urso

Meu bebê está com 2 meses e só falta engolir a mãozinha! E agora?

O que se faz com um bebê de 2 meses que não pega chupeta nenhuma, mas a mão só falta engolir? 🤔

Nada!!! Deixa ele descobrir a mão! Saudável e necessário! 😉

Seu bebê tá entre 2 a 3 meses e tá colocando tudo na boca? Calma! Antes que você ache que é dente nascendo, ou que o menino vai chupar dedo porque está enlouquecido com a mãozinha na boca, pois de repente fica mordendo e chupando as mãos com uma vontade enorme, ou então você acaba colocando a chupeta na boca dele, porque coitado, melhor chupar a chupeta do que o dedo, entenda o que seu bebê quer te mostrar.

Leia mais sobre a chupeta aqui!

Nessa fase os bebês têm uma aquisição muito importante. Eles descobrem as mãos! As vezes eles irão olhar para suas mãozinhas longamente, como se fosse algo incrível (e de fato é mesmo, imagina isso para eles!), outras vezes irão colocar a mão na boca enlouquecidamente, ora um dos dedos das mãos, ora o dedão mesmo, ou a mão toda, para o desespero das mães, as vezes até provocando ânsia (lembra do nosso amigo, o GAG?). Isso é o início da fase oral! A fase oral nada mais e do que o bebê explorar tudo, isso mesmo, tudo, todas as suas novas descobertas, o mundo, texturas, objetos, brinquedos interessantes, outras coisas que não são de comer também, pela boca!

Mas doutora @pediatriadescomplicada, porque isso é tão importante? Gente, fase oral é tudo nessa vida! É através dela que os bebês irão conhecer o mundo por um bom tempo, então fiquem tranquilos, essa fase chega e não vai embora tão logo (costuma ir embora por volta dos 2 anos). É através da boca que o bebê irá descobrir as partes do corpo (que consegue levar a boca, principalmente mãos e pés), o mundo ao seu redor, objetos, brinquedos, aquela sujeirinha no chão, a ração do cachorro…rs, e quando for o momento, os alimentos também. Alguns bebês são mais sensíveis, mais cautelosos. Outros comem até o que não devem…vocês já perceberam isso?

Gostaria de saber mais sobre Introdução Alimentar? Veja aqui!

O que devo fazer então? Preciso ficar higienizando tudo com álcool gel 70%? Lavo as mãos do bebê zilhões de vezes por dia? Peço às pessoas para não pegarem na mão do meu bebê? Calma, você pode até fazer tudo isso, mas sabe o que será o mais importante? Deixe o seu bebê explorar o mundo ao máximo nessa fase! Se você optou por não utilizar a chupeta, ótimo! Não será agora por esse motivo que deverá usá-la. Ah Mas eu tenho pavor que meu bebê chupe o dedo, pois eu mesmo chupei por uns bons anos…

Bom, sempre temos uma escolha, claro! Super entendo essa preocupação, mas preste atenção no seu bebê. Ele leva a mão toda a boca? Tem um padrão específico? Ou algumas vezes é a mão toda, outras somente as costas das mãos, ou um ou 2 dedos? Nesse caso, dificilmente será motivo de preocupação do bebê chupar o dedo. É muito mais a descoberta do que outra coisa.

 

Se seu bebê já usa chupeta (esse post não é pra falar do uso dela, mas se quiser ler mais sobre isso, acesse os posts aqui), não precisa colocar a chupeta na boca do bebê toda vez que ele leva a mãozinha, ou tirar a mão da boca do bebê, ainda que instintivamente para colocar a chupeta. Deixe seu bebê explorar o mundo através da boca. A chupeta, se utilizada com muita frequência, pode atrapalhar essa fase oral, entre outros problemas que ela pode causar (confusão de bicos, problemas dentários, que não é o escopo do post de hoje). Então o recado é: use-a com equilíbrio. Se você não sabe usar com equilíbrio, parece ser muito sempre, não use. Parece uma loucura tirar, mas bebês vivem bem sem a chupeta, prometo. Já os pais, bem, não sei dizer. Rs.

 

Nesse início de fase oral, temos apenas que dar espaço, observar, confiar. Bebês tem instinto, seu cérebro está bombando de informações, ávidos por conhecimento. Deixe-o explorar a mão à vontade, ofereça objetos diferentes, texturas diferentes para que possa sentir com suas mãos, e seus pés, e possa também levá-los a boca.

Texturas diferentes farão com que se familiarizem com elas, e isso também já é um preparo para a introdução alimentar que está por vir. Eu sei, parece longe, mas é um pulo até lá. Acredite. Esse “preparo” de antes será muito importante para uma introdução alimentar de sucesso.

 

Ah! Mas é só por isso? Não, claro que não, são estímulos sensoriais que seu bebê recebe o tempo todo. Quente, frio, macio, áspero, mole, duro, além dos diversos gostos que podem passar eventualmente na boca…ainda que sejam apenas objetos, brinquedos e mordedores. Isso irá ajudá-lo a encarar o mundo. Os estímulos a sua volta. Será importante para várias coisas.

Que informações sensoriais você tem dado ao seu bebê? Você já tentou levá-lo a um parque?

Parece cedo, mas a partir dos 3 meses é interessante estimular o contato com a natureza. Não precisa jogá-lo embaixo da lama, nem deve, ainda…mas um pouco de vitamina “N”, de natureza, será muito bem vindo.

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

>
E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu e-mail. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

7 Comments

  • Val 05/06/2018 Reply

    Maravilhoso esse post,amei

  • Giselle 09/06/2018 Reply

    Olá! Bebês amamentados somente com mamadeira é necessário dar chupeta pela necessidade de sucção? Minha bebê tem dois meses ,devido a uma mamoplastia tive que complementar .tentei de TD, consultoria,fono , tentei dar menos complemento e ela não fazia nada de xixi..não tirei do peito,ela ainda aceita o seio mas tenho receio de largar..
    A chupeta é necessária para suprir necessidade de sucção?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 12/06/2018 Reply

      Imagino o quanto sua dúvida é angustiante, afinal, nossos Pequenos são nossos maiores tesouros… Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina não me permite dar condutas pela internet, pois além de não ser correto, cada paciente é único e é necessário uma avaliação completa para entender o que está acontecendo, e atender com todo carinho e atenção que eles merecem.
      Entre em contato para agendar sua consulta, só ligar no número (11) 5579-9090 ou via whatsapp (11) 93014-0007

      Um bjo

      Dra Kelly

  • Ingrid Oncken 18/06/2018 Reply

    Puxa! Minha bebê está fazendo exatamente isso e eu muito angustiada achando que ela tinha alguma compulsão por chupar dedo kkkk (agora estou rindo de mim mesmo) kkk. Obrigada pelo texto.

  • Djenefer Silva 22/08/2018 Reply

    Doutora, e quando já é uma criança de 1 ano e 6 meses ainda chupando dois dedinhos? O que faço para retirar este hábito?

  • Marianna 10/10/2018 Reply

    Dra., minha bebê completa um mês de vida hoje e já está salivando bastante e levando toda mãozinha à boca. É normal ela já tão novinha estar entrando na fase oral?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 18/10/2018 Reply

      Olá Marianna bom dia,
      Cada bebe é único, então não ha problema algum, sua bebezinha entrar nesta fase antes.
      Um bjo
      Dra Kelly

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa