Dicas de inverno: dúvidas comuns para o frio -parte 1

Dicas para o inverno!

O inverno está aí, e com eles algumas preocupações em relação às crianças! É um momento de férias escolares, com viagens e passeios e ao mesmo tempo muito preocupação: quanto devo agasalhar meu bebê e as crianças? Posso usar aquecedor no quarto? Devo evitar lugares fechados? E as doenças respiratórias, como evitar?

Para ajudar as mamães e papais, fiz um apanhado de dúvidas sobre as preocupações que temos com nossos filhotes nessa época do ano…

1. Quanto devo agasalhar meu bebê? Posso usar cobertas?

Brrr!!! Está um frio danado e a vontade que dá é de ficar o dia todo embaixo das cobertas, não é mesmo? O que fazer pros bebês não passarem frio? Pra uma temperatura como a dessa semana, de 11C aqui em São Paulo e com sensação térmica de 5C não tem muito pra onde fugir…Até 1 ano de idade, pelas orientações de seguranca no berço o ideal é não colocar cobertas, e se for usá-las, colocá-las somente uma coberta esticada que se prenda no colchão, para não haver risco de sufocamento. Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é colocar roupas bem quentes no bebê, cobrindo as extremidades e a cabeça, que é o lugar onde o bebê mais perde calor, com toucas e luvas além de climatizar o quarto.

2. Posso usar aquecedor?

Pode-se climatizar o quarto, ou o ambiente que o bebê está com aquecedor, sempre numa temperatura agradável, em torno de 25C. Lembre-se que o aquecedor deve estar a uma certa distância do bebê, cerca de 1 metro, e como o aquecedor resseca o ar, tirando a umidade, pode-se colocar também um umidificador de ar, de preferência aqueles em que é possível regular a porcentagem de umidade do ar, em torno de 60-70%.

3. Porque no inverno pegamos mais infecções respiratórias, como resfriado, pneumonia, crises de bronquite e bronquiolite?

Na verdade, no inverno existe uma maior suscetibilidade a infecções pois as pessoas ficam muito mais em aglomerados e lugares fechados. Os restaurantes ficam mais nos ambiente internos, janelas fechadas, muitas vezes sem circulação de ar adequada. As escolas também acabam deixando as crianças em salas fechadas, bem como em casa e assim por diante…Isso tudo facilita a circulação de bactérias e vírus entre as pessoas. Se alguma criança dentro de uma sala estiver doente, por exemplo, caso esteja tudo fechado, ou mesmo com o ar condicionado ligado, mas sem o filtro adequado, as outras crianças também ficarão doentes.

Para as crianças que tem asma ou bronquite, ou vivem com o peito chiando, no inverno realmente as crises pioram. Isso ocorre devido a vários fatores. Primeiro porque essa época do ano a chance de pegar resfriado ou outras infecções de outras crianças é maior, como coloquei acima, segundo porque o ar mais frio e seco pode realmente desencadear o broncoespasmo, que leva ao edema das vias aereas (brônquios) e o temido chiado no peito. Por isso todo cuidado é pouco e é importante que quem tem essa condição acompanhe direitinho no especialista.  Terceiro porque a a temperatura baixa estimula o nosso corpo a produzir mais secreção, como o muco do nariz, garganta), para lubrificar.

4. Se meu bebê começara tossir e ter febre, o que devo fazer? 

Sobre o assunto de tosse e febre, já escrevi aqui no blog…dá uma olhada lá! Mas adiantando. Febre não é sinônimo de doença grave e nem toda tosse é pneumonia…calma! Comece a fazer algo que ajuda sempre! Faça inalação com soro fisiológico para lubrificar as vias aéreas, e ajudar a expelir o catarro. Lavagem nasal com soro fisiologico também ajuda. Para febre, sempre observe qual o estado geral da criança quando estiver sem febre: Está gemente? Tem desconforto respiratório? Não está aceitando bem a alimentação? A febre é um estado inflamatório do nosso corpo em resposta a microorganismos estranhos, ou o que chamamos de antígenos que nem sempre causam doenças. Consideramos no Brasil febre a partir da medida axilar 37,8C, mas febre alta somente acima de 39C. Sempre que houver dúvida, converse com seu médico.

5. O que posso usar que é bom para tosse? Existe algum xarope para isso (pedido de mãe desesperada, ou nem tanto…)? 

Ok. Entendo o desespero de vocês, de verdade. Criança ou bebê quando tosse não dorme, não dá sossego e os pais também não dormem, ou dorme mal…Mas de uma vez por todas: não existe xarope milagroso para tosse.  A única evidência na literatura é o mel, que pode ser dado puro ou com limão, gengibre, etc para crianças acima de 1 ano.

Agora se seu filho tem asma ou bronquite, ou apresenta desconforto respiratório e está tossindo, e outra história. Converse com seu médico, pois pode ser uma crise de chiado e necessitar medicação específica.

6. Com tanta criança doente por aí, posso sair para passear? 

O frio acaba nos inibindo a sair de casa e fazer qualquer atividade ao ar livre, mas pode-se manter as atividades normais da criança, desde que estejam bem agasalhadas. Com os devidos cuidados dá para aproveitar e muito! O ideal é que bebês muito novos, menores de 3 meses, sempre conversem com o seu pediatra para orientações. Crianças maiores devem se proteger do frio, mas podem e devem fazer alguma atividade de lazer, evitar lugares somente em que não há circulação de ar. Passeios são bem-vindos.

No próximo post escreverei mais dicas dessa estação e peço que vocês mandem as suas dúvidas nos comentários, bem como sugestões para próximos posts!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn