Quando devo dar água para o bebê?
- Para bebês amamentados exclusivamente e em livre demanda:
Iniciar a oferta de água com 6 meses de vida, junto com a introdução alimentar. Antes disso somente leite materno ok? Ah! E mamães, tomem bastante água! Lembre-se que a produção de leite depende da quantidade de água que vc toma! Claro que tomar além do necessário não faz produzir mais leite, mas pelo menos 2 litros de água é mandatório! - Para bebês que mamam no peito e complementam com fórmula: oferecer entre as mamadas, uma pequena quantidade. A quantidade é proporcional a quantidade de complemento. Quanto mais complemento o bebê tomar, em relação ao leite materno, maior a necessidade de água. Com a introdução alimentar, a oferta de água aumenta um pouco e depende de cada bebê.
- Para bebês que mamam somente fórmula: oferecer água entre cada mamada. A quantidade de água varia de acordo com o clima, o peso do bebê, e a necessidade de cada bebê.
Lembrando que a água deve ser filtrada e fervida sempre, principalmente para recém nascidos.
Quanto de água devo dar?
A quantidade varia de acordo com o peso do bebê e o clima. Em climas mais quentes e no verão, a necessidade aumenta. Basta estar atento a sua própria necessidade e sede. Quando o clima é muito seco, essa necessidade aumenta. A quantidade também é proporcional ao peso do bebê. Sempre pergunte ao seu pediatra qual a quantidade certa para seu bebê.
Como saber se a quantidade de água oferecida é o suficiente?
Um bom parâmetro para saber se seu bebê está bem hidratado é o npumero de vezes que ele faz xixi! O xixi está clarinho? São mais de 6 vezes durante o dia? Se sim ele está bem hidratado. Se a urina estiver muito amarelada e com cheiro forte, ofereça mais água para ele, ou o peito, se estiver amamentando exclusivamente.
Lembre-se que a fórmula tem uma osmolaridade muito maior em relação ao leite materno, e por isso a necessidade de água nesses casos. Além disso, o leite materno varia ao longo de uma mesma mamada e ao longo do dia, o que confere prioridades únicas que a fórmula é incapaz de oferecer.
Isso explica porque o bebê até 6 meses não precisa de MAIS NADA, somente do leite materno! O leite materno é o alimento mais perfeito que existe e supre as necessidades do bebê, inclusive de hidratação.
Se você amamenta em livre demanda, quando a necessidade do bebê aumenta, ele vai mamar com mais frequência! Por isso tenha uma alimentação saudável e tome bastante água!
Bebês amamentados em livre demanda ao iniciarem a introdução alimentar com 6 meses necessitam de água, pois novos alimentos são introduzidos ao bebê. Mesmo assim o bebê ainda supre muito da sua necessidade de água através do leite materno.
Com 6 meses o bebê pode tomar água com o copinho de transição como o da foto. Os copos de transição ouo copo aberto de vidro são preferíveis à mamadeira, pois são fáceis de higienizar e devem ser oferecidos por um adulto. Dê preferência aos que são BPA free (lovres de bisfenol A).
Detalhes de como oferecer água no copo aberto veja o vídeo abaixo. A forma de oferecer é a mesma do leite materno no copo.
Mais dúvidas na introdução alimentar? Veja outros posts sobre o assunto:
- Introdução alimentar: o papel do pediatra nas escolhas certas
- Quando iniciar a introdução alimentar – recomendações
- 10 Dicas práticas para a introdução alimentar
- Introdução alimentar: quando, quanto e como oferecer os alimentos à criança – Parte 3
- Introdução alimentar da criança: princípios básicos
Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉
Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:
Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, procure no canto direito superior “ativar notificações de publicação”).
Um bjo
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039
E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).
Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007