urso

Quem deve se vacinar contra febre amarela 

O Ministério da Saúde divulgou recentemente 52 mortes confirmadas por febre amarela no Brasil. Destas, 47 ocorreram em Minas Gerais, duas no Espírito Santo e três em São Paulo.Foram no total 857 notificações da doença.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril de causa viral, transmitida através do mosquito Haemagogus e Sabethes contaminado com o vírus da doença, e portanto somente casos relacionados à febre amarela silvestre. Desde 1942 não há há registro no Brasil da forma de transmissão pelo Aedes aegypti (ciclo urbano) da febre amarela.

O vírus é transmitido unicamente pela picada do mosquito transmissor infectado e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A  vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela. A sua eficácia é de 95%, e é comprovadamente eficaz e segura.

Entenda mais sobre essa doença no post:

Como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo, entre outros. Isso corre porque a vacina de febre amarela é de vírus vivo atenuado!

Qual o esquema vacinal de febre amarela recomendado pelo Ministério da Saúde? 

Para adultos ou crianças a partir dos 9 meses de idade: 1 dose única é o suficiente.

O Ministério da Saúde em publicação recente oficializou que 1 dose da vacina é suficiente para imunização.

 

Quem deve se vacinar?

Quem vive em área de recomendação da vacina ou irá viajar para área em que a vacina é recomendada. Se a pessoa não se enquadra nessa recomendação, não precisa se vacinar.

No momento, com os casos confirmados no estado de Minas Gerais, há mudança na indicação da vacina contra a febre amarela? 

Não há mudança no esquema de vacinação. Devem se vacinar contra a febre amarela:

  • Pessoas que moram nas áreas de recomendação da vacina ou que viajam para esses locais e que não se vacinaram ainda.

Para quem já tomou 1 dose da vacina e mora nas áreas de recomendação, necessita de um reforço? 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma única dose para toda a vida.

E se você perdeu o cartão vacinal e não sabe se já se vacinou ou não, e há quanto tempo, o que fazer?  

Se você perdeu o cartão vacinal deve procurar o serviço de saúde onde foi vacinado e procurar resgatar o seu histórico vacinal. Caso isso não seja possível, a recomendação é iniciar o esquema normalmente.

Crianças a partir de 5 anos que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: 1 dose única.

Avaliar se não há contra-indicações para a mesma.

Vou viajar para uma área em que a vacinação é recomendada. O que devo fazer? 

Quaquer pessoa que for para uma área com recomendação de vacina e que não tem o esquema de duas doses, deve ser vacinado pelo menos 10 dias antes da viagem, pois é o tempo que a vacina leva para produzir anticorpos contra a doença e a pessoa estar protegida. Quem tomou a primeira dose há menos de dez anos não precisa adiantar o reforço.

Se essa informação te ajudou, compartilhe! 🙂

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório em São Paulo: (11)5579-9090

Referências Bibliográficas

One Comments

  • Lizandra 15/02/2017 Reply

    Boa noite Dra. Kelly
    Vou viajar com meu filho para Maringá/PR, e gostaria de vacina-lo contra a febre amarela, mas ele esta tomando antibiotico (amoxilina 400mg/5), gostaria de saber se posso dar a vacina mesmo ele estando tomando antibiotico ou se existe alguma restrição. Muito Obrigada!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa