urso

Ritual de sono do bebê – com vídeo You Tube Meu Bebê

sono do bebe, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira

Olá queridos!

O sono é um tema que os pais tem muitas dificuldades. No começo o bebê chega e de repente tudo muda, e nossas noites de sono nunca mais serão as mesmas (literalmente)!

O ritual de sono do bebê é importante para preparar o bebê para o hora de dormir, pois são sinais que o bebê interpreta como um preparo para o sono.
Muitas vezes perdemos os sinais de sono do bebê e quando o colocamos para dormir, ele já está exausto e luta muito com o sono. Geralmente isso se torna mesmo uma luta, que prejudica o sono do bebê e de toda a família.

Veja algumas dicas no video abaixo sobre o sono do bebê,  no canal You Tube Meu Bebê,  com a experiências da Flavia Calina e da Renata Costa!

Para uma boa noite de sono, algumas coisas são importantes:

  1. Procure interpretar os sinais de sono do bebê.

    Geralmente o bebê começa a esfregar os olhos, mexer os braços e pernas, piscar os olhos, bocejar, fechar os olhos por alguns momentos e então abrir novamente, ou pode ser uma irritação sem motivo.

    Muitos bebês não apresentam sinais de sono e por isso é tão difícil perceber quando está na hora de dormir! 

    Quando o bebê está agitado e choroso, e nada parece acalmá – lo ele provavelmente já está exausto e nesse momento é muito mais difícil de colocá – lo para dormir.

    Os bebês lutam com o sono pois não sabem como dormir,  é  preciso ajudá-los de alguma forma.

  2.  A rotina é importante para o bebê.Não precisa ser extremamente rígida,  mas ajuda o bebê a dormir melhor, e entender os sinais de quando está na hora de dormir. Por isso estipule alguns horários para a família e para o bebê,  mas não se prenda completamente a eles. Seja flexível na medida do possível. Você pode por exemplo amamentá – lo, dar um banho e então colocá-lo para dormir, ou fazer uma massagem. Tente descobrir o que o deixa mais relaxado e pronto para dormir.
  3. Viagens,  visita,  mudança de casa e pessoas novas, doença, podem bagunçar muito a rotina do bebê.

    Por isso tente manter os horários do bebê quando isso acontecer e saiba que o bebê pode ter dificuldade em dormir alguns dias durante e depois dessas mudanças.  Continue fazendo o ritual do sono até tudo voltar ao normal.

  4. Evite o olho no olho durante a noite, quando quer que seu bebê volte a dormir.

    O olho no olho é extremamente forte para o bebê, e sabemos que é capaz de estimulá-lo. Deve ser usado – e muito – durante o dia, nos momentos como a amamentação, nos momentos de carinho e comunicação entre você e seu bebê. Entretanto, deve ser evitado a noite, quando o bebê passa de um ciclo de sono para outro, pois isso pode dificultar do bebê voltar a dormir e até acordá-lo.

  5. Ajude seu bebê a voltar a dormir. 

Bebês tem o sono muito leve. O seu ciclo de sono é diferente do nosso, como já vimos no post anterior sobre sono do bebê, o sono REM, responsável pela consolidação da memória, e também o sono do sonho e o mais leve, é predominante nos bebês. Por isso, se seu bebê começar a se mexer ou fazer sons, espere alguns minutos antes de pegá-lo ou balançar ou fazer algo e veja se não volta dormir. As vezes é o estágio de um ciclo de sono para o outro.

Para entender mais sobre como funciona o sono do bebê, veja também outros posts que escrevi sobre o assunto:

Espero que vcs tenham gostado! Boa noite e bons sonhos!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

13 Comments

  • Helena 05/10/2015 Reply

    Olá Dra Kelly,

    Adoro o blog! Sempre corro pra ver uma novidade! E dessa vez esse post foi pra mim, rs….
    O Matheus está com 11 meses….com menos de um mês já pulava a mamada da madrugada e dormia mais de 8 horas seguidas. Depois dos 4 meses chegava a dormir uma média de 12 horas seguidas. Mas após completar 6 meses tudo mudou….não sei se foi o nascimento dos dentes, a nova habilidade conquistada de sentar-se, a angústia da separação, terror noturno ou tudo isso junto….Sei que desde então nossa paz noturna acabou!
    A rotina continua, já tentei mudar os horários, pra mais cedo e para mais tarde, ficar do seu lado até dormir, deixar chorar, de tudo! Mas não consigo mais ajudá-lo a ter uma noite inteira de sono. Ele acorda várias vezes durante a noite, em alguns dias custa a voltar dormir, toda noite briga com o sono, começou a solicitar uma mamadeira de madrugada todos os dias…e tem o sono super agitado, mesmo se o levo para minha cama.
    Fico super chateada e cansada, pois trabalho fora, e as vezes estou exausta. Isso é normal, será que deveria ser mais firme? Ele é um bebê super simpático e bonzinho, não gosto muito de deixá-lo chorando até cansar pra dormir. Eu até fico do lado dele até adormecer, mas mesmo assim, ele tem um sono agitado e acorda durante a madrugada. Acorda de ficar em pé no berço chorando….Minha última saída é uma oficina de sono em formato de curso….rs

    • Oi Helena. Realmente mudanças podem bagunçar muito a rotina do bebê. Tente voltar a rotina de antes, mas se não resolver, talvez seja necessário uma consultoria de sono. Tem alguns livros que são interessantes para ajudar nessa fase, como o Bom sono, A encantadora de bebês e o bebê mais feliz do pedaço. Um bjo Dra Kelly

  • andersonpersonal 12/10/2015 Reply

    Parabéns pelas contribuições…
    Deus abençoe, Sucesso…

  • Pingback: SONO DO BEBÊ – RITUAL | Enciclopédia Materna

  • Ludmila 02/12/2015 Reply

    Oi Dr. Kelly
    Meu nome é Ludmila e acabei de assistir sua palestra no Conalco. Informações de qualidade. A minha expectativa era sem dúvida amamentar ate os dois anos, mas a minha realidade, agora é bem diferente. Meu filho tem 1 ano e 3 meses e ainda estamos amamentando, mas com muitas dificuldades… Ele tem me mordido e me cortado aos poucos e passou a acordar muitas vezes a noite para mamar, tenho ficado exausta. mas ele não esta preparado para largar o peito, ainda é muito apegado…. e as frases que vc usou na apresentação, me encorajaram a continuar mesmo com as minhas dificuldades (se possível, gostaria que me enviasse as mesmas).
    Mas ai eu te pergunto: Será que um dia ele vai largar o peito? Se eu deixar por conta dele, já que ele é tão apegado.
    Gostaria de saber sobre a suplementação da Vitamina D, a partir de quando tem que começar?
    Obrigada,
    Ludmila

    • Oi Ludmila a vitamina D de e ser suplementação a partir dos 14 dias de vida. Quanto ao desmame, vc e ele devem estar preparados para isso. Não deixe ele te machucar. Imponha limites e converse com ele sério que não pode morder a mamãe. Tenho certeza que irá entender. Um bjo Dra Kelly

    • Ou Ludmila vc precisa conversar mto com ele para ele não te morder. Vc não deve se machucar com isso, deve ser bom para os dois! A rotina é importante para o bebê é o sono tb. Um bjo Dra Kelly

  • Rodymilla 24/05/2016 Reply

    Oi dra.boa noite..tenho uma bb de 9 meses..que acorda 2..3..e até 4 vezes durante a noite..já tentei deixar quieta no berço pra ver se voltava a dormir..já ninei. .e nada..só dorme qnd pego no colo e dou de mamar…o que eu poderia fazer pra ela dormir a noite toda?ou pelo menos acordar menos. Trabalho fora e durante o dia fico exausta.obg..adoro seus posts. abç.

  • Pingback: Quanto de sono seu bebê realmente precisa? | pediatria descomplicada

  • Juliana Doering 20/09/2016 Reply

    Olá Dra. Tenho um bebê de 3 meses, meu pediatra disse que agora é o momento para educar as madrugadas dele, e pediu para deixar chorando qd ele acordar à noite. Muitas vezes ele acorda para mamar. Será que ainda é muito cedo para tirar a mamada da madrugada?? Ele acorda em média de 2/2h.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Juliana, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada ,mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Gabriel 05/01/2017 Reply

    Muito bom!

  • Daniela 04/02/2017 Reply

    Olá meu nome é Daniela e tenho um bebe dois meses e meio, a noite o Leonardo dorme às vezes a noite toda ou acorda uma vez pra mamar. Dou banho nele por volta de 20:30 e 21:00 e ele dorme entre 22:00 e 23:00. Durante o dia dormia de uma a duas horas.
    Mas de uns vinte dias pra cá durante o dia dorme cochilos de 30,40 maximo uma hora. Não consigo fazer muita coisa, não sei se estou fazendo alguma coisa errada.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa