urso

Pega assimétrica: como fazer o bebê mamar sem dor

Breastfeeding baby

Muitas vezes ao amamentar não encontramos uma posição que seja confortável ao mesmo tempo para mãe e bebê. Sentimos dor, ou o bebê não parece abrir a boca direito, ou mesmo ficamos desconfortáveis.

Por isso resolvi fazer esse post. Todos os dias atendo mães com orientação errada da pega. Ou a posição que está ruim. Acreditem, a posição é super importante para uma boa pega! Muitas vezes as mães ficam com tensão muscular nas costas, tendinite, devido a uma má posição!

Às vezes, seguir muitas “regrinhas” não funciona…por isso essas orientações servem como um guia, mas você e seu bebê devem encontram uma forma mais gostosa e prazerosa para mamar.

Coloquei 2 vídeos abaixo, que podem ajudar, veja junto com as orientações. Boa amamentação!

Traga o bebê para perto de você, ao longo do seu antebraço, de forma que o seu queixo esteja tocando a mama. Veja que no vídeo abaixo que a mãe deve segurar a nuca do bebê e não a cabeça! As mães erram o posicionamento ao trazer a cabeça do bebê “enfiada” no peito, de forma que o nariz que encosta a mama e não o queixo!!! Isso não deixará o nariz livre, como deve ser, e a boca acaba abrindo bem menos do que poderia…

Lembre-se que você deve trazer o bebê até o peito, e não levar o peito até o bebê, isso pode deixá-la curvada, toda torta e com uma baita dor nas costas.

O nariz do bebê deve estar na direção oposta do mamilo, mais acima

Toque o mamilo entre o nariz e o lábio superior, isso provocará o estímulo do bebê de abrir bem a boca.

Quando ele tiver com a boca bem aberta, a lingua para fora e para baixo, traga seu bebê ao peito, de forma que o queixo encoste primeiro a mama.

Essa pega profunda e assimétrica faz com que se forme um vácuo entre a mama e a boca do bebê, tornando o movimento extremamente eficiente. Repare que o mamilo e grande parte da aréola alcança o palato mole da boca do bebê, e não deve provocar dor!

  1. Traga o seu bebê com o nariz na direção oposta do mamilo
  2.  Permita que a cabeça do bebê vá ligeiramente para trás. O olhar do bebê ficará na direção do seus olhos.
  3. Quando o mamilo roçar no lábio superior, isso provocará a abertura ampla da boca do bebê
  4. Quando o bebê abrir bem a boca, faça um movimento rápido de trazê-lo até a mama, sempre o mamilo apontado para o céu da boca.
  5. Isso permitirá uma pega profunda e de forma assimétrica.
  6. Quando a pega está correta, o queixo está bem encostado na mama, e o seu nariz está livre.
  7. Lábios evertidos, para fora, com boca “de peixinho”
  8. Bochechas cheias, não encovadas.
  9. A aréola em cima é mais visível do que embaixo
  10. Não tem dor na mamada!

Você consegue visualizar movimentos amplos da boca do bebê, e goles grandes e amplos, com pausas ocasionais para o bebê deglutir. Essas pausas são normais e esperadas enquanto o bebê descansa, e acumula leite na boca para deglutir.

Conforme o tempo de mamada avança, ocorre mais períodos de descanso, e goles amplos, porém mais pausados. O bebê mama mais tranquilo e relaxado.

O bebê pode soltar o peito espontaneamente, ou ficar sugando somente, sem haver muita transferência de leite.

Se você sente dor logo quando o bebê pega o peito, você pode tentar colocá-lo novamente, e se o bebê durante a mamada pegou de forma errada, somente o mamilo, e começou a doer, reposicione-o novamente.

Para retirar o bebê do peito, caso ele não solte espontaneamente, você pode colocar seu dedo mindinho limpo no canto da boca, entre as gengivas, e introduza até sentir a perda do vácuo.

Veja outro vídeo abaixo sobre a pega ASSIMÉTRICA

 

Espero que tenham gostado! Para mais dicas sobre pega correta veja

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) eInstagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Um bjo

Dra Kelly Marques Oliveira

Pediatra e Consultora Internacional de Amamentação

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: Whatsapp (11) 93014-0007

 

6 Comments

  • Pingback: Greve de peito: Meu bebê luta com o peito e não quer mamar, o que fazer? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Greve de peito: como lidar com bebês que recusam o peito | pediatria descomplicada

  • Thalita 21/06/2018 Reply

    Haaaa como você poderia fazer atendimento em Curitiba também
    Suas explicação são sempre tão maravilhosa .

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 22/06/2018 Reply

      Obrigada Thalita quando estiver por SP agende conosco estarei aguardando sua presença!
      um Bjo
      Dra. Kelly

  • Michelle Silva 09/07/2018 Reply

    Minha bebê tem 2 meses e não consigo com que ela faça está pega profunda… Além de não abrir bem a boca, ela sente ânsia toda vez que abocanha parte grande do mamilo… Aí ela vai forçando a cabeça pra deslizar a boca e ficar com uma parte menor só peito na boca.
    Aí durante a mamada ouço os estalos tipo de beijo e as vezes escuto um barulho alto na deglutição que eu acredito que seja ar.
    Será que teria algum problema físico dela que poderia dificultar a pega correta? Ela nasceu bem pequena e a amamentação melhorou um pouco depois do primeiro mês, quando ela cresceu um pouco…. Tenho medo de não corrigir agora é ela se acostumar a mamar assim… Fico pensando quando tiver dentes…

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 10/07/2018 Reply

      Olá Michelle bom dia  Além de Pediatra também sou especializada como consultora internacional de amamentação,  neste caso o interessante é que passe em consulta para que eu consiga ajudar a sanar suas dúvidas e ajudar neste aspecto, uma vez que o Conselho de Medicina recomenda que um médico ou profissional da saúde avalie toda e qualquer situação. caso esteja em SP entre em contato conosco para agendar sua consulta ☎  (11) 5579-9090 e pelo whatsapp(11) 93014-0007

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa