Quais são os sinais de fome do bebê e quando devo me preocupar?

Você tem ideia de quanto seu bebê mama? Será que seu leite está sendo suficiente? Como saber quando ele NÃO está mamando bem? 

O bebê recém nascido nasce e muitas vezes está muito sonolento, ou chora a todo momento, mas será que é fome? Quando devo me preocupar? E mesmo quando o bebê não é recém nascido, queremos saber também, né?

Veja aqui bebê agitado no peito

Escrevi na primeira e a segunda  parte do post alguns parâmetros importantes que podemos avaliar, como ganho de peso, xixi ou cocô e avaliação da mamada. Acesse também! Hoje vamos falar um pouco sobre alguns sinais indiretos que a mãe pode e deve observar  no seu próprio corpo e em seu bebê.

Agora…pensando por outro lado..como saber se meu bebê está com fome? Quais são os sinais de alarme que devo ficar atenta? Quando saber se o bebê não está mamando adequadamente? Veja no post de hoje!

Leia mais sobre como saber se o bebê está mamando bem 

Saiba interpretar os sinais do bebê

É importante ainda saber interpretar alguns sinais de fome do bebê, que podem ser muito sutis a princípio, mas uma observação atenta é capaz de identificar! Veja:

Sinais de fome do bebê: 

  • Inquietação aparente;
  • Vira o rosto para os lados, abrindo a boca;
  • Suga as mãos;
  • Choro (é o último sinal);

Quando devo me preocupar? 

Existem sinais de que o bebê pode não estar recebendo leite de forma adequada e precise de mais atenção, então fique atenta! Nesses casos procure um pediatra o mais rápido possível e auxílio na amamentação.

  • O bebê não está tendo fraldas molhadas ou sujas;
  • O bebê está com xixi escuro (concentrado) após o 3º dia (a cor usual é amarelo clarinho);
  • O bebê está com cocô escuro, semelhante ao mecônio após o 4º dia  (a cor usual é amarelo mostarda, sem mecônio);
  • O bebê está com menos fraldas molhadas ou sujas, mamadas menos frequentes que o usual;
  • A mãe tem sintomas de mastite, como dor no peito com febre, calafrios, dor no corpo ou fissura mamilar ou dor na amamentação.

Dra Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC)

CRM 145039

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn