urso

Vacina da gripe e alergias alimentares: pode?

pediatria descomplicada, dra kelly marques oliveira, alergia ao ovo, vacinação, vacina, alergia alimentar, vacina da gripe

Resolvi fazer esse post, pois houve muita dúvida relacionada a vacinação da gripe em pessoas com alergia ao ovo. A medicina não é uma ciência exata, mas dinâmica e o conhecimento muda com o tempo. Esse medo em relação à vacina e alergia a ovo faz sentido, pois segundo um artigo de revisão recente (2015), até 2010 a vacina de influenza era contra indicada em crianças com alergia a ovo, pois uma quantidade residual de ovoalbumina presente na vacina poderia causar anafilaxia e reações graves.

Recentemente, entretanto, vários estudos foram lançados mostrando que a quantidade de ovoalbumina presente na vacina representa ≤1 µg/mL, que é uma quantidade segura para pacientes com alergia ao ovo. Sendo assim, a vacina de influenza inativada (a vacina que é distribuída no Brasil) é SEGURA para pacientes com alergia a ovo, inclusive com reações graves.

Baseado nesses estudos foram criados parâmetros práticos de vacina, desenvolvidos pelo Joint Task Force on Practice Parameters (JTFPP),que representa a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (em inglês, American Academy of Allergy, Asthma & Immunology – AAAAI e o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (em inglês, American College of Allergy, Asthma & Immunology – ACAAI). Eles declararam a vacina inativada da influenza segura desde 2012. Apesar disso, muitos médicos, alergistas inclusive, continuam recomendando a não realização da vacina para crianças com alergia a ovo.

As recomendações gerais para a vacinação contra a gripe em crianças com asma e alergia ao ovo são os seguintes:

  • A vacina da gripe (Influenza) inativada (a única disponível no Brasil) é altamente recomendada em crianças com asma.
  • A vacina da gripe inativada é recomendada como primeira escolha em crianças com asma.
  • A vacina da gripe NÃO está contra-indicada em crianças com alergia ao ovo. Pode ser feita uma punica dose (para crianças maiores de 1 ano), com 30 minutos de observação adicional. 
  • A vacina da gripe inativada NÃO está contra-indicada em crianças com anafilaxia ovo. Pode ser feita uma punica dose (para crianças maiores de 1 ano), com 30 minutos de observação adicional, além de ter uma equipe de suporte adequado para medidas de urgência.
  • A revacinação está contra-indicada em crianças que já apresentaram anafilaxia à vacina da gripe prévia. Esses pacientes devem ser encaminhados ao alergista para investigação. 

Alguns dados adicionais do guideline internacional fala a respeito da vacina atenuada da gripe. Porém como essa vacina não existe no Brasil, somente a INATIVADA, não vou colocar aqui para não confundir vocês!

A vacina inativada da gripe existe na Europa e Estados Unidos, é intranasal e ainda tem alguns estudos  em andamento sobre sua segurança e eficácia em pacientes alergicos. Tudo indica que também seja segura para pacientes com alergia ao ovo, pacientes asmáticos e com rinite alérgica. No entanto alguns estudos estão em andamento.

Recomendações importantes! 

  • Embora a maioria das vacinas contra a gripe contêm traços de ovalbumina, a chance de provocar uma reação alérgica em crianças sabidamente alérgica ao ovo é praticamente inexistente, pois a quantidade de ovalbumina seria insuficiente para provocar uma reação.
  • Sendo assim, a vacina pode ser administrada com segurança em crianças com alergia ao ovo, mesmo naqueles com anafilaxia de ovo.
  • Crianças com alergia ao ovo e asma podem receber a vacina inativada da gripe, com observação de 30 minutos e suporte adequado. 
  • A vacina inativada da gripe é recomendada como a primeira escolha em crianças com asma ou alergia ao ovo.

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Referências bibliográficas

3 Comments

  • cjldo2013 18/04/2016 Reply

    Republicou isso em maismaismedicina.

  • celina mattos 22/04/2016 Reply

    tenho 57 anos e tenho alergia a ovo tenho edema de glote e a condimento e sou alergica a fenergan posso tomar a vacina h1 n1 tono hidroxizine 25mg manipulado muito grato

  • Claucicéa 06/05/2016 Reply

    Bom dia!
    Tenho uma filha tem 3 anos e a mesma tem asma e também alergia a ovo, mais não me sinto segura em relação a vacina.
    A médica (alergista) de minha filha, disse que ela tinha que tomar, mas não pode, nem ela mesma me deu segurança a esse respeito.
    Aqui onde moro não tem um lugar que nos dê esse apoio, um pessoal preparado para esse trabalho de observação e uma possível reação alérgica, por isso minha insegurança.
    E a pneumo disse que ela tem que tomar, por conta da asma.
    Estou no mato, sem cachorro…rsrsrs

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa