Sono seguro do bebê: novas recomendações – parte 2

sono do bebe, sono da crianca, sono seguro, pediatria descomplicada, sono e amamentacao, sono e chupeta

Quem já colocou o bebê na sua cama e ficou mal respirando ou mal se mexendo para não acordá-lo? Ou com medo de se mexer, ter o sono muito pesado e correr o risco de não ouvir o bebê? Ou ficou com medo do bebê sufocar?

Muitos pais fazem a cama compartilhada, mas será que sempre é seguro? Quais situações que NÃO devo fazer? Qual a melhor forma de colocar o bebê para dormir?

Na parte 1 do post, escrevi algumas recomendações importante para o sono seguro, para ler, acesse aqui. Abaixo vamos falar mais sobre cama compartilhada (onde já escrevi um guia sobre o assunto aqui), se posso enrolar o bebê numa manta para ele dormir melhor, e quanto que a amamentação e a sucção pode prevenir  A Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SIDS).

# A Cama compartilhada não é recomendada para todas as famílias. Veja abaixo quais situações em que a cama compartilhada é CONTRA-INDICADA: 

  • Bebês menores de 4 meses de idade.
  • Bebês prematuros ou  com baixo peso ao nascer.
  • O pai ou a mãe são fumantes (mesmo se você não fume na cama).
  • A mãe do bebê fumou na gravidez
  • O pai ou a mãe usa algum medicamentos ou droga que podem tornar mais difícil para acordar, como calmantes, ansiolíticos ou antidepressivos.
  • Se um dos pais ingeriu álcool
  • Se o pai ou a mãe não são os pais do bebê
  • A superfície é muito macia, como colchão de água, colchão velho, sofá ou poltrona.
  • Uso de lençóis, cobertores ou travesseiros muito macios, com aumento de risco para SIDS.

# Mantenha objetos macios ou quaisquer objetos que possam aumentar o risco de sufocamento, asfixia ou estrangulamento longe do local de sono do bebê . Isso inclui almofadas, colchas, edredons, mantas, cobertores, brinquedos, almofadas (mesmo aquelas para apoio) e protetores de berço macios ou estofados. Se você está preocupado se o bebê vai passar frio, mantenha o quarto climatizado, use roupas adequada e pode usar um swadle ou cuieiro.  

# Pode usar um swaddle, ou cuieiro/manta no seu bebê . O bebê deve estar próximo, e à vista dos pais quando estiver enrolado na coberta. O cobertor não deve ficar muito apertado ou preso nas pernas, principalmente. Quando o bebê começar a rolar, você deve parar de enrolá-lo. 

# A sucção pode ajudar. Apesar de ser uma recomendação da AAP o uso da chupeta, entendo que deve haver equilíbrio e orientação aos pais na indicação da chupeta. A amamentação está mais do que comprovada que diminui o risco de morte súbita, além de outros benefícios já comprovados. Sendo assim, se o bebê estiver mamando no peito, não há necessidade necessariamente da chupeta, pois já tem a sucção no peito que diminui o risco de SIDS, o que é muito mais vantajoso para o bebê e para a mãe. 

Além isso, se há alguma dificuldade na amamentação, deve-se evitar qualquer tipo de bico artificial, pois isso pode prejudicar a amamentação ainda mais. Existem estudos que correlacionam o uso da chupeta com um menor tempo de amamentação ao longo de um dia, ou desmame precoce. Dessa forma, deve-se evitar a chupeta nos 2 primeiros meses, até a amamentação estar bem estabelecida. Equilíbrio e bom senso 😉 

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Pediatra e Consultora Internacional de Amamentação 

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699/ Whatsapp (11) 93014-0007

Referências bibliográficas 

Recomendações AAP – artigo original 

Relatório Técnico da força-tarefa sobre Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SIDS)

Chupeta e Amamentação

The impact of pacifier use on breastfeeding: a prospective cohort study

The Effects of Early Pacifier Use on Breastfeeding Duration

Chupeta e Síndrome da Morte Súbita do Lactente

Do Pacifiers Reduce the Risk of Sudden Infant Death Syndrome? A Meta-analysis

Pacifier use and SIDS: evidence for a consistently reduced risk.

Breastfeeding and dummy use have a protective effect on sudden infant death syndrome

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn