Vimos no último post que a posição correta para dormir é de barriga para cima, pois somente essa única medida isoloada foi capaz de diminuir em 70% o risco de morte súbita em bebês!
Algumas dúvidas ficaram e resolvi escrever esse post.
Ah, mas o bebê não pode dormir de lado?
Poder pode, mas não e a recomendação. Existe aquilo que chamamos de recomendação e nível de evidência. Dormir de lado aumenta a chance do bebê se virar de bruços, e então sufocar. Esse seria o risco de dormir de lado. Mesmo que a posição seja melhor pro bebê, pra mãe etc, existe um risco. A recomendação é forte e os argumentos são incontestáveis. É melhor, mais seguro, dormir de barriga para cima. E ponto. Mas cada um faz o que quer né…
Eu sempre coloquei de bruços e nunca aconteceu nada…
Sim, pode não acontecer nada, e nunca acontecer nada grave! Mas o risco existe e é real, por isso as recomendações. Dormir de bruços pode ser mais confortável para o bebê, principalmente devido às cólicas e refluxo, mas não é seguro. As recomendações e orientações corretas existem, mas a decisão será dos pais. Cabe ao pediatra orientar e informar corretamente.
Meu bebê tem refluxo e dorme MUITOOO melhor de bruços, o que fazer?
A doença do refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo gástrico ao esôfago, e pode causar dor, e dificuldade de ganho de peso do bebê, além de muita aflição aos pais. Todos os bebês tem refluxo que chamamos fisiológico, porém a doença do refluxo é diferente. Ela tem sintomas de dor, cólicas, o próprio refluxo e ainda dificuldade de ganho de peso. Veja os post sobre refluxo no blog. Por muito tempo foi recomendado que esses pacientes dormissem de barrig pra baixo (de bruços) pois de fato, melhoram os sintomas. Porém, após os estudos que mostraram o indice de morte súbita aumentado com essa posição de bruços, essa conduta mudou.
Você pode colocar o bebê de barriga pra baixo em seus braços por exemplo, e usar muito o sling. Mas a posição de dormir de bruços deve ser evitada. Para tratar os sintomas de refluxo, existem várias medidas que podem ser tomadas e você deve acompanhar com um especialista. Pode ainda ser investigado uma alergia a proteína do leite de vaca (APLV), que tem como um dos sintomas, o refluxo.
Dormir de barriga para cima é mais seguro, pois é MELHOR ENGASGAR DO QUE MORRER SUFOCADO! Sim, é por causa disso…veja o que os estudos mostraram…
O que os estudos mostraram?
Figura 1:Relação entre a incidência de SIDS e a posição para dormir, 1988-2003.
Houve campanhas semelhantes em outros países para implementar o hábito do bebê dormir de barriga para cima., com resultados semelhantes. Na Inglaterra, o número de óbitos reduziu em 75%, comparativamente (figura 2)
Figura 2: Taxas de óbito por morte súbita infantil na Inglaterra e Wales, 1984- 2003.
Espero que tenha ficado mais claro para vocês!Nos próximos posts, vamos conversar como fazer cama compartilhada de forma segura!
Veja outros posts sobre sono e cama segura do bebê abaixo
Socorro, meu filho não dorme! 7 Dicas para melhorar o sono do bebê
Padrões de sono do bebê: Como marcos importantes podem afetar o sono
Checklist casa segura – o quarto
Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉
Um bjo
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039
E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).
Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007
Referências bibliográficas
Rachel Y Moon, Rosemary S C Horne, Fern R Hauck. Sudden Infant Death Syndrome, . Lancet 2007; 370: 1578–87
http://www.cdc.gov/SIDS/riskfactors.htm