urso

Colo demais faz mal?

Colo demais faz mal? Vira e mexe me deparo com essa pergunta no consultório. Às vezes ela surge sutil, com a mãe tentando explicar de uma forma angustiada o porque seu bebê chora tanto, e como ele acalma quando é colocado no colo.

Olha doutora, eu vejo que ele chora muito, parece que nada acalma, mas quando eu pego ele no colo ele acalma. Eu já ouvi de algumas pessoas que colo faz mal, vai acostumar mal e depois não conseguirei tirá-lo do colo, é verdade?

Queria fazer um parênteses aqui: não entendo, primeiramente, porque eu pediatra do bebê, que sim estou ali para aconselhar, informar, ajudar, apoiar, tenho que me meter numa relação tão íntima e importante dessas? Não que eu não possa estar ao lado, mas não me sinto nem no direito de falar algo a respeito disso.  Porque alguém haveria de “proibir” colo a um bebê? Negar colo ao seu filho?

Aí imagina, eu pediatra, tendo que dizer para essa recém mãe: Dê colo! Muito colo! Colo não faz e nunca fará mal. Colo é bom demais!

Sabe aquela história de exterogestação? Deixa eu recordar com você.

Exterogestação significa literalmente “gestar fora”. A gestação dura exatos 9 meses, mas é conhecido que o bebê nasce ainda imaturo, tão  imaturo que não é capaz de perceber completamente o mundo ao seu redor. Isso gera uma insegurança terrível, e uma necessidade enorme de trazer à sua memória as sensações que tinha dentro do útero. Essas sensações são próximas de algo como um barulho de pulsar constante, ou um chiado constante, semelhante as batidas do coração da mãe, um lugar bem apertadinho, quentinho, com um balanço suave. A exterogestação acontece nos 3 primeiros meses do bebê, que também chamamos de quatro trimestre de “gestação”, o último trimestre que acontece fora da barriga.

O colo é capaz de simular essa sensação do útero! Traz proximidade, balanço, calor, e até intuitivamente as avós já faziam aquele “shhhhh” suave próximo ao ouvido do bebê.

Bebês se comunicam pelo choro! O colo traz calor, aconchego, segurança.
Colo é a resposta para um bebê que ainda não sabe que saiu do útero.
Colo talvez seja a resposta para a maioria das perguntas que seu bebê ainda nem sabe fazer. Para sensações que ainda está aprendendo a sentir.
E como colo é bom! Como é confortável e aconchegante! Como é relaxante, gentil, seguro.

Colo é tudo que um bebê quer e precisa nesse momento!

Impossível que colo possa fazer mal em algum momento da vida!

Só a falta dele que é vazia! Que parece não encaixar, que traz a falta!

Colo não faz mal! Mas é daqueles vícios que nunca queremos ficar sem! E que nunca falte!

Nunca diga que colo faz mal a uma mãe. Isso é ir contra os seus instintos maternos! Seria negar amor! Seria como separar 2 seres que ainda não se percebem separados! E nem o são.

“Então mamãe, traga-me para junto de ti. Bota-me em teu colo. Olha para mim. O mundo é de nós dois. E nós somos o mundo. Ouça mais teu coração, teu instinto. Eu preciso de ti.” – seu bebê 

Texto por Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Deixe uma resposta

Faixa