urso

Como oferecer água para o bebê – Dicas imperdíveis

Estamos quase nos despedindo do verão e os últimos dias dele têm sido bem característicos. Está muito quente e crianças podem desidratar facilmente no calor. Para hidratá-las nada melhor do que água! Já falamos sobre quando oferecer água, mas você já sabe o quanto de água elas devem ingerir por dia? E como oferecer?

A ingesta necessária de água pode variar entre 30 a 40ml por kg, valendo também para bebês. É importante oferecer água sempre para as crianças, principalmente se ainda não sabem pedir. Um bom parâmetro para saber se essa ingesta está sendo suficiente é o xixi ser claro e abundante.

Bebês pequenos precisam mamar mais e podem ficar irritados também com o calor! Por isso, atenção! Não os agasalhe demais e ofereça água à vontade, caso já estejam tomando-a! Mas lembre-se que, até 6 meses, bebês em aleitamento materno exclusivo não precisam de água, mas sim de muito leite materno!

Mas como devo oferecer água?

Aqui vão algumas dicas:

  • Copo 360: uma alternativa para oferecer água no copo! Bebês não sabem o que fazer com o bico de borracha, principalmente se mamam no peito, e também não precisa dar outro bico para o bebê que não o peito, certo? É interessante, pois simula um copo normal, aberto, porém não tem o risco de derramar, então é bem legal para oferecer água quando estamos fora de casa e nos passeios.

  • Copos de transição: existem inúmeros copos, bico rigido, com alça, sem alça, copo de bico de silicone. É interessante testar vários e diferentes, pois o bebê pode ter dificuldade de aceitação logo no início. 😉

  • Outros copinhos de transição também podem ser usados, como o copo de transição com canudo ou aberto e o de pinga clássico. Lembre-se de tirar a válvula! Ela é desnecessária.

Bernardo e Sophie se refrescando! 🙂

É importante deixar o bebê explorar esse novo brinquedo e descobrir que dá para tomar água, porque quando a criança começa a comer, a água é necessária para um melhor funcionamento do intestino. Traduzindo: quando a criança começa a tomar melhor a água, o intestino não fica tão preso! O 💩 é sucesso!😂

Será que o Tyler gosta de água? : )

Lembre-se que essa adaptação intestinal à comida é natural e inerente dessa fase. Imagine que você nunca comeu nada diferente de leite (materno ou fórmula) e de repente começa a comer várias coisas diferentes! O intestino com certeza vai sentir. Isso também acontece com os bebês naquela primeira fase dos 3 meses, lembra? As famosas cólicas. Então com a introdução alimentar, o intestino também precisa se readaptar.

Então ofereça ÁGUA À VONTADE assim que seu bebê começar a comer, por volta dos 6 meses, certo?

Outra dica para ajudar o intestino a funcionar melhor é a famosa água de ameixa: ferver água com algumas ameixas secas, esperar esfriar e oferecer essa água ao bebê! É sucesso também! 😉

E ainda outras dica pro intestino funcionar melhor é colocar um fio de azeite extra virgem por cima da comidinha do bebê, ou até uma quantidade maior que essa. E aposte também em frutas que ajudem o intestino a soltar, como ameixa, laranja, abacate, mamão, manga etc.

Informação importante: nesses copinhos você pode também tentar oferecer leite materno ordenhado na amamentação e volta ao trabalho. Já tem post no blog sobre o assunto!

É ótimo se refrescar quando estamos com sede, não é, Cecília?

O copo aberto, de pinga, também pode ser utilizado, com auxílio da mãe, para o bebê tomar água. Esse é aquele copinho que usamos também para oferecer leite materno quando o bebê é ainda recém nascido.

É importante ter muita calma, paciência e persistência, pois imagine que seu bebê está acostumado com o leite somente, seja materno ou fórmula infantil, e isso é algo novo para ele! Muitas vezes a grande questão é aprender a usar o copinho, e o gosto novo da água. Leva um tempo.

Alguma dica para ajudar o bebê a tomar água? E pro intestino funcionar melhor nesse começo?
Conta pra gente aqui! A sua dica pode ajudar alguém!

Dra Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergista e Imunologista e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC)

CRM 145039

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

13 Comments

  • Filipa 16/03/2018 Reply

    Dra.. A água deve ser fervida, mesmo sendo engarrafada?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 20/04/2018 Reply

      Olá Filipa neste caso não precisa.
      Um bjo

      Dra Kelly

  • Fernanda 16/03/2018 Reply

    Eu sempre tomei água com a minha bebê no colo. Com 5 meses eu já comecei a encostar o copo de vidro na boca dela, simulando que ia dar pra ela beber, pra ela ir se acostumando com a textura do copo, porque eu também estava treinamento dar leite materno no copinho de pinga. Quando ela finalmente aprendeu a tomar leite no copinho, experimentei dar água também, já estava com quase seis meses. Ela tomou e gostou!!! Agora quando tomo água com ela no colo ela fica puxando meu copo, querendo tomar também. Acredito que os bebês aprendem muito por modelação, e por isso estou consumindo alimentos mais saudáveis nessa fase da introdução alimentar. Mas é importante persistência e paciência, precisei tentar várias vezes dar o leite no copinho de pinga, quando eu tava desistindo e já ia comprar o copo de transição ela tomou. Com a água foi mais fácil porque ela já estava habituada ao copo.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 20/04/2018 Reply

      Olá Fernanda boa tarde, que ótimo sua bebê realmente é muito esperta e a senhora soube realizar da forma certa essa iniciação no copo com muita paciência e persistência.
      Um bjo

      Dra Kelly

  • Jessica 04/05/2018 Reply

    Ola Dra. Kelly,
    por morar nos EUA e a licença maternidade aqui ser somente 8 semanas, minha bebe nao está sendo amamentada exclusivamente com leite materno – sofro por isso. Complemento com fórmula duas vezes ao dia (90 ml de formula uma no meio da noite e uma durante o dia e 120 ml de leite materno 2x ao dia e peito desde que chego em casa ate ela ir dormir), pois não tenho leite suficiente para estoque para que ela possa ter somente leite materno. Com isso tenho dúvidas se posso introduzir água e comida pastosa a partir dos 5 meses. A pediatra aqui deu sinal verde para introduzir a alimentacao com 4 meses – ela esta com 4 meses – porém quero manter minha bebe no leite materno e fórmula até os 6 meses. Com a chegada do verão e está muito quente por aqui, fico na dúvida se posso ou devo hidrata-la com água.
    Desde já agradeço pela atenção!
    Bjos

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 04/05/2018 Reply

      Olá Jessica bom dia, é realmente uma pena, mas minhas orientações seguem as mesmas Introdução alimentar após os 6 meses, mas se o Médico de confiança autorizou aos 5 meses, realmente vai do seu bom senso. Em relação a água pode sim ser oferecido até por que seu bebe toma fórmula e acaba sendo muito indicado.

  • Jessica 04/05/2018 Reply

    Obrigada Dra. Kelly!
    Infelizmente o sistema de consulta com pediatras aqui é diferente, então toda vez que temos consulta, vemos um pediatra diferente e por isso é dificil tomar decisões.
    Mas felizmente temos profissionais da saúde, assim como você, que disponibilizam informações importantes e com isso nos ajuda na tomada de decisões.
    Muito obrigada!

  • Denise 17/12/2018 Reply

    Olá Dra! Gostaria de saber se a recomendação de 30 a 40ml por kg vale contando com a ingestão de fórmula? Ou essa recomendação é exclusivamente para água?
    Obrigada!

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 22/12/2018 Reply

      Imagino o quanto sua dúvida é angustiante, afinal, nossos Pequenos são nossos maiores tesouros… Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina não me permite dar condutas pela internet, pois além de não ser correto, cada paciente é único e é necessário uma avaliação completa para entender o que está acontecendo, e atender com todo carinho e atenção que eles merecem.
      Entre em contato para agendar sua consulta, só ligar no número (11) 5579-9090 ou via whatsapp (11) 93014-0007

  • Nathy 21/12/2018 Reply

    Comecei a dar água no copinho de treinamento. No começo ela gostou muito. Mas agora quando toma, enche a boca e depois põe quase toda água pra fora! Será que é melhor no copinho de pinga? Outro dia funcionou. Mas não tomou mais que um copo depois da refeição. Em que momentos devemos oferecer durante o dia? Antes de mamar pode dar? Obrigada! <3

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 22/12/2018 Reply

      Imagino o quanto sua dúvida é angustiante, afinal, nossos Pequenos são nossos maiores tesouros… Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina não me permite dar condutas pela internet, pois além de não ser correto, cada paciente é único e é necessário uma avaliação completa para entender o que está acontecendo, e atender com todo carinho e atenção que eles merecem.
      Entre em contato para agendar sua consulta, só ligar no número (11) 5579-9090 ou via whatsapp (11) 93014-0007

  • Gisele Caetano 19/07/2019 Reply

    Olá. Minha bebê sempre dá uma engasgadinha na hora de beber a água que sirvo no copinho aberto de vidro. Inclino muito pouco o copo e deixo a água apenas tocar na boquinha, eu não viro direto na boca. É normal mesmo assim ela engasgar?

    • Sac Blog 29/07/2019 Reply

      Olá mãe, boa tarde

      Muito obrigada pelo envio da mensagem. No entanto, existem assuntos que não podemos avaliar por meios virtuais uma vez que cada paciente é único e devemos tratar de forma individualizada. O Conselho de Medicina recomenda que um médico ou profissional da saúde avalie toda e qualquer situação. Recomendo que marque uma consulta com o médico de confiança.

      Um bjo,
      Dra Kelly.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faixa