fbpx

urso

Greve de peito: Meu bebê luta com o peito e não quer mamar, o que fazer?

 

Baby crying in front of her mother

Seu bebê está mamando bem durante meses, e de repente começa a recusar o peito. Isso costuma deixar as mães extremamente confusas e aflitas. Será que tem algo de errado com o meu leite? O meu bebê está doente? Meu bebê vai desmamar?

Na verdade, não é raro o bebê fazer o que chamamos de “greve de peito”, ou “luta com o peito” em algum momento da amamentação.

A greve de peito é uma maneira do bebê comunicar que algo está errado. Quando os bebês fazem isso, querem mamar, mas podem estar sentindo dor ou desconforto e isso faz com que mamem de pouquinho em pouquinho ao longo do dia, com muito choro e lágrimas no meio. Aí pode bater o desespero, levar a mais ansiedade e entrar nun clico vicioso de luta, choro, pega errada, peito machucado e por aí vai…

Geralmente esse período dura de 2 a 4 dias, mas pode durar mais. O melhor caminho é tentar manter a calma, descobrir o que pode estar causando a dor (cólica, gases, dente nascendo…) e tentar diferentes posições para mamar.

Se o bebê que se recusa a mamar no peito não significa que está pronto para desmamar. Se ele tiver menos de  um ano e ainda não iniciou a introdução alimentar, com certeza não é o momento do desmame. O desmame natural ocorre quando a introdução alimentar está bem estabelecida, e de forma natural o bebê mama menos, e come mais. Isso ocorre após os 2 anos de idade.

Quais são as possíveis causas da greve de peito?

Às vezes, a causa da greve de peito é óbvia, mas nem sempre. Em alguns casos, a mãe pode nem descobrir a razão. Veja abaixo algumas causas que podem levar à greve de peito:

  • Dentes nascendo, alguma lesão na boca, ou infecção como o sapinho (causada por fungo), infecção de ouvido (que leva à dor e pressão durante a mamada), ou infecção de garganta no bebê.
  • Reflexo gastro-cólico: como o bebê passa a mamar de forma mais rápida e eficiente em torno dos 3 meses, o ato de sugar o seio e a presença de leite no estômago do bebê estimula o peristaltismo intestinal, levando à cólica do bebê e dor. Isso se torna mais perceptível também a partir dos 3 meses, pois o bebê consegue interagir melhor com o meio.
  • Posição desconfortável do bebê na mamada. Veja o post sobre pega assimétrica.
  • Nariz congestionado, que dificulta a coordenação entre mamadas e respiração.
  • Dor em alguma parte do corpo do bebê, por exemplo após a vacina.
  • Uso de bicos artificiais como chupetas e mamadeiras, que podem levar a confusão de bicos
  • Pega errada: as vezes após algum tempo pode acontecer, principalmente se antes a mãe usava o bico de silicone ou intermediário para amamentar.
  • Distração enquanto o bebê mama, como um lugar novos e novos estímulos. Isso acontece muito a partir dos 3 meses, quando o bebê já enxerga melhor.
  • Separação mais longa da mãe, seja por qualquer motivo, como viagem ou doença, ou mesmo retorno ao trabalho.
  • Queda na produção de leite. Pode ocorrer devido a aumento do intervalo entre as mamadas, introdução de complemento, mamadeira ou chupeta e mesmo algum estresse físico ou emocional da mãe. Veja o post Como aumentar a Produção de Leite.
  • Mudança no gosto do leite. Pode ocorrer devido ao uso de cremes ou pomadas (prefira a Lanolina 100%), uso de perfumes, mudança na dieta, ou mesmo uma nova gravidez, que altera o gosto do leite!

Pode haver situações ou ações por parte da mãe que contribuam para a recusa do bebê a amamentar:

  • Uma reação forte da mãe devido à mordida do bebê.
  • Mudanças na rotina, como viagem ou mudança
  • Limitar as mamadas em horários
  • Estresse, estímulo excessivo, tensão em casa.
  • Esperar muito tempo para oferecer o peito ao bebê, quando já está chorando há muito tempo e irritado (às vezes isso ocorre de forma inconsciente quando a mãe sente dor na amamentação).

Outras causas menos comuns, mas não menos importantes!

Nem todos os bebês responderão da mesma forma. Alguns bebês são extremamente sensíveis e podem recusar o peito por algum desses motivos acima. Outros não irão sequer dar sinais de recusa, e podem mamar ainda mais em determinadas situações.

É importante identificar com o pediatra se há algo de errado com o bebê. Doença, algum motivo de dor, e até mesmo algum salto de desenvolvimento pode dar uma bagunçada na rotina e nas mamadas.

Mantenha a calma e saiba que a greve de peito não dura para sempre. Dar oportunidade para o bebê mamar em um momento tranquilo e relaxante é a melhor opção.

Aguarde os próximos posts sobre o assunto!

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório em São Paulo: (11) 5088-6699

20 Comments

  • Élida 24/01/2017 Reply

    Minha bebê faz isso em todas as mamadas, chegando a ficar tenso a hora da amamentação..espero q melhore!

  • Quesia 19/09/2017 Reply

    Também pode ser algo como azia ou incomodo de refluxo? Minha bebê tem um mês e ela começou a chorar mto no fim ou meio das mamadas ou mesmo apos uns 5 minutos faz uns 4 dias. Estava com receio de ser confusao de bicos, ainda que tivesse dado chupeta pouquíssimas vezes. O choro é bem forte e aí surge dúvidas como leite insuficiente, problemas por causa de chupeta e se o bebê vai perder peso por conta disso. O que fazer?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Quesia, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Laisa 24/12/2017 Reply

    Olá meu nome é Laisa meu bebê tem 3 meses e meio e estou passando por isso tenho bastante leite mas o bebê está recusando a mamar e não sei oque fazer espero que passe logo.

  • Mariana 05/11/2018 Reply

    Minha filha se recusa a mamar depois que eu dei uma bronca nela ao morder o meu seio! Estou arrasada! Será que ela volta se eu insistir? Já dei peito para os brinquedos dela, já conversei, fiquei com os peitos pra fora…. não sei o que fazer! Isso foi ontem à noite!

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 05/11/2018 Reply

      Olá Mariana tudo bem ? Além de Pediatra também sou especializada como consultora internacional de amamentação,  neste caso o interessante é que passe em consulta para que eu consiga ajudar a sanar suas dúvidas e ajudar neste aspecto, caso esteja em SP entre em contato conosco para agendar sua consulta ?  (11) 5579-9090 e pelo whatsapp??(11) 93014-0007

  • Natasha 03/04/2020 Reply

    Olá, minha bebe tem 3 meses e meio. Ela mama super bem, mas tem vezes que ela demorar a mamar, fica mais de 3 hora e quando foi da o peito ela vira a cara e chora. Insisto até ela pegar. Ela mama e dorme.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 04/04/2020 Reply

      Olá, mamãe obrigada pela mensagem e por interagir comigo.

      Aqui em nosso blog e também em meu canal do youtube temos dicas relacionadas ao assunto.
      Lembrando que o aleitamento materno é de livre demanda, continue insistindo …

      Bjs, Dra Kelly.

  • Paula Lilia 05/04/2020 Reply

    Meu bebê tem 3 meses de uns dias pra cá ele está rejeitando a mama no peito direito e no esquerdo ele mama direitinho estou ficando aflita ele tem muita colica

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 07/04/2020 Reply

      Olá, Paula

      Mamãe, lembre-se que amamentação é um vinculo único entre a mãe e o bebê!
      Além de fortalecer os laços, ajuda a manter o bebê super saudável.
      Não fique triste, você é uma mãe maravilhosa,continue insistindo!

      Referente a cólica, seria ideal passar em uma avaliação com o médico pediatra para uma avaliação e melhores orientações.

      Um beijo.
      Dra. Kelly

  • Gislaine Rodrigues dos santos 06/04/2020 Reply

    Olá Dr. Minha bebê tem 10 mês enao quer mais o peito, já nasceu 2 dentes, ela mordeu acho que tive uma relação quando mordeu. Mas ela ja come de tudo, mas me sinto culpada e choro muito por ela largar o peito.o que faço?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 07/04/2020 Reply

      Olá, Gislaine!

      Mamãe, não fique triste tenho certeza que é uma mãe maravilhosa.
      A amamentação é um vinculo único com a mãe e o bebê, continue insistindo.
      Temos muitas dicas sobre o assunto aqui no blog e nas redes sociais.

      Fique bem!

      Um beijo,
      Dra. Kelly

  • Erica Araújo Rogaciano 14/04/2020 Reply

    Olá, Doutora! Meu filho tem 5 meses e recusa o peito. Ele ainda não iniciou a introdução alimentar. Só mama quando está muito sonolento. Ele ainda nap tem nenhum dentinho, mas fica coçando a gengiva. O que eu devo fazer? Estou muito preocupada.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 14/04/2020 Reply

      Olá mamãe!

      Obrigada pelo carinho e por interagir comigo.
      Aqui no blog e no instagram temos muita dicas de amamentação.
      O ideal e seguir sempre a orientação do pediatra do bebê.
      Além de Pediatra sou consultora internacional de amamentação, estou atendendo no Espaço Médico Descomplicado e também por telemedicina.

      Um beijo
      Dra Kelly

  • Talita Hockmuller 16/04/2020 Reply

    Olá Dra.
    Minha filha tem 2 anos e 3 meses, e adora um tetê. Mas, desde ontem recusa o peito, ela fala que não quer e quando mostro o peito para ela, ela “pede para guardar”, e não está nada fora do normal. Ela está ativa, sem dor, não houve nenhuma mudança. Será que ela não quer mais? Durante a noite, ela mamava muito bem, e ofereci durante a noite e ela não aceitou, dormiu sem dá nenhum trabalho (só dormia no peito), passou o dia muito bem também. Estou confusa, pois, me pegou de surpresa. ME ajude!

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 17/04/2020 Reply

      Olá mamãe!

      Obrigada pelo carinho e por interagir comigo.
      Aqui no blog e no instagram temos muita dicas de amamentação.
      O ideal e seguir sempre a orientação do pediatra do bebê.
      Além de Pediatra sou consultora internacional de amamentação, estou atendendo no Espaço Médico Descomplicado e também por telemedicina.
      Entre em contato no número 11 5579-9090, minha equipe lhe passará maiores informações.

      Um beijo
      Dra Kelly

  • Alayne 21/04/2020 Reply

    Oi Dra. Meu filhinho tem três meses e não aceita meu peito de jeito nenhum. Só aceita um peito e o outro fica pingando, cheio de leite. Na aceita nem leite em pó como complemento. O que posso fazer? Ele tem 3 meses e 5,5kg. Esta com baixo peso.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 22/04/2020 Reply

      Olá mamãe!

      Obrigada pelo carinho e por interagir comigo.
      Aqui no blog e no instagram temos muita dicas de amamentação.
      O ideal e seguir sempre a orientação do pediatra do bebê.
      Além de Pediatra sou consultora internacional de amamentação, estou atendendo no Espaço Médico Descomplicado e também por telemedicina.
      Entre em contato para agendar uma consulta 11 5579-9090.

      Um beijo
      Dra Kelly

  • Paula 24/04/2020 Reply

    Meu bebê faz 6 meses daqui 3 dias. Faz uns 5 dias que ele recusa o peito durante o dia e só aceita na madrugada. Mas tem 4 dias que ele dorme a noite toda, então meu leite diminuiu muito. Ele toma fórmula como complemento desde os dois meses e por esses dias só aceita mamadeira durante o dia, ainda assim, nos últimos dois dias só toma picado, não toma a mamadeira inteira e quer mamar quase que de hora em hora, justamente por não mamar tudo. Além disso, não aceita mais ser ninado pra dormir a tarde, não dorme sozinho, fica muito agitado e quando chega a hora de mamar, ou quando ele quer porque sente fome, é um tormento. Faço uso de bico de silicone pois não tenho bicos no peito e desde o nascimento até agora não tivemos problemas. Crescimento e ganho de peso normais até março, quando passei na última consulta com pediatra, pois agora devido à pandemia o posto de saúde suspendeu os atendimentos e não tenho condições de levar no particular. Iniciei a IA orientada pela pediatra na última consulta, mas ele ainda não aceita bem a papa salgada, só frutas e só algumas frutas. Tô desesperada, com medo dele adoecer, pois alem dos sintomas acima não apresenta nenhum outro. Não creio que seja alergia nem refluxo. Me ajuda, dra. Tô depressiva, me sentindo incapaz de entender meu próprio filho…

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 25/04/2020 Reply

      Olá,Paula!

      Obrigada pelo carinho e pela confiança.
      Neste caso, seria muito importante uma avaliação com o Pediatra, estou atendendo no Espaço Médico Descomplicado e por telemedicina.
      Poderia me informar seu número de telefone? Minha equipe lhe passará todas as informações. Se preferir, pode entrar em contato através do número 11 5579-9090, aguardo seu contato!

      Um beijo.
      Dra. Kelly

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)