Greve de peito: Dicas para colocar o bebê no peito

Mother and infant child resting after delivery at hospital

A greve de peito pode ser considerada quando um bebê pára de mamar de forma abrupta, devido a alguma dor ou desconforto do bebê, mas muitas vezes sem algum motivo aparente, e pode deixar as mamães muito angustiadas.

Saber o que fazer nesse momento é muito importante, e como lidar com essa fase da melhor forma. É super importante diferenciar a greve de peito da possível confusão de bicos! Se seu bebê mamava no peito tranquilamente e você iniciou complemento com mamadeira ou passou a usar a chupeta, cuidado! Seu bebê provavelmente está fazendo confusão de bicos, e isso requer atenção, pois pode levar ao desmame precoce. Se esse for o caso, procure ajuda o quanto antes.

Uma insegurança muito grande quando o bebê faz greve de peito é se o bebê vai mamar o que precisa, e como alimentá-lo nesse período difícil…Veja como oferecer o leite materno enquanto o bebê não pega o peito abaixo:

Como dar leite no copinho

Como fazer o finger feeding 

Como saber se o meu bebê está recebendo leite suficiente? 

Um bom parâmetro é acompanhar quantas fraldas de xixi o bebê tem por dia. Uma média de 6 a 8 fraldas com diurese clara significa que o bebê está recebendo leite adequadamente. Outro parâmetros objetivo é o ganho de peso do bebê.

Colocando o bebê de volta no peito

Paciência e persistência são palavras chaves para esse momento. Se a mãe ou o bebê ficam frustrados ou tensos quando colocamos o bebê no peito, é a hora de parar, respirar fundo, e tentar novamente mais tarde.

Todas as vezes que for oferecido o peito, precisa ser um momento tranquilo, em que mãe e bebê estão relaxados. Vale colocar uma música, associar um balanço leve e usar muito o contato pele a pele. A amamentação deve estar associada a um momento agradável e não algo tenso e traumático.

Algumas sugestões abaixo ajudaram muitas mães nesse momento de greve de peito:

  • Amamente o seu bebê quando ele estiver dormindo ou sonolento, pois é um momento que está mais relaxado. Muitos bebês que se recusam a mamar no peito quando está acordados podem aceitar o peito quando estiverem sonolentos.
  • Varie as posições de amamentação. Amamente deitado, posição invertida, Laid Back Postition (deitada com o bebê por cima de você), posição de bola de jogador de futebol americano. O importante é encontrar uma posição agradavel para os dois.
  • Amamente em movimento. Vale amamentar num balanço, numa bola de pilates, ou mesmo andando com o bebê.
  • Amamente num ambiente livre de distrações. A partir dos 3 meses de idade, o bebê enxerga melhor e interage mais com o ambiente. Isso torna os bebês completamente dispersos e distraídos para mamar. Diminuir os estímulos ao redor pode ajudar o bebê a concentrar em mamar no peito, como num quarto escuro e silencioso.
  • Dê uma atenção extra ao seu bebê e use o pele a pele. Foque no seu bebê quando colocá-lo para mamar, converse com ele, coloque uma música relaxante. Vale uma massagem antes também! Deixe o bebê somente de fralda e em contato direto com o seu corpo. Use uma manta ou coberta ao redor de vocês se estiver frio.
  • Use o sling ou um carregador para mantê-lo perto. Essa proximidade torna o ambiente mais propício para o bebê mamar, e também para você perceber quando o bebê quer mamar.
  • Tome um banho de chuveiro relaxante com seu bebê. Isso pode ajudar com a pega e ajudar a vocês dois relaxarem.
  • Faça cama compartilhada quando possível. A cama compartilhada, quando feita de forma segura, ajuda a mãe e bebê estarem mais conectados. Vale também colocar o bebê num berço anexo à cama ou co-sleeper.

Leia mais sobre como lidar com a greve de peito, e como identificá-la nos posts:

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório em São Paulo: (11) 5088-6699

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn