto de sarampo, por conta disso declararam estado de emergência por 180 dias em razão dos mais de 500 casos confirmados. Alguns casos já foram confirmados no Rio de Janeiro também. Mas como isso é possível? Se a doença estava sobre controle no Brasil desde a década de 1990?

A verdade é que os Estados brasileiros em sua maioria não estão conseguindo atingir a meta de vacinação ideal para a população!

Esse fator é muito alarmante pois o sarampo é uma doença contagiosa de proliferação rápida e assistemática, e ganha força com o trânsito constante de pessoas, que migram de um lugar para o outro.

Mas afinal, o que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa aguda, extremamente contagiosa, transmissível e viral. Entre os sintomas é possível listar: Febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento nasal, manchas avermelhadas no rosto que progridem em direção aos pés. Outras complicações relacionadas ao sarampo são:  infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsão, diarréia, e em casos mais graves, lesão cerebral e morte.

Como ocorre a transmissão ?
A transmissão se dá pela tosse, espirros, fala e até mesmo através da respiração, isso explica a facilidade de contágio da doença e sua rápida propagação.

Como posso me prevenir?
A única forma de prevenção possível contra o vírus do sarampo é a vacina, além da vacina não existe outro método.

O que existe dentro da vacina?
A vacina é composta por três vírus enfraquecidos, albumina e aminoácidos, proteínas, sulfato de neomicina, sorbitol e gelatina.

A vacina é segura?
O Ministério da Saúde e a SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização) afirmam que  sim, a vacina é composta do vírus enfraquecido e em décadas de imunização por todo o mundo apenas foram relatados casos de alergia aos componentes do leite contidos em sua formulação.

Entretanto hoje em dia, é possível encontrar vacinas sem traços de lactoalbumina (proteína do leite de vaca). Essa possibilidade é maior em clínicas particulares. Para alérgicos a proteína do leite de vaca, é necessário fazer a vacina sem traços de leite.

Surto de sarampo como sobreviver?

A vacina contra o sarampo existe desde 1957 e é segura! Hoje existe APENAS a tríplice ou tetra viral, não existe a vacina contra sarampo ISOLADA.
Tríplice viral: Contra sarampo, caxumba, e rubéola, pode ser feita dos 9 meses de idade até idosos.
Tetra- viral: Contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela- pode ser feita a partir dos 9 meses de idade até 14 anos.

Atenção! A vacina da Febre Amarela pode ser feita junto com a vacina da Tríplice Viral!

Quem pode tomar a vacina e quem não pode ?

Pessoas de todas as idades podem e devem tomar a vacina, para os adultos as duas doses devem ser tomadas em um intervalo de um mês. Crianças devem ser vacinadas segundo o esquema:

Primeira dose: aos 12 meses de idade.

Segunda dose: com 15 meses idade.

Contra indicações: Gestantes, bebês menores de 6 meses de idade e pessoas imunocomprometidas.

 

Só pra reforçar !

Tentantes: O ideal é esperar por no mínimo 1 mês após a vacinação para tentar engravidar.

Gestantes: Não devem vacinar.

Adultos: Não precisam refazer caso tenham duas doses documentadas.

Bebês: Acima de 9 meses podem fazer, abaixo dessa idade não há resposta vacinal. Tomando a dose aos 9 meses a segunda dose será ao 1 ano e o reforço com 15 meses. Em casos extremos, como surtos, bebês podem tomar a vacina a partir dos 6 meses de idade, essa dose entra como extra.

Lactantes: podem em qualquer idade do bebê.

 

 

Diante da natureza grave da doença e sua facilidade de propagação não devemos nos descuidar, o sarampo é uma doença séria, não deixe de buscar proteção para você e sua família.

Um beijo,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

  • Para mais informações entre em contato conosco em nosso telefone:
    ☎ (11) 5083-1818
  • Ou envie sua mensagem em nosso WhatsApp:
    📲 (11) 99866-1107
  • www.vacinadescomplicada.com.br
  • contato@vacinadescomplicada.com

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Fontes: https://oglobo.globo.com/brasil/o-essencial-da-manha-surto-suspeita-de-sarampo-ocorrem-apos-freio-em-vacinacao-no-pais-22853408
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2018/07/05/apenas-um-estado-atinge-meta-de-vacinacao-do-sarampo.htm
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/vacina-contra-sarampo-pode-ser-aplicada-em-adultos-e-criancas-entenda.ghtml
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/07/agencia-lupa-mitos-e-verdades-sobre-o-novo-surto-de-sarampo.shtml

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn