Bronquiolite: Como tratar?

tosse bebe, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, bronquiolite, pediatra são paulo

Tratamento da bronquiolite

Vimos que a bronquiolite é uma doença das vias aéreas inferiores que acomete os bronquíolos, causando inflamação e consequentemente dificuldade para respirar, principalmente em bebês menores de um ano. É causado por vírus respiratórios como o vírus sincicial respiratório, rinovírus ou vírus da influenza por exemplo.

Uma vez entendendo a doença, o que ela provoca, quais são os sinais de alerta da bronquiolite,e como prevenir a bronquiolite, vamos entender como é feito o seu tratamento, e medidas que podemos fazer em casa para ajudar a aliviar o incômodo que ela causa.

É importante destacar que se houver algum sinal de alerta, ou dúvida quanto ao estado geral da criança o médico deverá ser consultado! O atraso em levar ao médico pode levar à piora do quadro clínico e a consequências graves.

Água para hidratação 

Bronquiolite existe um aumento das perdas insensíveis de água, devido ao aumento da frequência respiratória, a febre, e a própria baixa ingesta de água pode levar a criança à desidratação, piorando ainda mais o quadro respiratório. Por isso ofereça mais água e líquidos em geral para o seu pequeno. Se o bebê mama no peito, amamente com mais frequência.

Para aliviar a respiração, faça inalação!

A inalação com soro fisiológico é fundamental no tratamento da bronquiolite, e deve ser usada para umidificar as vias aéreas e ajudar a eliminar as secreções. Quanto mais vezes fizer melhor, por isso mamãe não economize. Dá muito trabalho mas ajuda!

Nariz: mantenha-o livre, leve e solto

A obstrução nasal faz parte dos sintomas da bronquiolite, e pode incomodar bastante. Os bebezinhos, principalmente os menores de três meses respiram predominantemente pelo nariz e não sabem respirar pela boca! Imagina a falta de ar que só o nariz entupido causa…Para melhorar esse sintoma, a lavagem nasal com soro fisiológico é super eficaz, e deve ser feita muitas e muitas vezes…
Ao longo do dia jogar soro fisiológico nasal com seringa, conta gotas ou em jato, no mínimo 10 vezes ao dia!

Existe também a solução salina nasal hipertônica, e pode ser usada também, porém menos vezes ao dia, pois é mais irritativa. Ela ajuda a retirar a secreção do nariz junto com o soro fisiológico. Você encontra em farmácia na apresentação de cloreto de sódio a 3%.

Sugadores nasais

São aparelhos que sugam o catarro, usado principalmente nos bebês e nas crianças pequenas, que não conseguem assoar o nariz, nem jogar o catarro para fora. Como a obstrução nasal é algo que piora os sintomas, além de acumular secreção e levar a proliferação das bactérias, é muito útil nessa situação.

A frequência não deve ser como a lavagem com soro fisiologico, pois pode provocar edema (inchaço) da própria mucosa do nariz, levando a mais obstrução. Lembre-se que a mucosa do nariz da criança é mais delicada. Por isso você deve usar em média 4 vezes ao dia.

Inalação hipertônica

A inalação hipertônica nada mais é do que a concentração de sódio a 3%, ao invés de 0.9% como é no soro fisiológico. O princípio de ação é mecânico, pois o sódio mais concentrado “puxa” mais água de dentro da célula, e consegue tirar mais a secreção dos pulmões. Por ser mais concentrada, pode aumentar a tosse, que é o mecanismo que o nosso corpo utiliza para eliminar essas secreções. Infelizmente não existem soluções prontas no mercado para inalações hipertônica, e não deve ser usado de rotina, somente sob prescrição médica.

Broncodilatadores

Os broncodilatadores nada mais são que medicamentos realizados na inalação que ajudam a relaxar a musculatura dos brônquios, diminuindo o desconforto respiratório. São também muito utilizados no tratamento da Asma e Bronquite. 

O uso do salbutamol (Aerolin®) e do fenoterol (Berotec®) pode ser usado na bronquiolite, mas somente sob prescrição estrita do médico. Ele tem ação vasodilatadora brônquica, ou seja, melhora o edema dos brônquios causados pelo processo inflamatório.
A adrenalina inalatória também demonstrou benefício, devido ao seu efeito de broncodilatador e vasoconstritor, porém deve ser feita em ambiente hospitalar.

O Ipratrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico com efeito broncodilatador,  também pode ser usado no tratamento da bronquiolite.

Corticóide: sim ou não?

Conhecido popularmente como prednisolona, Predsin® ou Prelone®, e usado erroneamente e de forma indiscriminada como “xarope para tosse”, o corticóide oral não deve ser usado sem indicação precisa feita pelo médico.
O seu uso não é indicado de rotina nos pacientes com bronquiolite, pois a maioria dos estudos não demonstrou benefício para o tratamento da bronquiolite. Um estudo recente do British Medical Journal, demonstrou que o uso da dexametasona associado a inalação com adrenalina reduziu os dias de internação dessas crianças com bronquiolite, porém não houve evidência somente com o corticóide isolado.

O uso de corticoide inalatório também não se mostrou eficaz para tratar a doença, nem para prevenir a reação inflamatória que a bronquiolite causa a longo prazo.

Antivirais

Oseltamivir ou ribavirina tem indicações precisas e deve ser prescrito pelo médico. Não faça nunca auto – medicação nem medique seu filho sem antes falar com o pediatra.

 

Deixem abaixo comentários, dúvidas e sugestões!

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Outros posts que você pode gostar de ler:

Referências Bibliográficas

  • Diagnosis and Management of Bronchiolitis. Subcommittee on Diagnosis and Management of Bronchiolitis. Pediatrics 2006;118;1774
  • High Volume Normal Saline Alone Is as Effective as Nebulized Salbutamol-Normal Saline, Epinephrine-Normal Saline, and 3% Saline in Mild Bronchiolitis. Pediatr Pulmonol. 2010; 45:41–47
  • Steroids and bronchodilators for acute bronchiolitis in the first two years of life: systematic review and meta-analysis
Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn