Ritual de sono do bebê – com vídeo You Tube Meu Bebê

sono do bebe, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira

Olá queridos!

O sono é um tema que os pais tem muitas dificuldades. No começo o bebê chega e de repente tudo muda, e nossas noites de sono nunca mais serão as mesmas (literalmente)!

O ritual de sono do bebê é importante para preparar o bebê para o hora de dormir, pois são sinais que o bebê interpreta como um preparo para o sono.
Muitas vezes perdemos os sinais de sono do bebê e quando o colocamos para dormir, ele já está exausto e luta muito com o sono. Geralmente isso se torna mesmo uma luta, que prejudica o sono do bebê e de toda a família.

Veja algumas dicas no video abaixo sobre o sono do bebê,  no canal You Tube Meu Bebê,  com a experiências da Flavia Calina e da Renata Costa!

Para uma boa noite de sono, algumas coisas são importantes:

  1. Procure interpretar os sinais de sono do bebê.

    Geralmente o bebê começa a esfregar os olhos, mexer os braços e pernas, piscar os olhos, bocejar, fechar os olhos por alguns momentos e então abrir novamente, ou pode ser uma irritação sem motivo.

    Muitos bebês não apresentam sinais de sono e por isso é tão difícil perceber quando está na hora de dormir! 

    Quando o bebê está agitado e choroso, e nada parece acalmá – lo ele provavelmente já está exausto e nesse momento é muito mais difícil de colocá – lo para dormir.

    Os bebês lutam com o sono pois não sabem como dormir,  é  preciso ajudá-los de alguma forma.

  2.  A rotina é importante para o bebê.Não precisa ser extremamente rígida,  mas ajuda o bebê a dormir melhor, e entender os sinais de quando está na hora de dormir. Por isso estipule alguns horários para a família e para o bebê,  mas não se prenda completamente a eles. Seja flexível na medida do possível. Você pode por exemplo amamentá – lo, dar um banho e então colocá-lo para dormir, ou fazer uma massagem. Tente descobrir o que o deixa mais relaxado e pronto para dormir.
  3. Viagens,  visita,  mudança de casa e pessoas novas, doença, podem bagunçar muito a rotina do bebê.

    Por isso tente manter os horários do bebê quando isso acontecer e saiba que o bebê pode ter dificuldade em dormir alguns dias durante e depois dessas mudanças.  Continue fazendo o ritual do sono até tudo voltar ao normal.

  4. Evite o olho no olho durante a noite, quando quer que seu bebê volte a dormir.

    O olho no olho é extremamente forte para o bebê, e sabemos que é capaz de estimulá-lo. Deve ser usado – e muito – durante o dia, nos momentos como a amamentação, nos momentos de carinho e comunicação entre você e seu bebê. Entretanto, deve ser evitado a noite, quando o bebê passa de um ciclo de sono para outro, pois isso pode dificultar do bebê voltar a dormir e até acordá-lo.

  5. Ajude seu bebê a voltar a dormir. 

Bebês tem o sono muito leve. O seu ciclo de sono é diferente do nosso, como já vimos no post anterior sobre sono do bebê, o sono REM, responsável pela consolidação da memória, e também o sono do sonho e o mais leve, é predominante nos bebês. Por isso, se seu bebê começar a se mexer ou fazer sons, espere alguns minutos antes de pegá-lo ou balançar ou fazer algo e veja se não volta dormir. As vezes é o estágio de um ciclo de sono para o outro.

Para entender mais sobre como funciona o sono do bebê, veja também outros posts que escrevi sobre o assunto:

Espero que vcs tenham gostado! Boa noite e bons sonhos!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn