Dicas pra tosse e resfriado

Estamos em pleno outono, e sabemos que nessa época é muito mais frequente os episódios de resfriados, tosses e afins…não é fácil mesmo! Eu acabei ficando gripada também, no meio de uma semana super atribulada e cheia de atividades….me obriguei a desmarcar pacientes, e cuidar de mim!

Com essa “gripe”aprendi algumas coisas interessantes, ao tentar me colocar no lugar dos meus pacientinhos e entender como eles se sentem nesse período. Olha só as dicas para esse período:

1.Tosse é bem ruim, desconfortável, e incomoda pra caramba, mas é SUPER importante para expelir secreções! É com a tosse eficaz que conseguimos eliminar o catarro do peito e ajuda a melhorar o processo de recuperação. Crianças não tossem com tanta eficácia, então o processo pode demorar mais, e por isso é tão importante fazer a inalação com soro fisiológico e a fisioterapia respiratória é extremamente bem vinda para ajudar a expelir o catarro.  Isso ajuda bastante a eliminar as secreções.

2. Tosse seca e irritativa sobretudo incomoda bastante, e você pode usar um expectorante (receitado pelo médico) para ajudar a melhorar o incômodo. Existem alguns xaropes naturais caseiros que podem ser feitos, e xaropes a base de mel, limão, folha de guaco são ótimos.

3. Mel para maiores de 1 ano é MARAVILHOSO, e uma das poucas coisas que tem EVIDÊNCIA CIENTÍFICA de melhora da irritação que a tosse causa, comparado com todos esses xaropes pra tosse que encontramos na farmácia. Dependendo a idade, 1 colher de chá ou sobremesa 3x ao dia é o suficiente.

Sobre o uso do mel para tosse. 

4. É MUITO importante tomar bastante líquido! Lembre-se que a via aérea também precisa ser hidratada, e o desconforto causado pela tosse alivia com a ingesta hídrica. Além disso, a tosse, a febre e o esforço respiratório faz com que aumente a perda de água do nosso corpo. Dê um tempo para seu corpo recuperar.

5. A tosse incomoda os pequenos a ponto de ficar doendo a região do abdome, das costelas e as costas. A dor é muscular e por isso quando o bebê/ criança tosse, ela chora também, além de atrapalhar o sono. Isso acontece com a gente, que dirá os bebês!

6. A noite TUDO piora mesmo, porque há a queda de temperatura e a criança fica na posição deitada, o que faz com que a secreção nasal e em cavidades orais acumulem secreção e provoquem o reflexo da tosse.

7. Lavar o nariz e fazer inalação exaustivamente durante o dia ajuda MUITO, mas tem que ser durante o dia todo! A secreção que for eliminada durante o dia, fará com que a noite seja melhor, caso contrário a secreção acumulará durante o dia e será pior a noite! Pode-se usar a seringa com soro fisiológico, sprays nasais (dê preferência aos de jato contínuo), e use o aspirador nasal para tirar o excesso de secreção, preferindo os que você aspira com a boca e controla a força de sucção. Não aspire mais do que 3 vezes ao dia para não machucar a mucosa do bebê.

Leia mais sobre como fazer lavagem nasal 

8. Dormir com o decúbito elevado (deixar a criança ficar mais sentadinha) ajuda a melhorar o incômodo que a tosse/secreção causa). Você pode colocar um travesseiro anti-refluxo ou elevando o colchão. Atenção: não use travesseiro embaixo da cabeça do bebê, mas sim embaixo do colchão.

9. A tosse é uma das PRIMEIRAS coisas que aparece numa infecção, e a ÚLTIMA que vai embora, podendo demorar 1 mês para passar completamente! Muita calma, paciência e atenção aos sinais de alarme!

Leia mais sobre tosse

10. Criança prostrada na ausência de febre ou qualquer sinal de desconforto respiratório, o médico DEVE avaliar! Fique de olho e  caso você tenha dúvida, leve ao médico.

Leia sobre sinais de alarme na criança 

11. Febre incomoda e deixa a gente mole, com o corpo e cabeça doloridos, mas principalmente na descida e na subida da febre que esse incômodo acontece. Só medique para febre se seu filho estiver prostrado. Caso esteja com febre e bem, não há necessidade!

Leia mais sobre febre 

Espero que essas informações ajudem vocês e melhoras pra todos e para nossas crianças! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima