urso

Quando dar água para o bebê?

Beautiful baby drinking water from bottle

Quando devo dar água para o bebê?

  • Para bebês amamentados exclusivamente e em livre demanda:
    Iniciar a oferta de água com 6 meses de vida,  junto com a introdução alimentar.  Antes disso somente leite materno ok? Ah! E mamães, tomem bastante água! Lembre-se que a produção de leite depende da quantidade de água que vc toma! Claro que tomar além do necessário não faz produzir mais leite, mas pelo menos 2 litros de água é mandatório!
  • Para bebês que mamam no peito e complementam com fórmula: oferecer entre as mamadas,  uma pequena quantidade. A quantidade é proporcional a quantidade de complemento. Quanto mais complemento o bebê tomar, em relação ao leite materno, maior a necessidade de água. Com a introdução alimentar,  a oferta de água aumenta um pouco e depende de cada bebê.
  • Para bebês que mamam somente fórmula: oferecer água entre cada mamada. A quantidade de água varia de acordo com o clima, o peso do bebê, e a necessidade de cada bebê.

Lembrando que a água deve ser filtrada e fervida sempre, principalmente para recém nascidos.

Quanto de água devo dar?
A quantidade varia de acordo com o peso do bebê e o clima. Em climas mais quentes e no verão,  a necessidade aumenta.  Basta estar atento a sua própria necessidade e sede.  Quando o clima é muito seco,  essa necessidade aumenta. A quantidade também é proporcional ao peso do bebê. Sempre pergunte ao seu pediatra qual a quantidade certa para seu bebê.

Como saber se a quantidade de água oferecida é o suficiente? 

Um bom parâmetro para saber se seu bebê está bem hidratado é o npumero de vezes que ele faz xixi! O xixi está clarinho? São mais de 6 vezes durante o dia? Se sim ele está bem hidratado. Se a urina estiver muito amarelada e com cheiro forte, ofereça mais água para ele, ou o peito, se estiver amamentando exclusivamente.

Lembre-se que a fórmula tem uma osmolaridade muito maior em relação ao leite materno, e por isso a necessidade de água nesses casos.  Além disso,  o leite materno varia ao longo de uma mesma mamada e ao longo do dia, o que confere prioridades únicas que a fórmula é incapaz de oferecer.

Isso explica porque o bebê até 6 meses não precisa de MAIS NADA, somente do leite materno! O leite materno é o alimento mais perfeito que existe e supre as necessidades do bebê, inclusive de hidratação.

Se você amamenta em livre demanda, quando a necessidade do bebê aumenta, ele vai mamar com mais frequência! Por isso tenha uma alimentação saudável e tome bastante água!

Bebês amamentados em livre demanda ao iniciarem a introdução alimentar com 6 meses necessitam de água,  pois novos alimentos são introduzidos ao bebê.  Mesmo assim o bebê ainda supre muito da sua necessidade de água através do leite materno.

Com 6 meses o bebê pode tomar água com o copinho de transição como o da foto. Os copos de transição ouo copo aberto de vidro são preferíveis à mamadeira, pois são fáceis de higienizar e devem ser oferecidos por um adulto. Dê preferência aos que são BPA free (lovres de bisfenol A).

Detalhes de como oferecer água no copo aberto veja o vídeo abaixo. A forma de oferecer é a mesma do leite materno no copo.

Mais dúvidas na introdução alimentar? Veja outros posts sobre o assunto:

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, procure no canto direito superior “ativar notificações de publicação”).

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Comentários do Facebook