urso

A Importância do Ritual Noturno para o Sono do Bebê

O sono é algo essencial à vida, e muitas vezes acabamos por deixar de lado esse tópico tão importante na vida dos nossos filhos, ou então quando chegamos à exaustão, aí então acabamos nos dando conta que o sono precisa ser levando em conta diante de toda a rotina agitada dos bebês e das crianças. Vivemos na era da tecnologia, das telas e dos brinquedos que estimulam a criança e acabamos por atrapalhar o chamado “ritual de sono” de um bebê que precisa tanto relaxar, reduzir o ritmo e saber colocar o próprio cérebro para trabalhar a noite, enquanto dormimos!

Hoje vamos falar um pouco sobre a importância de organizar um ritual de sono para a criança, pois isso é fundamental para a criança conseguir relaxar e dormir. Sem saber, muitas vezes acabamos por atrapalhar esse processo. Veja o post escrito pela psicóloga e consultora de sono Maria Cecília.

Praticamente todos os especialistas em sono infantil concordam com uma coisa: todos os bebês e crianças precisam de uma rotina previsível para dormir. Isso deve começar já com os pequeninos de 6 semanas de vida, e é importante até os anos escolares!

Uma sequência de atividades tranquilas antes da hora de dormir é capaz de mudar o estado do cérebro de “alerta” para “sonolento”. O ritual pode incluir leitura de histórias, banho, músicas de ninar, orações. Precisamos preparar o cérebro e o corpinho pra descansarem antes de o relógio bater a hora de dormir. Todos nós precisamos de um tempo para desacelerar! Então, aproximadamente 60 minutos antes da hora de dormir, é importante desligar os aparelhos eletrônicos (televisão, tablet, celular) e reduzir o ritmo da casa. Devemos evitar brincadeiras estimulantes, guerra de travesseiros, histórias de terror, cócegas e agitação.

Para organizar o ritual noturno do seu filho, determine uma sequência previsível de atividades que você pode seguir consistentemente, na mesma ordem, (quase) todas as noites – quase porque é impossível conseguir fazer qualquer coisa simplesmente todos os dias! Seu bebê ficará mais relaxado se souber o que vem a seguir. E quanto mais relaxado ele ficar, maior a probabilidade de adormecer mais rapidamente. Se a cada noite o processo de pré-cama é diferente, não enviamos o sinal de que o dia está chegando ao fim e que o corpo deve começar a relaxar e se preparar para ir dormir. Quando o ritual noturno é feito corretamente e se torna parte da rotina, o seu filho provavelmente começará a ficar sonolento durante o ritual, porque ele estará associando certas ações com o ato de adormecer.

Entenda porque o sono é tão importante para os bebês!

Certifique-se de que o ambiente de sono esteja ideal (temperatura agradável, escuro, silencioso) e tente realizar sua rotina de dormir com pouca iluminação para facilitar a transição para o relaxamento e o sono. Em geral, incentivo os pais de bebês a manterem os rituais noturnos curtos e concisos, durando em média 20 minutos. Priorize esse tempo, e ignore o celular e outras distrações. Quando o ritual acabar, mude para o “modo noturno”: calmo, quieto e entediante. As luzes estão apagadas e o ambiente não se alterará até o amanhecer.

Confira estas dicas para a construção de um ambiente que promova o sono seguro.

Um dica importante sobre o ritual noturno: ele deve ocorrer no quarto onde seu filho dorme. Exceto pelo banho, é claro, tudo deve ser realizado dentro do quarto! Então, nada de ler a historinha no sofá da sala! Mas, já que falamos de banho, deixo registrado que nem todo ritual noturno precisa ter o banho como atividade! Se para a sua dinâmica familiar é mais fácil dar o banho pela manhã, ou o bebê já toma banho na creche, não há necessidade de incluir essa etapa no ritual. Além disso, existem bebês que em vez de relaxar, ficam muito agitados durante e após o banho. Para esses bebês, não faz sentido colocar essa atividade no ritual noturno.

Não podemos esquecer o ritual noturno deve ser iniciado antes da hora ideal do bebê dormir. Um erro bastante comum é esperar o bebê estar cansado para então dar o banho, ler uma história e dar boa noite. Isso significa que, ao final do ritual, o bebê estará irritado e agitado, em vez de sonolento e relaxado. Por isso é imprescindível compreender os padrões de sono do seu filho e qual a melhor hora de iniciar o ritual.

Maria Cecília Mattos

Psicóloga Clínica (PUC-Rio) com formação em Psicologia Perinatal, Consultora do Sono Infantil (International Maternity and Parenting Institute & Instituto Assessoria Mamãe) e Consultora Materna. Fundadora e idealizadora da Maternidade no Divã.

A Maria Cecília atende em nosso Espaço Médico Descomplicado. Venha e conheça como podemos cuidar da sua saúde e de sua família!

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”)

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

4 Comments

  • Marta 25/04/2018 Reply

    Meu bebê dorme muito cedo e por esse motivo acorda muito cedo! Já tentei adiar esse horário e funcionou ele dormiu até mais tarde mas fica super irritado quando faço isso e acaba que sai da rotina pq ele não consegue seguir todo dia. O que eu posso fazer ?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 02/05/2018 Reply

      Ola Marta neste caso indico uma consultora do sono, ela irá te ajudar neste aspecto, inclusive, temos uma consultora do sono aqui em nossa clinica e tem um ótimo trabalho todas as mães adoram ela, entre em contato conosco para agendar sua consulta ?  (11) 5579-9090 e pelo whatsapp??(11) 93014-0007

  • Ana Carolina 25/04/2018 Reply

    Obrigada pelas dicas, todos os posts são maravilhosos!

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 02/05/2018 Reply

      Olá Ana Carolina, Obrigada pelo carinho. <3
      um bj
      Dra. Kelly

Deixe uma resposta

Faixa