Meu filho não dorme, e agora? – dicas de sono para o bebê

Acho que não tem coisa que afeta mais nossos bebês (e nós também!) do que a dificuldade com o sono. O sono do bebê é muito diferente do dos adultos, e entender melhor como o sono dos bebês funciona irá ajudar a criar um ambiente tranquilo, desde o início. Muitas vezes não sabemos como ajudar os bebês a dormir e acabamos até “atrapalhando” o processo…

Como ajudar o bebê a  dormir e PERMANECER dormindo tranquilamente? Isso é possível?

Algumas técnicas surgiram da experiência contínua de ”colocar” os bebês para dormir e fazer com que eles assim permaneçam tranquilamente, vamos a elas?


Dormir, assim como, comer não é um estado que podemos forçar o bebê a fazer, mas sim algo que deve acontecer naturalmente. Assim, o melhor que podemos fazer é criar um ambiente aconchegante e tranquilo que leve o bebê a esse estado.

Atitude positiva sobre o sono

Um objetivo realista a longo prazo para ser colocado é que o bebê tenha uma atitude saudável sobre o sono, ou seja, que seja um estado agradável de se entrar e um estado seguro de se permanecer. Bebês de até 6 meses precisam dormir bastante, geralmente com intervalo médio de duas horas entre as sonecas, entretanto eles resistem a isso! Mas essa resistência deve ser superada, pois apesar de não desejarem dormir é necessário para seu crescimento e desenvolvimento. A mãe ou cuidador podem ajudar na superação dessa resistência propiciando um lugar tranquilo para dormir, assim como, uma rotina de sono.

 Colocar o bebê para dormir antes que ele fique super cansado evita problemas como os despertares múltiplos a noite ou a exaustão no momento de iniciar o ritual do sono da noite, esse ainda mais importante.

Leia mais sobre as condições para que o bebê tenha um sono seguro!

Seja flexível no momento de colocar o bebê para dormir

Tente desenvolver um estilo que funcione com você e com seu bebê, lembre-se de que nem toda abordagem funciona com todos os bebês! Por isso, sinta-se livre para descobrir qual o ritual e rotina de sono que mais se aproxima com a sua realidade.

Bebês tem um ciclo de sono mais curto, comparado com os adultos, e passam mais tempo em sono leve, o famoso sono REM, este tipo de sono é aquele em que acumulamos conhecimentos, formamos memória e o sono que nos auxilia no aprendizado. Por isso, acordam mais vezes que nós, pois apesar desse soninho ser tão benéfico, é um sono de despertar fácil.

Por isso, seja flexível na hora de por o seu bebê para dormir, lembre-se que nem sempre aquela técnica que sua amiga usa com o bebê dela irá funcionar com o seu, e não espere que o seu bebê durma a mesma quantidade de sono que o filho da vizinha (ele sempre parece dormir mais!). Entenda o seu bebê e respeite o tempo dele.

Ritual de sono

É o conjunto de ações rotineiras que a mamãe realiza, sempre na mesma ordem,  e que sinaliza para o bebê que é hora de dormir. Por exemplo: jantar, banho, mamar, ler um livro, dormir. Outro exemplo: jantar, banho, massagem de shantala, mamar, mamãe/papai põe na caminha, canta uma música e o bebê adormece. Dessa forma, o bebê entende que chegou a hora de dormir, pois ao praticar essas mesmas ações na mesma ordem, mesmo que seja por outra pessoa, transmite ao bebê uma idéia de relaxamento e segurança, e ele compreende que é hora de dormir. O ritual de sono pode ser implementado tão logo os pais estejam adaptados à rotina da casa, após os primeiros dias (insanos) de um bebê recém nascido em casa.

Gostaria de saber as melhores posições para o bebê dormir? Leia Aqui!

As dificuldades com as sonecas

Não tem jeito, as sonecas geralmente são um ponto crítico, pois mesmos bebês que dormem bem a noite, tem dificuldade de fazer sonecas durante o dia…Imagine que durante o dia o bebê está exposto a milhares de estímulos interessantes, e seu cérebro está “bombando” de novas informações, isso é natural que aconteça. Então apesar das dificuldades, tente reduzir toda sua ansiedade com o momento das sonecas, isso pode auxiliar no sono diurno do seu bebê  e fazer com que ele se torne mais frequente e menos cansativo para ambos. Mesmo que o seu bebê chore assim que te ver entrar no quarto, aguente firme, respire e prossiga. Esse quadro de choro é muito comum, principalmente por volta dos 4 meses, os bebês começam a perceber quando vão dormir e não querem, porque desejam estar participando de tudo que a mamãe está envolvida.

Essa situação acaba estressando a mães, de fato, pois já sabem que a ausência de uma soneca pode tornar o fim da tarde e início da noite extremamente cansativos, o que chamamos de efeito vulcão ou “a hora da bruxa”. O bebê na verdade, está tão cansado e exausto, que tem dificuldade de desligar. Pensa num dia de trabalho intenso, super agitado, mas na hora em que você deita na cama e fecha o olho o sono não vem? Isso também acontece com os bebês… Tente fazer assim: o bebê chorou, gritou, ficou zangado, saia do quarto, brinque com ele mais 10 minutos e tente de novo, num outro ambiente também mais calmo. Se possível tenha dois ambientes para a soneca, acostume o bebê em pelo menos 2 ambientes para as sonecas. Quando ele recusar um, tente outro.

 

É difícil? É. É intenso? É. Parece insano às vezes, e nos sentimos como zumbis? Sim. Imagina para um bebê que não sabe dormir, que quer ficar do seu ladinho sem perder nenhum momento. Também é difícil. Mas essa caminhada, todos teremos que trilhar. Espero que as dicas tenham ajudado a noites de sono mais tranquilas, que mais cedo ou mais tarde, virão.

 

Espero que o conteúdo tenha ajudado!

Um grande abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn