urso

Quanto tempo de sono meu bebê precisa? – por idade

 


Sabemos o quanto o sono é importante para todos. O sono é uma necessidade fisiológica do ser humano. Precisamos dormir para renovar as energias físicas, mentais, para consolidar a memória e para o desenvolvimento. Com as crianças não poderia ser diferente. Para cada idade existe uma determinada quantidade de sono esperada para que a criança cresça e se desenvolva bem. Uma criança que dorme bem fica mais feliz e tranquila durante o dia. Para um bebê, ocorre da mesma forma! Bebês que dormem melhor durante o dia, dorme melhor a noite, mamam melhor e ficam menos irritados ao longo do dia.

Leia Porque o sono é importante para os bebês ( e pra nós também)

Mas como funciona o sono para cada idade? Quanto de sono o bebê e a criança precisa ter para ficar bem durante o dia? Isso irá depender da idade…

De acordo com a idade precisamos de uma determinada quantidade de horas de sono, em maior ou menor quantidade. Conforme a criança cresce essa quantidade reduz gradualmente, apesar do sono continuar sendo extremamente importante. Se um bebê dorme mal ou dorme pouco, e vive numa situação de constante “privação de sono”, pode ter consequências diretas no seu crescimento e desenvolvimento,  seja físico, mental e psicológico.

Leia abaixo sobre as diferenças relativas para cada idade:

Bebês recém-nascidos

Bebês nascido de termo e saudáveis ( crianças próximas de completar 3 meses) deveriam passar a maior parte do tempo de um dia de 24 horas dormindo.  Especificamente, eles deveriam dormir um total de  14 a 17 horas em um dia de 24 horas. Claro, essas horas não são consecutivas. Durante os primeiros meses de vida, um bebê irá dormir não mais do que 2 a 4 horas por período, devido a outras necessidades, como se alimentar.  Normalmente, um bebê deve dormir em média 8 e 12 horas por noite, com intervalos para as mamadas, e as demais horas deve descansar nas sonecas ao longo do dia, entre 2 a 5 sonecas.
Bebês de 4 a 11 meses 
Bebês nessa idade ainda precisarão de 12 a 15 horas de sono por dia. Nessa faixa etária, maioria começa a estabelecer padrões de sono e podem dormir longas sonecas, por mais de 5 horas consecutivas. Isso é conhecido como “dormir a noite toda”, e tende a acontecer mais frequentemente quando os bebês estão tem um desenvolvimento maduro o suficiente para começar a consolidar as horas de sono. Muitos bebês começam a dormir mais durante a noite e menos durante o dia.
Entre os 6 a 10 meses, muitos bebês passam pela ansiedade de separação, que pode se traduzir em mais choro no berço e necessitar de maior atenção e consolo. Felizmente, esse é o momento que os bebês também se tornam capazes de se “auto-ninar” e aprendem como voltar a dormir, por eles mesmos.

Conforme a criança cresce o sono muda…

 Conforme a criança cresce, e adquire novas habilidades, como andar, e se torna uma criança e não mais um bebê, a quantidade total de sono que ele precisa (tempo a noite mais sonecas) irá diminuir gradualmente de para 12 a 15h de sono em 24h (em bebês de 4 a 11 meses), para 11 a 14h de sono em 24h, entre 1 e 2 anos de idade.

Como fica o sono da noite? 

 A quantidade de sono durante a noite irá diminuir gradualmente de 12h a noite para em torno de 9h, próximo dos 2 anos de idade.
Como ficam as sonecas? 

Conforme a criança cresce, menos sonecas ele vai precisar, e cada soneca será mais curta. Crianças geralmente param de ter sonecas na idade de 5 anos. Como criança, entretanto, a maioria das crianças ainda terá sonecas 1 a 2 vezes ao dia, por um total de 1 a 3 horas. Se possível, não deixe a soneca muito perto do horário de dormir a noite, pois isso vai impactar no sono da noite, e ela terá mais dificuldade em conseguir pegar no sono, ou dormir bem a noite. O ideal é que a última soneca da noite tenha um intervalo de pelo menos 2h para crianças acima de 6 meses.

Como eu coloco posso diminuir o ritmo do meu filho, antes de dormir? 
 É importante estabelecer rotinas de sono antes de dormir. Isso chama-se higiene do sono, ou ritual do sono, que até nós mesmos adultos precisamos ter. Para as crianças não poderia ser diferente. É importante estabelecer horários e rotinas de sono antes de ir para a cama. Para evitar brigas e lutas com o sono na hora de dormir, crie um ritual desde cedo, que seja gostoso. Você pode, por exemplo, contar uma história a noite, dar aquele banho gostoso e relaxante, ouvir uma música suave. Deixe seu filho se acostumar com o ambiente de sono, com menos luzes, um pijama confortável e uma coberta gostosa, adequada para a idade.
Veja a tabela abaixo das recomendações de sono da National Sleep Foundation para cada idade:

recomendacoes de sono, ono do bebe, bebe nao dorme, sono da criança, bebe dormir, bebê dormir

Espero que tenham gostado! Compartilhem e não esqueça de clicar no botão “seguir” do blog e se cadastrar para receber todos os posts no seu email! 😉

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

  Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

2 Comments

  • Talita 05/09/2018 Reply

    Obrigada pelo texto! Muito informativo. Você já publicou algo em relação ao melhor horário para colocar o bebê pra dormir? Eu tenho comigo que mais importante é a quantidade de sono e não o horário, mas gostaria de saber se existe uma recomendação. Obrigada.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 06/09/2018 Reply

      Olá Talita bom dia, ainda não postei sobre, mas assim que possível postarei sim.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa