Brotoeja, miliária ou dermatite do calor, o que é?

 

bebe-miliaria

No verão, é muito comum os bebês e as crianças aparecerem com algumas “bolinhas na pele” e ficarmos preocupados, sem saber exatamento o que é e o que fazer. A miliária ou brotoeja, como é mais conhecida, é super comum nessa época quente do ano. Saiba como identificar e o que fazer!

O que é a tal da miliária?

A miliária, é uma dermatite inflamatória devido à obstrução das glândulas sudoríparas, que impedem a saída do suor. É uma doença extremamente comum em bebês, mas pode acometer crianças e adultos. Pode piorar quando agasalhamos demais o bebê, devido ao suor excessivo e abafamento da pele.

Quais são os sintomas?

A miliária pode variar desde bolhas superficiais a pápulas vermelhas maiores. Algumas formas de erupção de calor podem coçar e incomodar. Ela aparece mais o pescoço, tronco,  axilas e outros locais onde tem dobrinhas (por isso os bebês sofrem mais…). A obstrução da glândula sudorípara não permite que o suor saia, levando ao surgimento de lesões e bolhas, que podem variar o seu aspecto de acordo com o local acometido e com a profundidade na pele que ocorreu o bloqueio do suor.

A grande maioria das miliárias costumam desaparecer sozinhas, e aliviam com o esfriamento da pele e medidas que evitem transpiração excessiva, como usar roupas confortáveis e de tecido natural.

Tipos de miliária

Os tipos de miliaria são classificados de acordo com a profundidade em que os canais de suor ficam bloqueados. Os sinais e sintomas para cada tipo podem variar também, veja abaixo:

miliaria-clinica-maio

Miliária cristalina ou sudâmina: É a forma mais suave de miliária, os canais de suor estão estão alterados na camada superior da pele. Esta forma é marcada por pápulas claras, cheias de líquido, que se desfazem facilmente ao menor atrito ou toque.  As bolhas são pequenas, transparentes e sem sinal de inflamação.

 

 

Miliária rubra ou brotoeja: Ocorre na camada intermediária da pele. As pápulas são vermelhas e inflamadas, e é a forma mais comum. Pode ter prurido associado.

 

 

Miliaria pustulosa: Acontece quando as vesículas contendo liquido na miliária rubra ficam cheios de pus.

miliaria-pustulosa

Miliária Profunda: É a menos comum. Afeta a derme, a camada mais profunda da pele. O suor extravaza da glândula sudorípara para a pele, causando lesões  mais firmes, semelhante a pápulas vermelhas.

Quais são as causas da miliária? 

Alguns fatores parecem favorecer o bloqueio dos canais de suor da pele, que causam a miliária. Veja alguns fatores abaixo:

  • Ductos de suor imaturos do bebê, que podem se romper facilmente.
  • Climas tropical. O tempo quente e úmido favorece a ocorrência de miliária.
  • Atividade física, devido ao exercício intenso e suor.
  • Superaquecimento. Cuidado para não hiperagasalhar o bebê!

Quando devo me preocupar? 

A miliária é um quadro benigno e passageiro, ou seja, na maior parte das vezes não há maiores motivos para preocupações. Porém, em algumas situações é preciso estar atento aos sinais de alerta, como:

  • Aumento da dor, inchaço, vermelhidão ou calor ao redor da área afetada
  • Pus drenando das lesões
  • Nódulos inchados na axila, pescoço ou virilha
  • Presença de febre ou calafrios

O que você pode (deve) fazer: 

  1. Evite superaquecer o bebê! Use roupas leves, de tecidos naturais e não apertadas.
  2. Mantenha o ambiente onde o bebê dorme ventilado e arejado, e não muito quente. O ideal é a temperatura em torno de 24C.
  3. Evite banhos muito quentes. O ideal é que a temperatura seja em torno de 35-36C, não use muito sabonete.
  4. Pode usar compressas frias nos locais das lesões.
  5. Para o tratamento, use pomadas a base de componentes calmantes, como a camomila, que sejam hipoalergênico e o mais natural possível.
  6. O uso de lanolina 100% pode ajudar a prevenir o bloqueio do ducto e impedir o aparecimento de novas lesões
  7. Evite usar cremes e pomadas que contenham óleo mineral, que podem bloquear mais os poros.
  8. Corticóides tópicos podem ser usados nos casos mais graves, porém sempre devem ser indicados pelo médico. Nunca faça auto-medicação!

É importante distinguir a miliária de outros doenças de pele, como a dermatite atópica por exemplo.

Espero que tenham gostado. Compartilhe!

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Um abraço,

Dra. Kelly Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

 

 

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn