urso

Tosse: Existe remédio milagroso?

Estamos vivendo mudanças bruscas no tempo, sendo que a chegada do inverno é um dos momentos mais críticos para o surgimento de crianças com quadros agudos de gripes, resfriados, e seus principais sintomas, entre eles a tão temida e incômoda TOSSE!

Nos últimos dias tenho recebido muitos pacientes em meu consultório e sei o quanto é angustiante para os pais ver seus filhos com longos períodos de tosse, lembrando sempre que caso a mesma seja persistente (acima de 10 dias), a consulta a um pediatra é essencial. Essa angústia muitas vezes nos leva a tentar diversas alternativas para minimizar o problema e garantir um maior conforto para nossos pequenos, sendo uma das mais populares o uso dos cremes mentolados (o tão famoso e conhecido Vick Vaporub) e outros xaropes.

Massagem no peito, no pé, na garganta, na base do nariz, na testa……e por aí vai, mas uma dúvida sempre fica: Será que o Vick Vaporub é realmente eficaz no combate à tosse?

Mas e aí?! Os cremes mentolados reduzem ou não a tosse do meu filho?

Recentemente um estudo feito pela Dra. Satya D. Narisety, do Wake Forest University  mostrou que não necessariamente! O que o Vick Vaporub, e os demais cremes mentolados disponíveis no mercado fazem é acionar receptores frios no nariz e nas vias aéreas superiores, onde você sente a temperatura e o cheiro, dando ao organismo uma falsa sensação de desobstrução (seu cérebro é enganado com a informação de que não existe mais a congestão local, quando na realidade, fisicamente nada aconteceu).

Além disso, estudos científicos evidenciam que a cânfora, presente nos cremes mentolados é um elemento bastante perigoso para crianças com idade inferior a 2 anos de idade, uma vez que o mesmo pode auxiliar no desencadeamento de convulsões, entre outros eventos adversos secundários (a verdade é que para crianças com idade inferior a 2 anos de idade, pouquíssimos remédios, cremes e demais substâncias são recomendadas!)

Leia mais sobre os cuidados relacionados ao uso de cremes mentolados nas crianças!

E qual é a melhor solução?

Mais importante do que propriamente utilizar um medicamento ou creme para o alívio dos sintomas da gripe e resfriado é tratar a causa raíz destes: a doença. Alergias sazonais, inflamação, infecções virais ou infecções bacterianas são apenas alguns dos possíveis culpados e a adoção de medidas preventivas são fundamentais par a garantia do bem-estar do seu bebê, portanto aqui vão algumas dicas simples:

  • Evitar expor seu filho pequeno a ambientes de grande aglomeração (nós nunca conseguimos saber quais tipos de doença estão sendo veiculados nestes locais, sendo que muitas delas possuem formas de transmissão simples pelas vias aéreas);
  • Não se expor a ambientes de grande aglomeração para que você não se transforme em um transmissor de doenças respiratórias;
  • Evitar a exposição
  • No caso da gripe, o melhor meio de prevenção é a vacinação. Atualmente existem dois tipos de vacina contra a gripe, a trivalente (que protege contra três CEPAS do vírus Influenza) e a quadrivalente (que protege contra uma CEPA adicional do vírus). É importantíssimo tomar a vacina contra a gripe anualmente pois este vírus tem uma capacidade muito grande de mutação.

Conheça mais sobre a vacina contra o vírus da gripe!

Para o alívio dos sintomas e para auxiliar na recuperação, algumas pequenas dicas também são importantes:

  • Tosse é bem ruim, desconfortável, e incomoda pra caramba, mas é SUPER importante para expelir secreções! É com a tosse eficaz que conseguimos eliminar o catarro do peito e ajuda a melhorar o processo de recuperação. Crianças não tossem com tanta eficácia, então o processo pode demorar mais, e por isso é tão importante fazer a inalação com soro fisiológico e a fisioterapia respiratória é extremamente bem vinda para ajudar a expelir o catarro.  Isso ajuda bastante a eliminar as secreções.
  • Tosse seca e irritativa sobretudo incomoda bastante, e você pode usar um expectorante (receitado pelo médico) para ajudar a melhorar o incômodo. Existem alguns xaropes naturais caseiros que podem ser feitos, e xaropes a base de mel, limão, folha de guaco são ótimos.
  • Mel para maiores de 1 ano é MARAVILHOSO, e uma das poucas coisas que tem EVIDÊNCIA CIENTÍFICA de melhora da irritação que a tosse causa, comparado com todos esses xaropes pra tosse que encontramos na farmácia. Dependendo a idade, 1 colher de chá ou sobremesa 3x ao dia é o suficiente.
  • É MUITO importante tomar bastante líquido! Lembre-se que a via aérea também precisa ser hidratada, e o desconforto causado pela tosse alivia com a ingesta hídrica. Além disso, a tosse, a febre e o esforço respiratório faz com que aumente a perda de água do nosso corpo. Dê um tempo para seu corpo recuperar.
  • Lavar o nariz e fazer inalação exaustivamente durante o dia ajuda MUITO, mas tem que ser durante o dia todo! A secreção que for eliminada durante o dia, fará com que a noite seja melhor, caso contrário a secreção acumulará durante o dia e será pior a noite! Pode-se usar a seringa com soro fisiológico, sprays nasais (dê preferência aos de jato contínuo), e use o aspirador nasal para tirar o excesso de secreção, preferindo os que você aspira com a boca e controla a força de sucção. Não aspire mais do que 3 vezes ao dia para não machucar a mucosa do bebê.

Dica: Caso o mentol seja uma forma de alívio para o seu filho (e existem casos comprovados em que ele de fato ajudou), recomenda-se apenas que o mesmo seja aplicado a uma distância segura da face (exemplo das massagens no peito da criança).

Gostou deste post? Vamos compartilhar para ajudar outras pessoas que estão precisando destas informações!

Espero que essas informações ajudem vocês e melhoras pra todos e para nossas crianças! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

 

Fonte: http://www.wakehealth.edu/News-Releases/2009/Popular_Cold_and_Cough_Treatment_May_Create_Respiratory_Distress_in_Young_Children.htm

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa