urso

Porque o sono é importante para os bebês ( e pra nós também)

Sei que uma demanda enorme aqui nos posts é sobre um tema que é uma necessidade básica e essencial a todos nós: o sono. Para poder (sobre)viver, precisamos dormir. Então porque será que temos tanta dificuldade com isso hoje? Parece que os bebês (e nem nós) dormimos mais como antigamente, e estamos numa epidemia de privação de sono, mais ansiosos, mais estressados, e com menos qualidade de vida.

O sono é muito importante e não deve ser negligenciado. Dormir bem é importante para o desenvolvimento adequado e o crescimento das crianças. O que a maioria das pessoas não sabem, é que os bebês não sabem dormir naturalmente. Eles precisam “aprender”, e por isso os bebês precisam ser ninados, precisamos ajudá-los a dormir bem construindo bons hábitos de sono, que também levarão para a vida.

Para falar um pouquinho sobre esse assunto, eu convidei uma pessoa para falar aqui no blog, a psicóloga Maria Cecília, especialista em sono infantil e autora do blog Maternidade no Divã.

Vejam abaixo o que ela conta pra gente!

“Atualmente fala-se muito sobre os benefícios da amamentação, o momento adequado para iniciar a introdução alimentar, e quais alimentos oferecer. Mas, um outro aspecto igualmente importante para a saúde física e mental é, muitas vezes, colocado em segundo plano: a importância do sono.

A amamentação, a alimentação saudável e um sono de qualidade são aspectos vitais para um desenvolvimento infantil adequado. Bebês e crianças pequenas, que estão adquirindo informações e conhecimento a uma velocidade mais rápida do que em qualquer outro momento da vida, precisam dormir bastante. Os recém-nascidos, por exemplo, podem dormir por volta de 16 horas por dia (intercalando o repouso com outras atividades)!

Dormir é muito importante para o desenvolvimento cerebral, motor, físico e emocional da criança. É nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento e assimila aquilo que viveu e aprendeu. Ou seja, dormir bem é fundamental para o aprendizado. Além disso, o sono está relacionado ao funcionamento imunológico, cardiovascular e metabólico.

Como é o sono dos bebês?

O sono acontece em ciclos, e cada ciclo envolve um período em sono leve/ativo (REM) e outro em sono profundo (não-REM). Em comparação aos adultos, os bebês permanecem por muito menos tempo em sono profundo, e seus ciclos de sono são muito mais curtos. Por permanecerem mais tempo em sono leve do que adultos e crianças maiores, os bebês despertam-se muito mais facilmente! E enquanto os ciclos dos adultos duram por volta de 90 minutos, cada ciclo de sono do bebê tem aproximadamente 50 a 60 minutos de duração.

Nos bebês, o sono REM é fácil de ser identificado: respiração irregular, contrações musculares, movimentos rápidos dos olhos sob as pálpebras e vocalizações. É possível até mesmo ver um sorrisinho! Durante o sono ativo é que acontecem os sonhos! Já no sono não-REM, o bebê dorme e respira profundamente. Nesse estágio é mais difícil do bebê ser acordado por barulhos ou mudanças no ambiente de sono.

Dormir a noite toda

Como exposto anteriormente, os padrões de sono do bebê são caracterizados por ciclos de sono curtos, de 50 a 60 minutos de duração. Então você pode se perguntar: como é possível que os bebês durmam a noite toda? A resposta é que “dormir a noite toda” é um mito. Nem adultos dormem a noite toda! Todos nós experienciamos um breve despertar a cada renovação de ciclo, mas a maior parte das vezes nem nos lembramos.

Com seus ciclos de sono mais curtos, os bebês tem mais oportunidades de despertarem. Então, quando alguns pais se vangloriam de que seu bebê está dormindo durante toda a noite, o que eles realmente estão dizendo é que eles não são incomodados e chamados a cada despertar do bebê. Isso significa que, na grande maioria dos casos, os despertares durante a noite não são um problema. O verdadeiro problema é que, muitas vezes, o bebê não é capaz de voltar a dormir sozinho depois desses despertares normais!”

Maria Cecília Mattos

Psicóloga Clínica (PUC-Rio) com formação em Psicologia Perinatal, Consultora do Sono Infantil (International Maternity and Parenting Institute & Instituto Assessoria Mamãe) e Consultora Materna. Fundadora e idealizadora da Maternidade no Divã.

***

Pessoal, espero que vocês tenham gostado, enviem suas dúvidas nos comentários!

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergista e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada).

 Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

6 Comments

  • Juliana 19/06/2017 Reply

    As informações são interessantes, mas seria bacana falar mais sobre como ajudar o bebê a dormir (além da rotina do sono), por exemplo, colocar no berço e permanecer do quarto, ou se chorar o que fazer, etc. obrigada!

  • Pingback: Pediatria Descomplicada _ Sono infantil - Maternidade no Divã

  • Pingback: Como os bebês dormem? - Maternidade no Divã

  • Pingback: Fatores que podem atrapalhar na produção de leite (e como combatê-los) - Pediatria Descomplicada

  • Luciana 19/10/2018 Reply

    Minha filha está fazendo um barulho estranho depois do segundo sono da madrugada. Parece q tem algo engasgado / raspando na garganta. Ela acaba não dormindo direito e acorda a cada 1 hora. Ela está com 25 dias e a pediatra fala q pode ser secreção q restou do parto. Isso é normal? Demora pra passar?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 22/10/2018 Reply

      Olá Luciana, bom dia!
      Imagino o quanto sua dúvida é angustiante, afinal, nossos Pequenos são nossos maiores tesouros… Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina não me permite dar condutas pela internet, pois além de não ser correto, cada paciente é único e é necessário uma avaliação completa para entender o que está acontecendo, e atender com todo carinho e atenção que eles merecem.
      Entre em contato para agendar sua consulta, só ligar no número (11) 5579-9090 ou via whatsapp (11) 93014-0007
      Um bjo

      Dra Kelly

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa