Veja quais são os sinais de que o bebê está mamando suficiente

Para todos os bebês que mamam no peito, a maior dúvida das mães é: será que meu bebê está mamando suficiente? Quando preciso me preocupar que meu bebê não está mamando bem?

O peito não mostra quanto de leite tem, e nem temos visão de Rx para ver! Mas alguns sinais são indicativos de que tudo parece estar indo bem, e que o bebê está conseguindo mamar. Existem sinais objetivos e subjetivos, então veja as dicas do post!

Leia mais sobre como saber se o bebê está mamando bem 

Ganho de peso

Sem dúvida o ganho de peso é um dos melhores indicativos para uma boa amamentação, porém não é o único! Em média um bebê ganha em torno de 20 a 30g por dia, mas ainda nos primeiros dias, até a amamentação estar bem estabelecida, o bebê pode até perder peso! É esperado uma perda de até 10% de peso nos primeiros dias, mas uma perda maior do que essa é um indicativo de atenção. Nesses casos converse com o pediatra sobre formas alternativas de oferecer o leite materno ordenhado ou leite artificial, caso ainda não tenha acontecido a descida do leite. Geralmente o copinho é a alternativa mais fácil no início, sem ser mamadeira. Caso o bebê tenha perdido peso mais que o esperado, ou até perdeu peso, consulte o médico o mais rápido possível e procure ajuda efetiva para a amamentação, de preferência uma consultora de amamentação! 😉

Leia sobre como dar leite no copinho 

Fraldas sujas 

Fraldinhas de cocô são importantes pois o bebê elimina o mecônio nos primeiros dias, e o funcionamento do intestino também garante a eliminação da bilirrubina pelas fezes, o que diminui o risco de icterícia. Por isso o aleitamento materno em livre demanda é tão importante.  Nos primeiros dias o bebê tem uma média de uma fralda suja para cada dia de vida (1 no primeiro dia, 2 no segundo dia, e assim por diante).  Após o dia 4, as fezes se tornam amareladas e o bebê faz em média 3-4 cocôs por dia, com o tamanho de uma moeda de 1 real (2,5cm de diâmetro) Alguns bebês fazem cocô após cada mamada, o que também é normal. As fezes tem um aspecto bem líquido e escorrem pela fralda, e podem ter alguns grumos no meio. A cor do cocô pode variar de tons de verde e tons de amarelo.

   

 

 

 

 

Fraldas molhadas

Xixi é um excelente parâmetro para avaliar se o bebê está conseguindo mamar, pois mostra se o bebê está ingerindo leite e sinal de que o bebê  também está bem hidratado. Nos primeiros dias o xixi não é muito regular, e segue uma média semelhante ao cocô uma fralda molhada para cada dia de vida (1 no primeiro dia, 2 no segundo dia…).  Após a descida do leite, que geralmente ocorre do 3o ao 5o dia de vida espera-se 5 a 6 fraldas “cheias” em 24 horas.

Para saber se essa fralda é cheia, coloque 3 colheres de sopa numa fralda limpa, que corresponde a uma quantidade de 45 mL. Algumas fraldas mais novas tem uma linha na frente da fralda que muda de cor quando está molhada, e você consegue ver se tem xixi sem despir o bebê.

Mudanças na mama

A descida do leite (apojadura) acontece em torno do 3o dia de vida, podendo variar do 2o ao 5o dia de vida, e ocorre independente da sucção do bebê. Isso explica que mães de bebês prematuros ou de bebês que ficaram em UTI neonatal tem a apojadura independente de poderem amamentar seus bebês. De qualquer forma a sucção é importante para que os estímulos hormonais tanto da ejeção do leite (ocitocina) e de produção (prolactina) ocorram ao longo do tempo. Nem todas as mães sentem uma descida do leite tão intensa, com as mamas endurecidas (ingurgitadas) e doloridas, e para que isso também não ocorra de forma desastrosa, é importante que o bebê sugue para o seu esvaziamento.

O que notamos com a apojadura é a mudança na coloração e consistência do leite, de colostro, o primeiro leite do bebê, amarelinho, e mais grosso, com textura semelhante ao mel, para o leite de transição, branco amarelado, e depois o leite maduro propriamente dito, mais branco.

Com descida do leite você pode sentir a mama mais vazia, e até um certo alívio após o bebê mamar . Nos primeiros dias quando o bebê mama você também sente cólica abdominal, pois o ato do bebê sugar libera ocitocina que também leva à contração uterina no mesmo momento que o bebê suga.

Estimule que o seu bebê amamente com frequência, e de forma efetiva, observando que o bebê faça uma boa pega e posicionamento no peito. Use massagem e ordenha caso esteja muito cheio também. Você pode usar compressas frias de no máximo 10 minutos após as mamadas para alívio.

Leia mais sobre a fisiologia da amamentação

Resumindo….

  1. O bebê pode perder até 10% do peso de nascimento na primeira semana, mas a média de ganho de peso é em torno de 20v a 30g por dia. Se isso não estiver acontecendo, procure ajuda!
  2. Xixi e cocô são sinais importantes e objetivos que o bebê está mamando bem.
  3. Bebê relaxado após a mamada e mama mais vazia são sinais de que o bebê mamou, mas são mais difíceis de interpretar.
  4. A avaliação da mamada é algo importante, mas também requer mais treino e é melhor quando vista por um profissional.

No meio desse caminho todo, ainda podem ter dificuldades na pega e posicionamento do bebê no peito, uma mãe com dor para amamentar e mamilos machucados, um bebê que não está ganhando peso…Então se isso acontecer, procure ajuda o quanto antes!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn