urso

Greve de peito: Dicas para colocar o bebê no peito

Mother and infant child resting after delivery at hospital

A greve de peito pode ser considerada quando um bebê pára de mamar de forma abrupta, devido a alguma dor ou desconforto do bebê, mas muitas vezes sem algum motivo aparente, e pode deixar as mamães muito angustiadas.

Saber o que fazer nesse momento é muito importante, e como lidar com essa fase da melhor forma. É super importante diferenciar a greve de peito da possível confusão de bicos! Se seu bebê mamava no peito tranquilamente e você iniciou complemento com mamadeira ou passou a usar a chupeta, cuidado! Seu bebê provavelmente está fazendo confusão de bicos, e isso requer atenção, pois pode levar ao desmame precoce. Se esse for o caso, procure ajuda o quanto antes.

Uma insegurança muito grande quando o bebê faz greve de peito é se o bebê vai mamar o que precisa, e como alimentá-lo nesse período difícil…Veja como oferecer o leite materno enquanto o bebê não pega o peito abaixo:

Como dar leite no copinho

Como fazer o finger feeding 

Como saber se o meu bebê está recebendo leite suficiente? 

Um bom parâmetro é acompanhar quantas fraldas de xixi o bebê tem por dia. Uma média de 6 a 8 fraldas com diurese clara significa que o bebê está recebendo leite adequadamente. Outro parâmetros objetivo é o ganho de peso do bebê.

Colocando o bebê de volta no peito

Paciência e persistência são palavras chaves para esse momento. Se a mãe ou o bebê ficam frustrados ou tensos quando colocamos o bebê no peito, é a hora de parar, respirar fundo, e tentar novamente mais tarde.

Todas as vezes que for oferecido o peito, precisa ser um momento tranquilo, em que mãe e bebê estão relaxados. Vale colocar uma música, associar um balanço leve e usar muito o contato pele a pele. A amamentação deve estar associada a um momento agradável e não algo tenso e traumático.

Algumas sugestões abaixo ajudaram muitas mães nesse momento de greve de peito:

  • Amamente o seu bebê quando ele estiver dormindo ou sonolento, pois é um momento que está mais relaxado. Muitos bebês que se recusam a mamar no peito quando está acordados podem aceitar o peito quando estiverem sonolentos.
  • Varie as posições de amamentação. Amamente deitado, posição invertida, Laid Back Postition (deitada com o bebê por cima de você), posição de bola de jogador de futebol americano. O importante é encontrar uma posição agradavel para os dois.
  • Amamente em movimento. Vale amamentar num balanço, numa bola de pilates, ou mesmo andando com o bebê.
  • Amamente num ambiente livre de distrações. A partir dos 3 meses de idade, o bebê enxerga melhor e interage mais com o ambiente. Isso torna os bebês completamente dispersos e distraídos para mamar. Diminuir os estímulos ao redor pode ajudar o bebê a concentrar em mamar no peito, como num quarto escuro e silencioso.
  • Dê uma atenção extra ao seu bebê e use o pele a pele. Foque no seu bebê quando colocá-lo para mamar, converse com ele, coloque uma música relaxante. Vale uma massagem antes também! Deixe o bebê somente de fralda e em contato direto com o seu corpo. Use uma manta ou coberta ao redor de vocês se estiver frio.
  • Use o sling ou um carregador para mantê-lo perto. Essa proximidade torna o ambiente mais propício para o bebê mamar, e também para você perceber quando o bebê quer mamar.
  • Tome um banho de chuveiro relaxante com seu bebê. Isso pode ajudar com a pega e ajudar a vocês dois relaxarem.
  • Faça cama compartilhada quando possível. A cama compartilhada, quando feita de forma segura, ajuda a mãe e bebê estarem mais conectados. Vale também colocar o bebê num berço anexo à cama ou co-sleeper.

Leia mais sobre como lidar com a greve de peito, e como identificá-la nos posts:

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório em São Paulo: (11) 5088-6699

One Comments

  • Adorei seu site. Demorei para encontrar conteúdo de qualidade. Pesquisei muito até encontrar. Obrigado. Fique com Deus.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa