Como oferecer água para o bebê – Dicas imperdíveis

Estamos quase nos despedindo do verão e os últimos dias dele têm sido bem característicos. Está muito quente e crianças podem desidratar facilmente no calor. Para hidratá-las nada melhor do que água! Já falamos sobre quando oferecer água, mas você já sabe o quanto de água elas devem ingerir por dia? E como oferecer?

A ingesta necessária de água pode variar entre 30 a 40ml por kg, valendo também para bebês. É importante oferecer água sempre para as crianças, principalmente se ainda não sabem pedir. Um bom parâmetro para saber se essa ingesta está sendo suficiente é o xixi ser claro e abundante.

Bebês pequenos precisam mamar mais e podem ficar irritados também com o calor! Por isso, atenção! Não os agasalhe demais e ofereça água à vontade, caso já estejam tomando-a! Mas lembre-se que, até 6 meses, bebês em aleitamento materno exclusivo não precisam de água, mas sim de muito leite materno!

Mas como devo oferecer água?

Aqui vão algumas dicas:

  • Copo 360: uma alternativa para oferecer água no copo! Bebês não sabem o que fazer com o bico de borracha, principalmente se mamam no peito, e também não precisa dar outro bico para o bebê que não o peito, certo? É interessante, pois simula um copo normal, aberto, porém não tem o risco de derramar, então é bem legal para oferecer água quando estamos fora de casa e nos passeios.

  • Copos de transição: existem inúmeros copos, bico rigido, com alça, sem alça, copo de bico de silicone. É interessante testar vários e diferentes, pois o bebê pode ter dificuldade de aceitação logo no início. 😉

  • Outros copinhos de transição também podem ser usados, como o copo de transição com canudo ou aberto e o de pinga clássico. Lembre-se de tirar a válvula! Ela é desnecessária.
Bernardo e Sophie se refrescando! 🙂

É importante deixar o bebê explorar esse novo brinquedo e descobrir que dá para tomar água, porque quando a criança começa a comer, a água é necessária para um melhor funcionamento do intestino. Traduzindo: quando a criança começa a tomar melhor a água, o intestino não fica tão preso! O 💩 é sucesso!😂

Será que o Tyler gosta de água? : )

Lembre-se que essa adaptação intestinal à comida é natural e inerente dessa fase. Imagine que você nunca comeu nada diferente de leite (materno ou fórmula) e de repente começa a comer várias coisas diferentes! O intestino com certeza vai sentir. Isso também acontece com os bebês naquela primeira fase dos 3 meses, lembra? As famosas cólicas. Então com a introdução alimentar, o intestino também precisa se readaptar.

Então ofereça ÁGUA À VONTADE assim que seu bebê começar a comer, por volta dos 6 meses, certo?

Outra dica para ajudar o intestino a funcionar melhor é a famosa água de ameixa: ferver água com algumas ameixas secas, esperar esfriar e oferecer essa água ao bebê! É sucesso também! 😉

E ainda outras dica pro intestino funcionar melhor é colocar um fio de azeite extra virgem por cima da comidinha do bebê, ou até uma quantidade maior que essa. E aposte também em frutas que ajudem o intestino a soltar, como ameixa, laranja, abacate, mamão, manga etc.

Informação importante: nesses copinhos você pode também tentar oferecer leite materno ordenhado na amamentação e volta ao trabalho. Já tem post no blog sobre o assunto!

É ótimo se refrescar quando estamos com sede, não é, Cecília?

O copo aberto, de pinga, também pode ser utilizado, com auxílio da mãe, para o bebê tomar água. Esse é aquele copinho que usamos também para oferecer leite materno quando o bebê é ainda recém nascido.

É importante ter muita calma, paciência e persistência, pois imagine que seu bebê está acostumado com o leite somente, seja materno ou fórmula infantil, e isso é algo novo para ele! Muitas vezes a grande questão é aprender a usar o copinho, e o gosto novo da água. Leva um tempo.

Alguma dica para ajudar o bebê a tomar água? E pro intestino funcionar melhor nesse começo?
Conta pra gente aqui! A sua dica pode ajudar alguém!

Dra Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergista e Imunologista e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC)

CRM 145039

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn