Atualização: Vacina contra meningite sorotipo B
Papais, esse mês recebi esse informativo e achei interessante compartilhá-lo com vocês. A vacina para meningite contra o sorotipo B já era aplicada nos Estados Unidos, Austrália e Europa, porém somente a partir do mês de maio foi aprovada sua comercialização no Brasil. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e produzida pela empresa GSK, disponível somente em clínicas particulares, com custo em média de 340 reais.
Vamos entender um pouco sobre a vacina, como deve ser aplicada, e qual a sua relevância hoje.
Como é o esquema vacinal?
Para crianças entre 2 a 5 meses: A vacina pode ser dada a partir dos 2 meses, sendo 3 doses com intervalo de 2 meses entre elas. Uma dose de reforço deve ser aplicada entre 12 e 23 meses de idade.
Para crianças entre 6 a 11 meses: 2 doses, com intervalo de 2 meses entre elas e um reforço aos 2 anos de idade.
Acima de 1 ano de idade: 2 doses, com intervalo de 2 meses, sem necessidade de reforço.
Já existe no calendário básico vacinal as vacinas que protegem contra meningite, como a vacina pneumocócica, a vacina contra o Haemophilus tipo B e a vacina meningocócica contra o sorotipo C.
O que é a meningite?
A meningite é uma doença em que ocorre uma inflamação nas meninges, uma membrana que envolve todo o sistema nervoso central. Essa inflamação pode ser devido a patógenos, câncer, e até uma doença autoimune. A meningite causada por um patógeno, ou seja, um microrganismo que causa doença, pode ser transmitida pelo ar, devido a partículas de saliva da pessoa infectada através de tosse, espirro, saliva e contato.
Quais são os principais sintomas?
Dor de cabeça, febre, vômitos, irritabilidade e confusão mental. No exame fisico, pode ser observado rigidez na nuca, e outros sinais que o médico realiza que dão indícios da doença. Em crianças menores de 1 ano dificilmente observamos rigidez de nuca, pois é de difícil avaliação, e os sinais são inespecíficos, como somente uma irritabilidade da criança ou hipoatividade. A fontanela, também conhecida como “moleira”, pode estar abaulada.
É grave?
A meningite é uma doença que tem alta mortalidade, de 10 a 15% apesar do tratamento adequado e pode causar sequelas para o resto da vida.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença! Com a instituição da vacina, houve uma queda significativa da mortalidade, que sem tratamento adequado chega a 90%.
A vacina protege contra a meningite do tipo B, com uma prevalência de 20% no Brasil, sendo 70% do tipo C e 10% tipo W e Y.
Vacine seu filho! Para maiores informações pergunte ao seu pediatra.
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).
Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉
Um bjo
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039
E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).
Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007
*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.
Saiba mais sobre o assunto em:
- Vacinas: como elas protegem o seu filho.
- Alerta Sarampo: Vacine seu filho!!!
- Vacina de HPV: mitos e verdades
- Virose, dor de barriga e diarréia: perguntas frequentes
Referências:
http://www.sbim.org.br/noticias/de-maos-dadas-contra-a-meningite/
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vacina-contra-meningite-b-chega-ao-brasil/
Olá! ! Fizemos a vacina da meningite no meu filho de 9 anos no início do ano, mas foi dose única. Sabe me dizee se está correto ou me enganaram? Fiquei preocupada agora… e tenho tb uma bebê de 5 meses e meio, logo ela poderá tomar a vacina na gripe, mas está tendo surto de catapora e tb muitos casos de meningite por aqui, sei que a vacina da catapora é só com um ano, mas as outras pode se vacinar todas juntas com 6 meses? No caso as regulares e mais essas da gripe e da meningite… obrigada!!
veja os posts sobre vacinas no blog. tem tudi explicado.
Dra. Kelly, boa tarde!
Qual a sua opinião sobre utilização profilática de paracetamol quando for dar a vacina?
Li em alguns lugares o seguinte:
“a utilização profilática de paracetamol reduz a incidência e gravidade da febre sem afetar a imunogenicidade da Bexsero ou das vacinas de rotina”
No entanto, também li uma matéria da Revista Crescer que diz o seguinte:
“Secretaria de Saúde de São Paulo reforça resultados de um estudo que revela que a cobertura da vacina pode ser menor quando esse tipo de antitérmico é usado como prevenção de febre após vacinação”
Link: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI99841-15154,00.html
Obrigado!
Não recomendo Leonardo. A Associação americana orienta não fazer de rotina pois pode diminuir o efeito da vacina. Veja meu post sobre febre.
Dra. Kelly, muito obrigado!